Buscar

Sistema Circulatório

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO
Circuitos vasculares
· Circulação pulmonar e sistêmica. 
· O ventrículo direito impulsiona sangue pobre em oxigênio que retorna da circulação sistêmica para os pulmões por meio das artérias pulmonares. O dióxido de carbono é trocado por oxigênio nos capilares pulmonares e, então o sangue rico em oxigênio é conduzido pelas as veias pulmonares ao átrio esquerdo do coração. Esse circuito, que tem início no ventrículo direito, passa pelos pulmões e chega ao átrio esquerdo, é a circulação pulmonar.
· O ventrículo esquerdo impulsiona o sangue rico em oxigênio que chega ao coração, proveniente da circulação pulmonar, por meio das artérias sistêmicas (aorta e seus ramos), e há troca de oxigênio e nutrientes por dióxido de carbono no restante dos capilares do corpo. O sangue pobre em oxigênio retorna ao átrio direito através das veias sistêmicas (tributárias da VCS e VCI). Esse circuito, do ventrículo esquerdo ao átrio direito, é a circulação sistêmica.
Vasos Sanguíneos
Artérias
· Conduzem sangue sob alta pressão e o distribuem para o corpo.
· Grandes artérias elásticas (condutoras): recebem grande débito cardíaco. Ex: aorta, tronco braquiocefálico, artéria subclávia e artéria carótida).
· Artérias musculares médias (distribuidoras): sua capacidade de vasoconstrição controla o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo. Ex: artéria braquial e artéria femoral.
· Arteríolas: o nível da pressão arterial é controlado pelo grau de tônus no m. liso das paredes arteriolares.
· Artérias terminais verdadeiras: a oclusão de uma artéria terminal interrompe o suprimento sanguíneo para a estrutura ou segmento do órgão que irriga.
· Anastomoses: comunicações entre os múltiplos ramos de uma artéria; oferecem vários possíveis desvios para o fluxo sanguíneo em caso de obstrução do trajeto habitual. Circulação colateral.
Veias
· Reconduzem o sangue pobre em oxigênio dos leitos capilares para o coração, o que confere às veias uma aparência azul-escura
· Não pulsam e não ejetam nem jorram sangue quando seccionadas.
· Vênulas: menores veias; drenam os leitos capilares e se unem a vasos semelhantes para formar pequenas veias.
· Veias médias: drenam plexos venosos e acompanham as aa médias. Possuem válvulas venosas que permitem o fluxo sanguíneo em direção ao coração. Ex: veia cefálica, veia basílica, veia safena magna e veia safena parva.
· Grandes veias: largos feixes de m. liso e uma túnica externa bem desenvolvida. Ex:Veia cava superior 
· O número de veias é maior que o de artérias e, seu diâmetro é maior do que o da artéria correspondente.
· 20% do sangue está nas artérias e 80% nas veias.
· As veias acompanhantes ocupam uma bainha vasculares fascial relativamente rígida junto com a artéria que acompanham. Quando essa artéria se expande durante a contração do coração, as veias são distendidas e achatadas, o que ajuda a conduzir sangue venoso para o coração, a bomba arteriovenosa.
· Anastomoses venosas: comunicações naturais, diretas ou indiretas, entre duas veias.
Capilares sanguíneos
· Unem o sangue venoso ao arterial e permitem a troca de materiais com o líquido extracelular ou intersticial. 
· Hipótese de Starling: a jusante, na extremidade venosa do leito, a maior parte do LEC (agora com dióxido de carbono) é reabsorvida pelo sangue graças à pressão osmótica gerada pela maior concentração de proteínas no capilar.
· Anastomoses arteriolovenulares (arteriovenosas; AAV): conexões diretas entre as pequenas arteríolas e vênulas; permitem que o sangue passe diretamente do lado arterial para o lado venoso da circulação sem atravessar os capilares. Ou shunts AV. Há muitas na pele para conservar o calor corporal.
· Sistema venoso porta: O sangue atravessa dois leitos capilares antes de voltar ao coração; um sistema venoso que une dois leitos capilares. Exemplo: sistema porta do fígado

Continue navegando