Buscar

Analise Critica do filme : Divertida Mente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha: Divertida Mente
Divertida Mente, ou Inside Out, é uma animação que estreio em 2015, foi produzida pela Pixar e distribuída pela Disney, com a direção de Peter Docter, uma comédia/drama com duração de 94 min. O longa metragem que recebeu o Oscar de Melhor Animação de 2015 encanta crianças com suas cores e personagens, e adultos pelas analogias astutas em relação a importância das emoções. 
A trama relata o processo de amadurecimento de Riley, na transição Período de Latência á Fase da Adolescência, a personalidade da garota é designada por Ilhas: a da família, a da amizade, a da honestidade, a do esporte e a da bobeira; e o cérebro de Riley é comandado por cinco emoções distintas, a Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Nojinho, inicialmente a Alegria comanda a sala, mas após eventos na trama elas passam a comandar a sala em conjunto. 
As emoções através de experiências afetivas provocam alterações psicológicas e fisiológicas em Riley através de um painel de controle. A mudança de cidade, Minessota para San Francisco, demostra como a personalidade de Riley vai se alterando no decorrer da história, situação exemplificada pela destruição das “Ilhas da Personalidade”. A ideia central é abordar com metáforas, a Programação Neolinguística (PNL), ciência que estuda como o ser humano funciona, e como cérebro e mente interagem em diferentes situações;
 Emoções alteram o comportamento e fazem parte dos processos sociocognitivos do ser humano, dentro do ambiente de trabalho tornou-se essencialmente importante para as empresas deste as Teorias das Relações Humanas (1929), onde o homem passou a ser o foco e não a máquina. A partir deste contexto a participação de colaboradores na tomada de decisões tornou-se mais ativa.
Portanto, a habilidade de controlar as emoções ou também chamada de Inteligência Emocional, aumenta o poder de decisão tanto na vida pessoal e empresarial e torna o colaborador mais apto para gerir e estimular a produtividade dentro do ambiente corporativo de maneira mais assertiva.
1.	Qual o principal objetivo abordado no filme e sua relevância nos dias de hoje?
O tema central do filme é a inteligência emocional, que é a capacidade de compreender e interpretar emoções, sua relevância é ser uma das ferramentas responsáveis por profissionais qualificados nos dias de hoje. Com o amadurecimento da inteligência emocional desenvolvido existe uma maior probabilidade em atingir metas, no âmbito pessoal ou profissional.
2.	O filme possui alguma característica especial?
O filme aborda a relevância da inteligência emocional na resolução de conflitos, a importância das emoções e memórias na construção do caráter, a forma que são necessária para o processo de amadurecimento pessoal, e como as experiências reflexem diretamente na personalidade. A inteligência emocional possibilita que lideres encarem metas e desafios de maneira mais madura, gerindo suas equipes com resultado eficiente e eficaz.
3.	Como o assunto é abordado?
Através de metáforas, com os personagens, Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, intendemos como as emoções funcionam internamente em Riley, uma garotinha de 11 anos que está passando pelo processo de transição da infância para a adolescência. O filme mostra que cada emoção é importante para o desenvolvimento da afetividade e socialização; de forma lúdica percebemos que conflitos são necessários e passageiros, que autoconhecimento ajuda a prever nossas reações e que não agir de maneira impulsiva pode evitar desgastes dispensáveis. 
4.	Qual a relevância desse assunto para seu dia a dia em loja?
Dentro do ambiente de trabalho os colaboradores são expostos a diversas situações estressantes, como metas, cobranças e pressões e isso afeta de maneira diferente cada indivíduo, bem como sua produtividade. Se autoconhecer e controlar suas emoções, sem perder o foco diante de eventos difíceis, faz o profissional um indivíduo mais capacitado para atingir de maneira mais sólida, a lucratividade, o engajamento e crescimentos esperados pela empresa.
 
