Buscar

Atividade - Dir Proc Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Direito Processual do Trabalho
6º Período de Direito - Noturno
Professora Anne Harlle L da Silva Moraes 
Aluno: Markus da Silva Salame
ATIVIDADE AVALIATIVA (1ª NOTA)
1 - É correto afirmar: 
A) Considerado o órgão cúpula da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho funcionará de forma descentralizada, constituindo Turmas junto aos Tribunais Regionais, com o intuito de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça. 
B) A EC 45/2004 dentre outras alterações trouxe a criação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho e entre as competências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho está a realização de concursos de provas e títulos para o ingresso de novos magistrados. 
C) Semelhante ao CNJ a atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho restringe-se à supervisão orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho. 
D) A Justiça do Trabalho possui os seguintes órgãos: o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, as Varas do Trabalho e os Juízes de Direito investidos de jurisdição trabalhista.
E) Eventuais recursos interpostos das decisões proferidas pelos Juízes de Direito investidos de jurisdição trabalhista serão julgados pelo respectivo Tribunal Regional do Trabalho. 
2 - No que diz respeito à organização da Justiça do Trabalho:
I - Ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.
II - Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a Justiça Itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários. De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: 
III - O Tribunal Superior do Trabalho, terá como composição Ministros que tenham sido Juízes de Tribunais Regionais do Trabalho, livremente indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio Tribunal Superior e nomeados pelo Presidente da República, após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.
 IV - Um quinto dos Ministros do TST devem ser escolhidos dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada, indicados em lista sêxtupla pelo órgão de representação de sua classe.
De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: 
A) apenas as alternativas I e II estão corretas;
B) apenas as alternativas I e IV estão corretas;
C) apenas a alternativa II está errada;
D) apenas as alternativas II e IV estão corretas;
E) não respondida.
3 - A empresa ERÍCO VERÍSSIMO LTDA, regularmente notificada, compareceu em audiência realizada pelo Juiz da Vara do Trabalho de São Paulo (2ª Região) e apresentou exceção de incompetência territorial requerendo a remessa da reclamação trabalhista para São José do Rio Preto (15ª Região). A exceção foi acolhida, com a remessa dos autos para uma das Varas do Trabalho de São José do Rio Preto. Dessa decisão que acolheu a exceção de incompetência
A) Caberá recurso para o TRT da 15ª Região.
B) Caberá recurso para o TST. 
C) Caberá recurso para o TRT da 2ª Região 
D) não caberá recurso, tendo em vista tratar-se de decisão interlocutória. 
E) não caberá recurso de imediato, devendo a parte aguardar a decisão do juiz da Vara do Trabalho de São José do Rio Preto sobre a exceção.
4 - Eugênio, residente em Imperatriz, foi contratado pela empresa de Cachaça Real em sua sede na cidade de São Paulo, para trabalhar como viajante comercial. Durante o contrato esteve subordinado a filial sul da empresa, situada no município de Gramado, laborando em vários municípios da Serra Gaúcha. Para reivindicar direitos trabalhistas inadimplidos pela empregadora, será competente a Vara de Trabalho,
A) somente em Imperatriz, foro de domicílio do autor.
B) em qualquer município da Serra Gaúcha, onde laborou ou em São Paulo, local da contratação. 
C) em uma das Capitais dos três estados envolvidos: Maranhão, São Paulo e Rio Grande do Sul.
D) somente em Gramado, local em que a empregadora tem filial e o empregado esteve subordinado.
E) apenas em São Paulo, local da contratação.
5. A Carta Magna e a Consolidação das Leis Trabalhistas NÃO inserem na competência das Varas do· Trabalho a apreciação e julgamento dos dissídios e ações
 
(A) em que se pretenda estabilidade no emprego. 
(B) coletivas de natureza econômica e jurídica, originalmente. 
(C) resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice.
(D) sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores.
(E) para a execução de contribuições previdenciárias decorrentes de suas sentenças condenatórias.
6. Em que circunstâncias o juiz estadual será investido na jurisdição trabalhista? Eventuais recursos qual a competência?
A súmula 180 do STJ: em sua lide trabalhista, compete ao Tribunal Regional do Trabalho dirimir conflito de competência verificado, na respectiva Região, entre Juiz Estadual e Junta de Conciliação e Julgamento. Em comarcas onde não exista jurisdição de Vara do trabalho, a lei pode atribuir competência trabalhista ao Juiz de Direito que esta estabelecida nos arts. 668 e 669 da CLT e art. 112 da CRFB/88.
Isso significa que, não havendo justiça do trabalho, as ações serão julgadas pelos juízes de direito. O juiz de direito investido na jurisdição trabalhista é o mesmo que o juiz do trabalho. O § 1º, do art. 669, da CLT, ainda complementa dizendo que nas localidades onde houver mais de um juiz de direito a competência será determinada por distribuição, entre os juízes do cível.
Gabarito:
Questão 01: (E) 
Questão 02: (A) 
Questão 03: (C) 
Questão 04: (D) 
Questão 05: (B)
Questão 06: Resposta subjetiva/em azul

Outros materiais