Buscar

A Gestão Escolar frente aos desafios da tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Gestão Escolar frente aos desafios da tecnologia - 01/08/2011
Maria Gabriela Freire F. Pereira
O uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar é uma das exigências desse novo mundo, mundo este globalizado, exigente, crítico e acelerado.
A escola é parte fundamental na construção dessa nova sociedade do conhecimento, pois o espaço escolar vai além das paredes da sala de aula, ora é o aluno que traz a informação de fora, ora é ele quem recebe as novas informações. Dentro desse contexto, o mundo digital vem permitindo que cada usuário seja o construtor de seu caminho que é único e personalizado. 
Este novo “ser aprendiz” poderá questionar a escola tradicional, na qual todos os alunos devem apresentar o mesmo ritmo de estudo, vencer as suas séries sequenciais dentro do tempo previsto e da faixa etária esperada para cada série.
Ramal (2002, p.14) acrescenta que “os suportes digitais, as redes, os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, gerar informação, ler, interpretar a realidade e transformá-la”. O computador sendo utilizado como ferramenta de aprendizagem alarga a noção de sala de aula e a construção pessoal de conhecimento.
Trabalhar com a tecnologia computacional em sala de aula nada mais é do que experenciar as diferentes formas de aprendizagem e buscar nelas o próprio conhecimento, sendo o aluno um ator nesse processo de aquisição dos conhecimentos e é por isso que esse estudo bibliográfico se justifica.
Esta inserção é justificável pela sua forte presença no nosso cotidiano, tornando-se necessária a sua utilização pelas mudanças significativas que traz ao ambiente escolar. 
Elas interferem no nosso aprendizado, processos cognitivos, apreensões e percepções do mundo, vindo dessa forma a dinamizar o ensino e a promover a aprendizagem tanto de alunos como de professores.
Pode-se perceber que a geração atual já nasceu sob a influência da tecnologia e a enxerga com naturalidade. O termo “nativos digitais” foi uma impressão cunhada em 2007 por Marc Prensky para denominar essa nova geração. 
Partindo desse contexto, o professor, muitas vezes, deve estar preparado para trabalhar nessa sociedade diferente. Mais do que nunca, ele deve atuar como um facilitador de ensino em sintonia com as necessidades reais de seus alunos, procurando se ajustar à realidade atual.
Muito se tem discutido sobre os impactos que a tecnologia causa na escola e uma das principais preocupações diz respeito ao processo de construção do conhecimento que atualmente está relacionada com as tecnologias. 
Esta presença influencia a construção do conhecimento, uma vez que ela é um veículo de "transporte" das informações. Essa ideia nos traz a reflexão que não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem, mas a maneira como o professor e os alunos interagem com ela. 
As potencialidades de uma dada tecnologia em combinação com os processos de construção de conhecimentos desencadeados influenciam a maneira como os alunos se apropriam e processam a informação. 
Há possibilidade de se resultar em aprendizagens diferenciadas quando diferentes tecnologias são comparadas e utilizadas com determinados alunos e em atividades específicas. 
Valente (1999, p. 2) enriquece essas ideias quando afirma defender uma informática na educação que “enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador”. 
Voltando esse olhar para a gestão, a escola precisa problematizar que essas ideias não fiquem somente no papel, pois é de extrema importância que o gestor direcione junto ao seu corpo docente uma prática acerca da qual todos reflitam sobre as grandes contribuições que a tecnologia pode proporcionar aos alunos. 
Percebemos que em muitas escolas ainda existem laboratórios fechados, pois há o receio de que algo seja danificado pela sua utilização. Essa postura deve ser mudada, o laboratório precisa estar disponível para os alunos pesquisarem, usarem ambientes colaborativos, elaborarem seus trabalhos e ressignificarem a sua forma de aprender.
Estamos conscientes de que o grande desafio e compromisso pedagógico é de tornar realidade para os educandos uma escola prazerosa, democrática e competente, buscando construir a unidade na multiplicidade ao educar alunos distantes entre si, prevendo acesso aos mesmos conhecimentos e valores por meio da integração das múltiplas linguagens que educam e sintonizam todos com seu tempo, buscando a sua transformação (Toro, 1997).
Trata-se de repensar a escola como um espaço democrático de troca e produção de conhecimento que é o grande desafio que os profissionais da educação, especificamente o Gestor Escolar, deverão enfrentar neste novo contexto educacional, pois o Gestor Escolar é o maior articulador deste processo e possui um papel fundamental na organização do processo de democratização escolar (Alonso, 1988).
Referências
ALONSO, Myrtes. O Papel do Diretor na Administração Escolar. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1988.
RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na cibercultura – hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VALENTE, José A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Maria Gabriela Freire F. Pereira é Coordenadora-Pedagógica de Informática Educacional do Município de Guaratinguetá, Formada pela Faculdade Integrada Teresa D’Avila em Letras com habilitação em Inglês, com especialização em Gestão Escolar e MBA em Gestão Estratégia de Negócios.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2075
USO DA TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR É DESTAQUE NA CONVENÇÃO DE LÍDERES EDUCACIONAIS
Postado em 10 de abril de 2013 por Comunicação em Notícias, Portfólio
Atualmente, as grandes e continuadas transformações sociais, científicas e tecnológicas passaram a exigir um novo modelo de escola e, consequentemente, um novo perfil de Dirigente, com formação e conhecimentos específicos para o cargo e função de Diretor-Gestor.
O novo conceito de Gestão Escolar associa-se à democratização e à participação consciente e responsável de toda a comunidade escolar no processo decisório, em ações articuladas e conjuntas, visando a um ensino de qualidade.
Com realização no dia 17 de abril de 2013, em simultâneo à Semana Internacional de Tecnologia Educacional, a Convenção de Líderes Educacionais insere-se nos processos de formação continuada de educadores, em especial Gestores de Ensino nos seus diversos níveis, para a gestão escolar e utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no cotidiano da escola e na gestão escolar, bem como para apoiar os Professores, comprometer-se com eles, e desta forma prover condições para que possam incorporar as TIC à prática pedagógica, favorecendo ao aluno a aprendizagem significativa.
Programação – Convenção de Líderes Educacionais
Educação para uma economia de inovação
Como a transformação da educação é condição para que um país, estado ou município seja competitivo na nova Economia da Inovação, na qual conhecimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação são os principais pilares. Essa será a abordagem de John Galvin, vice-presidente da Intel, que mostrará, ainda, evidências dos impactos causados pela transformação da educação em alguns locais.
Uso da sala de aula interativa para criação de aulas inovadoras e currículo escolar
Para um ambiente escolar se tornar cooperativo, todas as práticas tradicionais de educação precisam ser revistas. A escola precisa revolucionar suas práticas pedagógicas e criar ambientes onde seus alunos consigam ser participativos e diferentes. Partindo-se dessas disposições, o poder da tecnologia quando aplicada na sala de aula aumenta a interação entre Educadores e Educandos graças à utilização de programas cientificamente criados para melhorar o ensino e aprendizagem. Oprofessor norte-americano Jaemes Shanley fará uma apresentação sobre como as ferramentas digitais transformam o aprendizado mais atraente para professores e alunos.
EVOKE (Game Educacional) – Experiências que impulsionam as fronteiras da educação
EVOKE é um game educacional projetado para capacitação de jovens. O principal objetivo da criação do EVOKE é ajudar a solucionar urgentes problemas sociais através da colaboração entre jovens de diferentes regiões do mundo. O professor norte-americano Robert Hawkins, palestrante dessa conferência, explica que o game educacional surgiu a partir de discussões com diferentes universidades na África, no sentido de incentivar a participação de seus alunos em comunidades locais, pelo desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam aos desafios impostos pelas sociedades locais, todavia, as universidades procuravam formas de envolver seus alunos em problemas do mundo real, estimulando suas capacidades de inovação, criatividade e ações empreendedoras que muitos acreditam que será o motor de criação de emprego, agora e no futuro. Robert Hawkins é responsável pela gestão e implementação de diversos projetos do Banco Mundial, entre eles o game educacional EVOKE. Tem mestrado em economia e estudos latino-americanos pela John Hopkins School for Advanced International Studies (SAIS) e doutorado na Universidade de Notre Dame (EUA).
O verdadeiro impacto da tecnologia na educação: o bom Professor!
Cada vez mais a tecnologia está se tornando acessível, móvel, conectada e transparente. Não importa a classe social ou o tipo de escola, pelo menos algum aluno vai estar, no mínimo, com um celular ou smartphone na mão. Não só a informação se encontra na ponta dos dedos, mas também o acesso a múltiplas ferramentas para criação de imagem, vídeo e som. Tudo pronto para a tecnologia potencializar e transformar a aprendizagem. Por que então este potencial não se concretiza? Por que não vemos grandes impactos e transformações na educação? O segredo não está em qual tecnologia será usada, e sim em como ela será usada! Nada substitui o bom professor! “Este bom professor deve ter o apoio do bom gestor para que ele tenha as condições necessárias para inovar o seu trabalho”, afirma a professora Cristiana Mattos Assumpção (Brasil), que apresentará essa conferência. Baseado em pesquisas e estudos de caso nacionais e internacionais, esta apresentação mostrará como bons professores estão criando novas formas de ensinar e aprender fazendo uso das diversas tecnologias e como bons gestores oferecem condições para este sucesso.
SERVIÇO:
Convenção de Líderes Educacionais
Quando: 17 de abril de 2013 (quarta-feira), das 9h00 às 17h00.
Onde: Auditório Elis Regina – Palácio das Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Parque Anhembi – Santana – São Paulo – SP
http://iea.com.br/uso-da-tecnologia-na-gestao-escolar-e-destaque-na-convencao-de-lideres-educacionais/

Outros materiais