5.	Qual é a tese do autor?
A animação mostra a importância das emoções na vida do ser humano, pois permitem avaliar os estímulos do ambiente que estamos inseridos, elas auxiliam na comunicação entre as pessoas, que não existe uma emoção mais importante que outra, e que devemos ter autoconhecimento para promover saúde e bem estar para o corpo. 
6.	Qual a intenção do autor com a obra?
 Com diálogos informais e elementos audiovisuais cativantes o autor consegue representar a relação entre o cérebro e a mente de uma maneira recreativa, divertida e de fácil entendimento, para um público abrangente. Todos podem se identificar com a história da Riley, uma garotinha de 11 anos passando pela transição da infância para a adolescência e entender a importância das emoções, (Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho) na formação da personalidade através de memórias e experiências adquiridas no meio em que vivemos. 
7.	Quais os conhecimentos prévios são exigidos para entender a obra?
8.	O autor dirige sua obra para qual leitor/espectador?
 O publico alvo são crianças. As cores intensas, diálogos hilários e personagens carismáticos são os aspectos que chamam mais atenção delas. Porém, o tema central da animação serve como instrumento para adultos, que almejam crescer profissionalmente. Empresas buscam pessoas qualificadas para formar novos líderes e gerir equipes, a animação através de analogias e metáforas deixa clara a importância do autoconhecimento. 
9.	Você consegue compreender o tema?
Sim. O filme faz uso de metáforas para explicar termos científicos como: neurônios, dendritos, sinapses, neurotransmissores e etc. Portanto de maneira lúdica e com uma dose de humor podemos entender o funcionamento da nossa mente e como nossas emoções são importantes no desenvolvimento cognitivo. 
10.	O filme foi desenvolvido de modo interessante e agradável?
. A história sobre do processo de amadurecimento de Riley nos mostra uma lição de resiliência; uma criança que imagina um chão de lava para brincar, a mudança para uma nova cidade, ao momento que o amigo imaginário (Bing Bong) “deixa de existir” nas memórias da garota. Todos os elementos que envolvem o longa-metragem, diálogos cômicos, cores, músicas e personagens, faz da animação uma obra inigualável, que cria um vínculo emocional de aproximação entre o telespectador e a personagem. 
11.	Você acha que o telespectador acha o filme útil?
As emoções são necessárias no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa para melhorar suas relações interpessoais. Utilizar as Informações disponíveis da animação para saber lidar com os sentimentos no ambiente de trabalho, resultará em um comportamento emocional mais adequado 
12.	Identificação:
 DIVERTIDA MENTE , Direção : Peter Docter , Produção: Celia D. Jonas Rivera. Estados Unidos (US) : Wall Disney Pictures, 2015 
13.	Descreva a estrutura.
Divertida Mente, filme que estreio em 2015, com a direção Peter Docter, é uma animação com duração de 1 h 45 min., produzida pelos estúdios Wall Disney Pictures e pela Pixar, a animação ganhou Oscar de Melhor Filme de Animação 2016, BAFTA de Melhor Filme de Animação de 2016 e Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação. O longa- metragem aborda de maneira acessível o funcionamento do cérebro, a necessidade das mudanças e como podemos lidar melhor com nossos sentimentos, gerando múltiplas camadas de interpretação para o telespectador. 
14.	Resumo: 
Riley é uma menina de 11 anos que adora passar o tempo com sua melhor amiga, jogar Hóquei e ficar na companhia de seus pais. Mudanças na vida da menina começam quando seus pais decidem se mudar do Minnesota, sua cidade natal, para viver em San Francisco. No cérebro da garota vivem cinco emoções distintas, a Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Nojinho, e elas são responsáveis por processar informações e armazenarem as memórias da garotinha. A Alegria é a líder do grupo, e a todo o instante se esforça para que Riley seja apenas feliz, mas confusões na sala de comandofazem com que a Tristeza encoste em uma das memórias bases de Riley, deixando a garotinha em estado de tristeza.
 A animação ocorre em duas perspectivas, as mudanças internas e externas, ou seja, dentro do cérebro de Riley e fora dele. Dentro temos o empasse, de quem deve liderar os sentimentos da garota e fora todas as manifestações confusas das emoções, ocorrendo internamente. Com o decorrer da história e a mudança da personalidade de Riley, podemos passear pelas memórias de longo e curto prazo, os estúdios onde os sonhos são gravados, o trem do pensamento, as Ilhas da Personalidade e até o subconsciente, onde os maiores medos da garota moram. De maneira prática o longa- metragem demonstra que nenhuma emoção ou experiência é mais importante, e que devemos respeitar nossos sentimentos, e que sem tristeza não existe a tão estimada alegria . 
 15.	Analise critica:
A inteligência emocional é a principal questão abordada na animação, ao nos depararmos com a vida de Riley, uma garotinha de 11 anos, em seu processo de amadurecimento, onde as emoções, Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, comandam um painel de controle no cérebro da menina, para decidir a maneira mais adequada para agir em cada situação, analisamos e damos sentidos a conceitos científicos como: neurônios, dendritos, sinapses, neurotransmissores e etc.
Assim como Riley, as empresas com o passar do tempo, começaram a entender mais a respeito do funcionamento das emoções, sua importância para as decisões simples do dia a dia ,como elas podem favorecem e interferir no nível de produtividade dos colaboradores. Essa mudança de perspectiva onde o ser humano e suas emoções começam a ser o protagonista ganhou força após a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, período de recessão econômica do sistema capitalista do século xx.
Teorias que falavam sobre a valorização do ser humano começaram a ganhar força, e isso trouxe uma nova visão para recuperar as empresas que passavam pela crise, até então os colaboradores eram tratados com uma visão mais mecânica. 
Emoções são experiências subjetivas, ou seja, dependem de características pessoais, mas com a disseminação e estudos na área da psicologia podemos elevar nossas habilidades e técnicas na área da inteligência emocional, aumentando assim nossa performance dentro dos cargos que ocupamos em empresas. 
 16.	Recomende a obra:
Animação que explica de maneira prática e divertida a importância do funcionamento da fisiologia emocional. Para quem, procura entender como as emoções desempenham um papel importante na formação da personalidade, Riley, e a saga da transição, da infância para a adolescência, esclarece como crises são importantes para o amadurecimento, que escolhas são difíceis, que devemos respeitar as limitações das pessoas e que há experiências que devem ser esquecidas.

Outros materiais