Buscar

A POLÍTICA OFICIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL a2 e1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: AVAL INSTITUCIONAL 
	2021.1 EAD (GT) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Os sistemas de avaliação  institucional têm valorizado nos exames que realiza: habilidades e competências para compreensão e interpretação de textos/ gráficos/ tabelas, além 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	da capacidade de comparação e análise.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		A sistemática de avaliação institucional estabelecida pelo SINAES é construída com base em processos de avaliação que  na perspectiva de constituírem um sistema, estão ligados e articulados entre si. Buscam captar indicadores de qualidade, em distintos níveis e enfoques, cujos resultados serão analisados de modo sistemático e integrado. Assinale os procedimentos que englobam esse processo. 
I. Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa) 
II.  Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE)
III. Avaliação dos Cursos de Graduação.       
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		No texto Avaliação Educacional no Brasil GATTI (2002), qual o principal objetivo ou proposta desse texto apresentada e debatida.
	
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		8. Qual desses exames não faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica?
	
	
	
	
	
	
	e) ENADE- EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		2. Ao apresentar o modelo de avaliação a ser desenvolvido na educação superior o MEC - Ministério da Educação reconheceu no documento que encaminhou ao Senado que: "A avaliação não é só uma questão técnica. É também um forte instrumento de poder." (SINAES, 2003 p.90). Isso significa que nessa concepção:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a) avaliar é um ato político.
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Partindo do fragmento de texto do SINAES a seguir: "A avaliação educativa precisa questionar os significados da formação e dos conhecimentos produzidos em relação ao desenvolvimento do país..."(p.86), estabeleça a relação que completa o sentido do trecho em questão:
	
	
	
	
	
	
	pois o envolvimento de todos no ato de questionar, permite que se atinja a finalidade da universidade por uma formação para a cidadania;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Cabe à esfera federal prestar assistência técnica e financeira aos Estados e Municípios e instituir processos nacionais de avaliação, nos diferentes níveis de ensino. A opção que apresenta exemplo relacionado diretamente a esta atribuição do Poder Público é:
	
	
	
	Exame Nacional de Ensino Médio e Prova Brasil
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		No que e refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação, a Constituição Brasileira de 1988 (nos seus Artigos 206, inciso VII e 208, inciso VII, Parágrafo Terceiro) estabelece respectivamente: 
(...) "garantia de padrão de qualidade."
(...) "Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhe chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola."
O censo escolar é um dos instrumentos utilizados para o cumprimento do Parágrafo Terceiro do inciso VII do Artigo 208. Qual seria o instrumento utilizado para garantia do inciso VII do artigo do Art.206?
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação da Educação Básica e do Ensino Superior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais