Buscar

Sistema Muscular

Prévia do material em texto

Sistema Muscular
Três tipos de músculo são descritos tomando como base diferenças relacionadas a(o):
· Controle normalmente pela vontade (voluntário versus involuntário) 
· Aparência estriada ou não estriada ao exame microscópio (estriado versus liso ou não estriado) 
· Localização na parede do corpo (soma) e nos membros ou formação de órgãos ocos (vísceras, por exemplo, o coração) das cavidades do corpo ou de vasos sanguíneos (somático versus visceral).
Tipos de músculo
· Músculo estriado esquelético: músculo somático voluntário que forma os músculos esqueléticos que compõe o sistema muscular. Ex: bulbos dos olhos.
· Músculo estriado cardíaco: músculo visceral involuntário que forma a maior parte das parede do coração e partes adjacentes dos grandes vasos.
· Músculo liso: músculo visceral involuntário que forma parte das paredes da maioria dos vasos sanguíneos e órgãos ocos, deslocando substâncias através deles por meio de contrações sequenciais coordenadas (contrações peristálticas).
Músculos Esqueléticos
Forma, características e denominação
· Todos os músculos esqueléticos têm porções carnosas, avermelhadas e contráteis formadas por músculo esquelético estriado: cabeças ou ventres
· Alguns têm porções brancas não contráteis, compostas de feixes colágenos organizados, garantindo um meio de inserção: tendões
· São órgãos de locomoção, mas também dão forma ao corpo, fornecem calor e proporcionam sustentação estática.
· Os tendões de alguns músculos formam lâminas planas, ou aponeuroses, que fixam o músculo ao esqueleto.
· Planos: fibras paralelas, frequentemente com uma aponeurose. Ex: m. oblíquo externo do abdome e o m. sartório.
· Peniformes: semelhantes a penas na organização de seus fascículos, e podem ser semipeniformes, peniformes ou multipeniformes. Ex: m. extensor longo dos dedos (semipeniforme), m. reto femoral (peniforme) e m. deltoide (multipeniforme).
· Fusiformes: possuem formato de fuso com um ou mais ventres de extremidades afiladas. Ex: m. bíceps braquial.
· Triangulares: originam-se em uma área larga e convergem para formar um único tendão. Ex: m. peitoral maior.
· Quadrados: têm quatro lados iguais. Ex: m. reto do abdome.
· Circulares: circundam uma abertura ou orifício do corpo, fechando-os quando se contraem. Ex: m. orbicular dos olhos.
· Múltiplas cabeças ou múltiplos ventres: têm mais de uma cabeça de inserção ou mais de um ventre contrátil. Ex.: m. bíceps braquial (duas cabeças), m. tríceps braquial (três cabeças), mm. digástrico e gastrocnêmio (dois ventres)
Contração dos Músculos
· Sempre puxam, nunca empurram.
· Quando um músculo contrai e encurta, uma das suas inserções geralmente permanece fixa, enquanto a outra é puxada em direção a ele, resultando em movimento.
· As fixações dos músculos são descritas como origem (extremidade proximal, fixa) e inserção (extremidade distal, móvel).
· Contração reflexa: em alguns aspectos, os músculos esqueléticos são automáticos, não são controlados pela vontade. Exemplos: movimento respiratório do diafragma e reflexo miotático
· Contração tônica: músculos relaxados, mas sempre com um grau de contração (tônus muscular). Confere ao músculo firmeza, proporcionando estabilidade nas articulações e manutenção da postura. Está ausente só quando a pessoa está inconsciente ou após lesão nervosa que acarretou paralisia.
· Contração fáscia: pode ser contração isotônica (nas quais o músculo muda de comprimento em relação à produção de movimento) e a contração isométrica (nas quais o comprimento do músculo permanece igual – não há movimento, mas a força aumenta acima dos níveis tônicos para resistir à gravidade ou a outra força antagônica). 
· Contração concêntrica: é um tipo de contração isotônica. O movimento decorre do encurtamento muscular. Normalmente, é a capacidade de aplicar força excepcional por um meio da contração concêntrica que distingue um atleta de um amador. 
· Contração excêntrica: é um tipo de contração isotônica. Um músculo se alonga ao contrair. 
· Unidade Motora: formada por um neurônio motor e pelas fibras musculares que ele controla. -> Quando um neurônio motor é estimulado na medula espinal, inicia um impulso que causa a contração de todas as fibras musculares supridas por aquela unidade motora. O número de fibras varia de acordo com o tamanho e a função do músculo. O movimento (contração fásica) resulta da ativação de um número crescente de unidades motoras acima do nível necessário para manter o tônus.
Funções dos Músculos
· Agonista: principal músculo responsável pela produção de um movimento específico do corpo. Ele se contrai concentricamente para produzir o movimento.
· Fixador: estabiliza as partes proximais de um membro mediante contração isométrica, enquanto há movimento das partes distais.
· Sinergista: complementa a ação do agonista.
· Antagonista: um músculo que se opõe à ação de outro. Um antagonista primário se opõe diretamente ao agonista, mas o secundário pode se opor ao sinergista. 
Músculo estriado cardíaco
· Forma o miocárdio.
· As contrações são involuntárias.
· Para manter o nível contínuo de elevada atividade, a irrigação sanguínea do músculo estriado cardíaco é 2 vezes maior que a do músculo estriado esquelético.
Músculo liso
· Forma a túnica média das paredes dos vasos sanguíneos, a parte muscular das paredes do sistema digestório e dos ductos.
· O m. liso forma o m. eretor do pelo e é encontrado no bulbo do olho, onde controla a espessura da lente e o tamanho da pupila.
· É involuntário 
Por:Maria Eduarda Gonçalves de Moura

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes