A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTORICIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino na educação infantil devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, na construção da proposta pedagógica, devemos:
Nota: 10.0
	
	A
	buscar ajuda de uma equipe administrativa competente e com experiência em negócios de sucesso.
	
	B
	delegar ao diretor de ensino a tarefa de construir a proposta pedagógica.
	
	C
	atrelar a administração pedagógica a empresas privadas, em busca de lucro.
	
	D
	envolver todos os segmentos da comunidade escolar, na busca por responder a questões que vão dar identidade à proposta.
Você acertou!
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O sujeito constrói estruturas – daí o termo construtivismo – ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. Mas para que uma nova noção seja construída é preciso, por um lado, que o meio proporcione condições favoráveis e, por outro, que a criança esteja bem alimentada e não tenha deficiências neurológicas. É preciso também que haja subestruturas anteriores, o que em termos de desenvolvimento cognitivo significa que, para a linguagem seja desenvolvida, deve haver graduações sucessivas, estágios pelos quais deve se dar esse desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MELO, Lelia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolinguística aplicada. São Paulo: Associação Editorial Humanista, 2005. p. 55-56.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, o epistemólogo Piaget observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. Com base nessa afirmação, relacione as etapas que fazem parte da educação infantil às suas respectivas características:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
(  ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
(  ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
(  ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
(  ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
(  ) Tem início na noção do eu.
(  ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a afirmação a seguir: 
“Uma teoria é um conjunto de afirmações que relacionam diferentes fatos ou eventos, explica eventos e prediz futuras consequências. As teorias apresentadas aqui lidam com vários aspectos do desenvolvimento. Por exemplo, a teoria de Erik Erikson trata do desenvolvimento da personalidade; a teoria de Jean Piaget envolve o desenvolvimento cognitivo; a teoria de Noam Chomsky tem a ver com o desenvolvimento da linguagem; e a teoria de Lawrence Kohlberg trata do desenvolvimento moral. As teorias são um método de explicar o desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BERNS, R. M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Layola, 2002. p. 7.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, relacione cada pensador ao seu respectivo estudo referente ao desenvolvimento da criança:
1 - Jean Piaget (1896–1980).
2 - Emilia Ferreiro (1936).
3 - Henri Wallon (1879–1962).
4 - Celestin Freinet (1896–1966).
(   ) A alfabetização não ocorre desassociado da escrita.
(  ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida.
(  ) Desenvolveu estudos sobre a plasticidade do cérebro e propôs um estudo dos aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil contemplando a motricidade, a afetividade e a inteligência.
(  ) A construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 4 – 3 – 1
Você acertou!
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A escola, muitas vezes, é o único meio social de qualidade da criança, e sendo assim, deve estrar preparada para provocar mudanças, e não incentivar a inércia do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os pensadores e suas concepções teóricas sobre a Educação Infantil, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A criação do Jardim de Infância constitui uma ideia pautada na filosofia espiritualista, onde o desenvolvimento da criança é visto como uma “planta” regado com amor, encorajamento, e simpatia. 
( ) Para um desenvolvimento positivo, a criança, segundo Froebel, era estimulada ao silêncio, sem explorar o meio em que estava inserida.
( ) A concepção teórica de Decroly defendia o ensino intelectual, sendo o domínio do conteúdo pela criança sua principal preocupação, pois eram organizados a partir dos centros de interesse.
(  ) Decroly defendia que os jardins de infância deveriam ser como abrigos de crianças, espaços preparados para crescimento, intelectualidade e trabalho individual.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
Você acertou!
Questão 5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma instituição de ensino deve organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais aspectos os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Promover a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, de modo a estimular a individualidade.
( ) Promover a interação da criança com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades.
( ) Promover oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos.. .
( ) Promover a sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V
Você acertou!
Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tais instituições possuíam diferentes nomes e diferentes concepções pedagógicas, o que demonstra o quanto esse tipo de equipamento teve uma gênese plural, de acordo com a demanda. A criação de espaços específicos para os cuidados e a educação das crianças bem pequenas foi estruturado por meio da organização de mundos fechados, protegidos, com espaços internos e externos ordenados e regulamentados, além de atividades previamente programadas, com o uso de materiais específicos