Buscar

avaliação objetiva UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

06/10/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
06/10/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
06/10/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
Acadêmico:
Disciplina:
Didática e a Formação do Professor (PED09)
Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
(
 Cod.:648631) ( peso.
:3,00)
Prova:
23570850
Nota da Prova:
10
,
00
Legenda: 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 

1. O desenvolvimento pessoal e profissional depende muito do contexto em que exercemos nossa atividade. Todo professor deve ver a escola não somente como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. A atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem de uma reflexão partilhada entre os colegas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Esse tipo de reflexão possui espaço na escola.
II- Essa reflexão é pautada no trabalho individualizado.
III- Essa reflexão nasce do esforço de encontrar resposta para o problema.
IV- Nada poderá ocorrer se não existir segurança quanto a condições salariais, estruturais emateriais.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
2. O planejamento é um elemento essencial para que qualquer atividade alcance êxito. Assim sendo, quando realizamos o planejamento, dentro da educação, o professor necessita apegar-se ao plano de aula, ao plano diário, em que cada professor desenvolve suas atividades. Sobre o plano de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um elemento que auxilia na delimitação de passos a serem desenvolvidos.
( ) Um esboço do que se pretende trabalhar de forma escrita ou mental.
( ) Um elemento ineficaz no processo de ensino-aprendizagem. ( ) Um elemento para ser somente apresentado aos gestores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - V - F.
 b)
F - V - F - V.
 c)
V - V - F - F.
 d)
F - F - V - V.
3. Todo professor, antes de adentrar em sala de aula necessita saber que seus alunos possuem conhecimentos ao chegar até a escola. Para tanto, este profissional precisa buscar informações para posteriormente construir conhecimentos. Com isso, chegamos ao comprometimento e aos saberes docentes. Ao falarmos sobre os saberes docentes, remontamo-nos a algo que para alguns profissionais da educação são incompreensíveis. Desta forma, cabe a cada professor compreender o que é saberes docentes. Sobre o contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Saberes docentes denotam a necessidade do saber avaliar, dando ênfase a eles, sem preocupação com o processo no todo.
( ) Os saberes docentes envolvem três categorias: saberes de experiência, do conhecimento e os saberes pedagógicos.
( ) Os saberes docentes envolvem a necessidade do profissional da educação saber que é preciso saber para ensinar.
( ) Os saberes docentes implicam a necessidade de utilizar-se meramente dos saberes acumulados, sem reconstrução.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - F - V.
 b)
V - V - F - F.
 c)
F - F - V - V.
 d)
F - V - V - F.
4. A avaliação é um processo que se desenvolve cotidianamente em nossa vida pessoal e educacional. Assim, temos vários tipos de avaliação, dentre elas, a avaliação educacional ou de aprendizagem. Sobre esse tipo de avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
· a) Nesta avaliação, o indivíduo ou grupo de indivíduos realizam uma atividade que se relaciona com os objetivos do gestor escolar.
· b) Nesta avaliação, o indivíduo ou grupo de indivíduos passam por uma sabatina de perguntas que envolvem trabalhos internos da escola.
 c) Nesta avaliação, o indivíduo ou grupo de indivíduos passam por processos avaliativos com o objetivo de adquirir conhecimentos e competências.
 d) Nesta avaliação, o indivíduo ou grupo de indivíduos são avaliados com o objetivo de quantificar os trabalhos já realizados.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
5. Na Tendência Liberal Renovada Progressista, deparamo-nos com uma tendência que busca adequar as necessidades de cada indivíduo no meio social, dando condições de organizar a sua vida. Assim sendo, temos a relação com as experiências cotidianas. Neste sentido, temos um método que chamamos de Montessori. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No método Montessori, identificamos o conjunto de elementos que transformam o conteúdoem atividades relativas ao programa curricular.
II- No método Montessori, identificamos a liberdade do indivíduo em buscar sua verdadeiranatureza, sendo assim observada e auxiliando na evolução da criança.
III- Neste método, identificamos que o papel do professor é de monitorar todo o processo deensino e aprendizagem, impossibilitando o aluno em sua criação.
IV- No método Montessori, o papel da escola é de criar mecanismos de uma educaçãotradicionalista e voltada aos interesses da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.
6. A didática na contemporaneidade também possui como grandes ícones Piaget e Vygotsky, os quais auxiliaram e auxiliam no desenvolvimento da criança, tanto em nível psicológico como biológico. Para Vygotsky, existe um elemento que é essencial para ocorrer o crescimento intelectual do indivíduo. Sobre esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Vygotsky, o silêncio é a base para uma melhor captação dos conhecimentos, ocorrendo assim a interação.
( ) Para Vygotsky, a linguagem é o meio para se possuir uma interação que auxilie no desenvolvimento do indivíduo.
( ) Para Vygotsky, a troca de experiências poderá ocorrer se o aluno tiver do professor uma mediação.
( ) Para Vygotsky, o professor não participa em nenhum momento do processo de construção do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - V - V - F.
 b)
V - F - V - F.
 c)
V - F - F - V.
 d)
F - F - V - V.
7. A avaliação da aprendizagem é um movimento que possui características que envolvem o diagnóstico, subsidiando a tomada de decisões em busca da melhoria da qualidade do desempenho; é diagnóstica e processual, a avaliação ocorre durante todo o processo, levando em consideração de que se o educando ainda não sabe, poderá vir a saber; é dinâmica, não classifica o educando em um determinado nível de aprendizagem, procura sempre melhorar a partir de novas decisões pedagógicas; é inclusiva, não seleciona os educandos em melhores ou piores, procura com que todos possam atingir os objetivos propostos (LUCKESI, 1996, p. 165). Sobre como a avaliação deve ser entendida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um processo compreensivo da existência do ser humano, implicando um julgamento sobre a prática.
( ) Um processo que observa a prática em consonância com a captação dos avanços dos alunos no processo.
( ) Um processo que possibilita a tomada de decisões, sempre buscando acompanhar o indivíduo em seu processo de crescimento.
( ) Um processo de manutenção do processo quantitativo, desmobilizando a possível busca pelo conhecimento qualitativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
 a)
V - V - F - V.
 b)
F - V - F - V.
 c)
F - V - V - F.
 d)
F - F - V - V.
8. Na construção do fazer pedagógico do cotidiano de qualquer profissional da educação, nos deparamos com muitas perguntas que vão desde quais objetivos buscamos atingir, relacionando com as experiências educacionais
que podem ser oferecidas e que possibilitem a execução destes objetivos. Questões como estas são apresentadas a todo o momento a cada profissional da educação. Haydt (2000) nos determina alguns princípios básicos que norteiam a avaliação como um processo contínuo e sistemático, funcional, orientado e integral. Sobre a avaliação funcional, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte de todo processo de ensino e aprendizagem, precisa ser planejada e integradaneste processo, oferecendo sempre um feedback e recuperação imediata.
II- Sua principal característica é orientar os alunos durante o processo, permitindo a eleconhecer suas dificuldades e seus avanços e corrigir falhas se surgirem.
III- Realiza-se a partir de objetivos já previstos em planejamentos realizados, com a funçãode verificar se os objetivos estão sendo alcançados neste processo.
IV- Vê o aluno de maneira global, esta avaliação ocorre a partir dos aspectos afetivos,cognitivos e do domínio motor realizado no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
 a)
Somente a sentença I está correta.
 b)
Somente a sentença IV está correta.
 c)
Somente a sentença II está correta.
 d)
Somente a sentença III está correta.
9. O educador John Dewey possui como base o método de projetos. Esse método é muito aplicado na atualidade. Este educador é muito conhecido dentro da corrente filosófica conhecida como pragmatismo. Este se identifica com o instrumentalismo, e diz que os instrumentos auxiliam na resolução de problemas cotidianos. Assim sendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos de Dewey é educar a criança visando ao psicológico.
( ) Um dos objetivos de Dewey é educar a criança em sua totalidade.
( ) Um dos objetivos de Dewey é educar a criança visando ao intelectual.
( ) Um dos objetivos de Dewey é educar a criança visando ao emocional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - V - F - F.
 b)
V - V - F - V.
 c)
V - F - F - V.
 d)
F - F - V - V.
10.Na avaliação do ensino e aprendizagem são muitas as formas de determinar o como e o que queremnos que o aluno apresente ao final de determinada atividade. Nos mais diversos níveis de ensino, a avaliação está presente, entre eles o Ensino Superior. Neste nível de ensino, encontramos o instrumento avaliativo denominado Enade. O que este exame busca avaliar?
a) As universidades, com o intuito de criar um ranking de instituições e classificá-las para apreciação da sociedade, dando assim um caráter mais elitizado do ensino.
b) Os professores, no que diz respeito à sua organização didática, sua formação e seu desempenho nas atividades desenvolvidas nos cursos.
c) O Ensino Médio, para verificar se os conhecimentos previstos pela base nacional de ensino foram desenvolvidas em nível máximo e com eficácia.
d) Os alunos, em seu rendimento nos cursos de graduação, sejam iniciantes ou concluintes, com referência aos conteúdos relativos ao programa de curso.
11.(ENADE, 2017) De certa forma, todas as teorias pedagógicas e educacionais são também teorias sobre currículo. As diferentes filosofias educacionais e as diferentes pedagogias, em diferentes épocas, bem antes da institucionalização do estudo do currículo como campo especializado, não deixaram de fazer especulações sobre o currículo, mesmo que não utilizassem o termo. Com as teorias críticas, aprendemos que o currículo é, definitivamente, um espaço de poder. O currículo reproduz culturalmente as estruturas sociais. O currículo transmite as ideologias dominantes. Foi também com as teorias críticas que, pela primeira vez, aprendemos que o currículo é uma construção social. O currículo é uma invenção como qualquer outra: o Estado, a nação, a religião, o futebol etc. Ele é o resultado de um processo histórico. Considerando as ideias apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I- Segundo as teorias críticas, o conhecimento científico é compreendido como verdadeiro e,assim, o foco do processo pedagógico é a organização do currículo na escola, a partir da seleção de conhecimentos a serem ensinados.
II- As teorias críticas preceituam que os objetivos, os procedimentos e a avaliação sejamdeterminados pelas disciplinas escolares.
III- O currículo na escola deve ser compreendido, segundo as teorias críticas, em seusaspectos estruturais e relacionais, ou seja, em sua relação com as estruturas econômicas e sociais.
IV- Aspectos do contexto escolar, como atitudes e valores, não explicitados no currículoformal, são considerados relevantes pelas teorias críticas, por contribuírem para as aprendizagens sociais.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (adaptado).
 a)
I e II.
 b)
III e IV.
 c)
II e III.
 d)
I, III e IV.
12.(ENADE, 2017) A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração doconhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão darealidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar edas questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em:
FONTE: RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In. VEIGA, I.P.A.
(Org.) Didática: o ensino e suas relações. 7.ed. Campinas: Papirus, 2003.
 a)
I e II, apenas.
 b)
I, II e III.
 c)
I, apenas.
 d)
II e III, apenas.
Prova finalizada com 
12
 acertos
 e 
0
 questões erradas
.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMjU2OA==&action2=UEVEMDk=&action3=NjQ4Nj…	1/6
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMjU2OA==&action2=UEVEMDk=&action3=NjQ4Nj…	1/6
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMjU2OA==&action2=UEVEMDk=&action3=NjQ4Nj…	5/5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais