Buscar

ATIVIDADE 2 22

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A biblioteconomia, enquanto campo do conhecimento, tem sido associada às origens da biblioteca como instituição, assim como às práticas e aos fazeres realizados dentro dela. Sobre a biblioteconomia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A trajetória das bibliotecas teve seu início com a alfabetização dos padres católicos.
(    ) Antigamente, a biblioteca era vista de forma soberana, por se tratar de um espaço somente para guarda e custódia de acervos.
(    ) Com o aumento de registros de impressos em papel e com a diversificação da natureza dos impressos (livros e periódicos impressos) a biblioteca passou a ser considerada um espaço de conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	2.
	O documento é a unidade constituída pela informação e seu suporte, produzido em decorrência do cumprimento de uma atividade, preservados para servir de prova, testemunho e pesquisa. Sobre a definição e natureza do arquivo, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Formato.
II- Espécie.
III- Gênero.
(    ) Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato.
(    ) Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso.
(    ) Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
	3.
	Os documentos possuem uma vigência ou prazo de duração que acontece desde o momento a partir da sua criação até o encerramento da ação ou ato que motivou a sua produção e da frequência com que é utilizado. Assim, existe um ciclo de três fases em que os documentos poderão passar. Sobre as três fases, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivo Corrente.
II- Arquivo Intermediário.
III- Arquivo Permanente.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. 
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos, que pode ou não estar em tramitação e está constantemente sendo consultado pela instituição que o produziu.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes, com pouco uso frequente e que se encontram no aguardo de sua destinação final. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	II - I - III.
	4.
	Trata-se de uma ferramenta essencial para a organização de uma biblioteca, visto que permite ordenar os documentos conforme seu assunto, tendo por base um critério específico. De qual ferramenta estamos falando?
	 a)
	Sistemas de Codificação.
	 b)
	Sistemas de Alinhamento.
	 c)
	Sistemas de Numeração.
	 d)
	Sistemas de Classificação.
	5.
	Os arquivos podem ser de vários tipos, estando condicionados aos objetivos da entidade que os produzem. Sobre os tipos de arquivos e sua definição, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivos Públicos.
II- Arquivos Privados.
III- Arquivos Especiais.
(    ) Arquivos que guardam e organizam documentos cujas informações são registradas em suportes diferentes do papel: discos, filmes, fitas.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições governamentais de âmbito federal, estadual ou municipal.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições não governamentais, famílias ou pessoas físicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	São instituições compostas de bens culturais de interesse público que guardam, através das peças e objetos tridimensionais que o compõem, grande valor cultural e de preservação da memória e cultura de diversos povos. De que instituição estamos falando?
	 a)
	Reunião.
	 b)
	Instituições de Ensino Superior.
	 c)
	Museu.
	 d)
	Biblioteca.
	7.
	O exercício da profissão de arquivista está condicionado ao registro na Delegacia Regional do Trabalho no Ministério do Trabalho. Os arquivistas possuem algumas atribuições. Sobre essas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podem planejar, organizar e dirigir serviços em arquivos.
(    ) Podem planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo.
(    ) Promover medidas necessárias para a eliminação de documentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	8.
	Entre os marcos da Biblioteconomia brasileira encontram-se a criação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), a regulamentação da profissão de bibliotecário e a implantação do Currículo Mínimo de Biblioteconomia para o ensino da profissão. Sobre os marcos descritos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fez com que a biblioteconomia fosse considerada uma área destinada ao estudo dos fundamentos racionais para realizar, com a maior eficácia e o menor esforço possível os fins específicos das bibliotecas.
	 b)
	O estabelecimento do Código de Ética Profissional e a criação das Diretrizes Curriculares para os cursos de Biblioteconomia.
	 c)
	O processo de desenvolvimento de bibliotecas está ligado à elaboração de procedimentos ligados ao que a Europa fez na área da biblioteconomia.
	 d)
	Transformou a biblioteconomia em duas subáreas: a técnica e a administrativa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	9.
	As coleções possuem como objetivo contribuir com informações, pois buscam atender às demandas de informação de pessoas pertencentes à sociedade e encontram-se abrigadas em edifícios denominados de bibliotecas. Sobre as coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O desenvolvimento de coleções é uma atividade técnica comprometida com a sistematização de determinada área sob o enfoque institucional com relação aos interesses de quem mantém a biblioteca.
(    ) Entre as razões para a criação de uma política de desenvolvimento de coleções dentro de uma biblioteca encontra-se os recursos de espaço.
(    ) Elaborar uma política para o desenvolvimento de coleção é uma tarefa que requer exclusivamente incentivo financeiro e necessidade das empresas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	A documentação deve ser entendida como um conjunto de ações desenvolvidas, visando organizar e disseminar a informação ao redor do mundo. Surgiu para auxiliar na cooperação mundial entre países e instituições. Sobre a função ou o benefício da documentação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em prol do desenvolvimento das informações das universidades e órgãos governamentais.
	 b)
	Em benefício da organização dos arquivos e informação governamental.
	 c)
	Em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e social de diversos países.
	 d)
	Em benefício de adquirir, armazenar, recuperar e disseminar a informação da nação.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando