Buscar

Avaliação Sociologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação escrita Parcial de Sociologia 2
Camila Monteiro Leithold
Karine dos Santos Silva
Questão 1- item a) A vida social é determinada pelas lutas de classes, sentimentos, arte e cultura, diferente, por exemplo, dos animais que se baseiam somente na sobrevivência e reprodução. Além dos fatores, para que haja uma evolução da sociedade, citados anteriormente a transformação da natureza (trabalho) é o principal fator de evolução humana. Insetos como abelhas e as formigas são biologicamente conhecidos por sua maneira organizada de trabalharem, porém o que as difere do trabalho feito pelo homem? A capacidade de “idear”. A partir do momento que o ser humano vê-se diante de uma necessidade, o mesmo obtém uma série de possibilidades e cabe a ele escolher a melhor alternativa, objetivando-a. Quando o homem realiza o ato do trabalho ele modifica a natureza e a si mesmo, sendo assim o que foi desenvolvido individualmente passa a ser um patrimônio do coletivo. O processo de acumulação do conhecimento é o que faz com que o desenvolvimento/ evolução da sociedade seja distinto da natureza. A vida social é determinada pelas lutas de classes, sentimentos, arte e cultura, diferente, por exemplo, dos animais que se baseiam somente na sobrevivência e reprodução. 
Item b) O trabalho é um ato de transformação da natureza, a ação do sujeito se exerce sobre uma matéria-prima, porém, na educação essa matéria-prima se diferencia. Por exemplo, no trabalho não existe subjetividade e sua mediação é entre homem e natureza, já a educação é repleta de subjetividade e sua relação é entre o homem e a sociedade. Indiretamente o trabalho pode mediar a relação do homem com o social, como também o ato educativo pode mediar o homem e a natureza, entretanto, a educação se diferencia das outras atividades pois a mesma não é caracterizada pela produção de objetificações, e sim pela apropriação daquilo que é realizado por outras atividades, e é exatamente por isso que a educação contribuiu para uma elaboração do indivíduo como um indivíduo humano. A ação educativa se exerce sobre uma ação em pessoas livres e conscientes, visando induzi-las a agir de determinada forma, diferente do trabalho, que é relacionado apenas a uma “matéria prima” inerte e passiva, regida pela lei da causalidade.
A educação se originou da necessidade das classes dominantes em continuar no controle. Com a crescente complexificação do ser social e a divisão da sociedade em classes, houve a necessidade de um setor separado do social, que seria responsável pela organização e direção deste processo de apropriação do patrimônio comum, para que a classe dominante tivesse certeza de que o poder não escapasse de suas mãos.
Item c) se pegarmos como exemplo as comunidades primitivas, as crianças aprendiam a viver a vida vivendo-a. Por meio de seus erros e acertos durante seu crescimento que a mesma era inserida no meio social e futuramente adquirir sua função social. Da mesma forma aprendemos a falar, por meio da reprodução e imitação também aprendemos a nos identificar uns com os outros no meio em que vivemos. A criança desde muito pequena recebe, mesmo que involuntariamente, estímulos, regras, trejeitos do grupo social em que está inserida. Ao longo de seu desenvolvimento ela, agora já crescida e com certos conhecimentos, terá sua função social pré-determinada a seguir com base no que aprendeu em sua evolução. Ainda usando a comunidade primitiva como exemplo, tendo em vista que o método de ensino não é o “usual”, pode-se perceber que a educação é espontânea. Este conceito não significa que os indivíduos só iriam aprender “ se quiserem”, é justamente o oposto justamente o oposto desta afirmação. A nova geração de indivíduos que sempre irá assemelhar-se com a geração antepassada, pois: “o homem, enquanto homem, é social”.
Item d) O ser humano ao longo de sua vida passa por diferentes tipos de necessidades e essas também possuem várias formas de serem atendidas, porém o homem irá utilizar de seus conhecimentos e experiências acumuladas para solucioná-la. Pegamos como exemplo o indivíduo com uma necessidade de construir uma mesa. Esta mesa pode ser de madeira, de mármore, ferro e também pode ser redonda, octogonal ou quadrada, tudo irá depender de como a mesma irá ser previamente idealizada. A partir do novo objeto construído a sociedade não é mais a mesma, pois o indivíduo adquiriu um novo conhecimento e a comunidade um no patrimônio. O conhecimento anterior poderá ser usado novamente quando uma nova necessidade surgir, agora o novo homem poderá distinguir qual melhor material para a confecção da mesma, se terá a sustentação necessária e etc. Com essas novas situações precisam haver novas resoluções, sendo assim a história nunca se repetirá. A contradição fundamental da sociedade seria o proletariado X burguesia, desde a separação da sociedade em classes, proletários e burgueses vem travando embates, no início as classes dominantes detinham de todo acesso à educação, ao longo da história, as classes mais baixas foram se rebelando por condições melhores e aos poucos adentrando na educação, atualmente, o proletariado vem ingressando nas universidades, porém, a educação básica oferecida para essa classe ainda é bastante precária. Em relação à educação o proletariado ainda tem que lutar bastante para a qualidade dessa pauta. A formação humana começa pelo homem primitivo, uma comunidade que não existia classe social, havia a divisão de tarefas a partir do sexo e idade, e tudo era homogêneo. No home antigo, inicia-se o processo de formação de classes, a homogeneidade vai diminuindo e a figura paterna ganha força. O homem feudal tem a economia baseada no trabalho escravo, surgia uma nova base econômica, as relações se baseavam no senhor feudal e o escravo. Em relação ao homem burguês, surge o capitalismo a ideia da mais valia e a exploração do proletariado vão ganhando força e adentrando na sociedade, ainda persiste o patriarcado.	
Questão 2- Políticas públicas que não são voltadas para educação e cultura diminuem o acesso de pessoas de classes mais baixas nesses âmbitos, sem educação de qualidade haverá menos acesso à cultura, podemos usar como exemplo a Grécia antiga, onde os ricos que gozavam de uma boa educação, tinham acesso aos teatros e festividades da cidade, enquanto os pobres tinham permissão de assistir apenas algumas peças de comédia. Trazendo essa questão ao contexto educacional brasileiro, o cenário não é diferente. Os estudantes que possuem menos acesso a arte e cultura geralmente também possuem menos acesso a uma educação apropriada e é a partir daí que as diferenças sociais começam a surgir. Um exemplo dessa diferença de classes é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nesse teste os alunos são testados em várias áreas do conhecimento e a que mais conta pontos, para os alunos obterem uma nota suficientemente boa e ingressarem na universidade pública, é a prova de redação. Antes de começá-la é informado que para o atingimento de um resultado satisfatório o estudante deverá ter um “bom repertório sócio- cultural”, mas como o jovem terá acesso a um repertório social se o mesmo lhe é privado desde quando criança? Ao não atingir uma boa nota, o jovem é privado ainda mais da educação (ingresso na faculdade) e isso impacta seu processo de formação humana. Os elementos que atravessam o tempo e que estão presentes até hoje na sociedade são as lutas de classe que começam desde o homem antigo quando a sociedade se divide em classes e o proletariado sempre vem lutando por uma qualidade melhor de vida e de trabalho, a cultura que sempre vai se desenvolvendo e se diferenciando em contextos e lugares distintos, as tradições que transpassam desde o homem primitivo até a atualidade e pensamentos que se diversificam com o tempo. Os limites da educação para a emancipação humana envolvem a má qualidade de ensino das massas, a carência de conhecimento da própria cultura, e um governo que não investe em arte e cultura já as possibilidades para essa emancipação é a consciência de classe,uma educação de qualidade, o conhecimento da própria cultura e de outras, a diversidade social e suas oportunidades.

Outros materiais