Buscar

Atv 1 Gestão de projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A elaboração do estudo de viabilidade econômica financeira serve como uma ferramenta para empresários e gestores analisarem os aspectos positivos e negativos de um projeto, a fim de tomar decisões. Neste estudo é preciso fazer a projeção de receitas, custos, investimentos e analisar indicadores (VPL, TIR e Payback).
 VPL (Valor presente Líquido): É um método matemático que determina quanto os futuros pagamentos valeriam hoje descontados os juros e o custo inicial, por exemplo, é possível saber quanto as entradas que receberemos daqui a algum tempo estariam valendo atualmente.
A fórmula básica é: (Valor presente das entradas de caixa – investimento inicial). Se o VPL for maior que zero a empresa estará com um retorno maior do que seu custo de capital, ou seja, o negócio é rentável.
TIR: É a taxa interna de retorno, é um indicador que, quando aplicado ao fluxo de caixa, torna os valores de retorno iguais às despesas trazidas a valor presente, por exemplo, se a TIR de um projeto é de 20% e os seus fluxos de caixa anuais e estáveis, então o retorno anual para investir nesse projeto será de 20%.
PAYBACK:. Um indicador usado para calcular o período de retorno de investimento em um projeto, ou seja, o prazo para começar a recuperar o investimento é uma métrica significativa e também deve ser calculada.
O termo de abertura promove o entendimento dos objetivos de negócio que justificam a execução do projeto e formalmente autoriza a existência do projeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais