Buscar

Avaliação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	No ensino presencial ou na educação a distância, é importante que o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
	
	a) Extrovertido, alegre e feliz.
	
	b) Comprometido, feliz e líder da turma.
	
	c) Colaborador, organizado e dinâmico.
	
	d) Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
	 
	 
	2.
	Behar e Silva (2012) mapearam um total de doze competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico dos alunos que cursam graduações na Educação a Distância. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais básica ou fácil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
	
	a) Autoavaliação.
	
	b) Flexibilidade.
	
	c) Fluência digital.
	
	d) Comunicação.
	3.
	No atual cenário educacional, com as mudanças tecnológicas e nas metodologias de ensino, o perfil do aluno também acabou sofrendo alterações. Assim, o professor necessita ter o conhecimento do perfil dos alunos, principalmente com relação aos temas e assuntos que dominam. Sobre as características que são necessárias para o aluno aprender de forma on-line, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno precisa ser capaz de se motivar e responsabilizar pelo seu processo de aprendizagem.
(    ) O aluno pode aguardar as indicações do professor que agendará os momentos de estudo e o acompanhará.
(    ) O aluno precisa interagir com seus colegas, mantendo boas relações com os tutores e professores.
(    ) O aluno pode fazer seus prazos de entrega e encaminhar o trabalho assim que estiver pronto ao professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	4.
	O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração no que diz respeito ao contato com a tecnologia. Sobre as características que conceituam os chamados nativos digitais, analise as sentenças a seguir:
I- São pessoas que durante sua infância tiveram acesso restrito às tecnologias, através da internet discada.
II- São indivíduos que cresceram em meio às tecnologias digitais no cotidiano social e familar.
III- São pessoas habituadas a lidar com a tecnologia desde pequenos, alterando sua forma de aprender.
IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	O método VAC classifica os estilos de aprendizagem, levando em consideração os sentidos que são mais estimulados no processo. Este método destaca três sentidos perceptivos: o visual, o auditivo e o cinestésico. Cada um destes estilos de aprendizagem aponta para características específicas que se referem ao perfil do aluno. Tal como aspectos do processo de memória, resolução de problemas e comunicação. Dependendo do estilo de aprendizagem do aluno, estas características ganham contornos específicos. Sobre estes estilos de aprendizagem e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cinestésico aprende por instruções verbais, ele é um bom leitor e rápido na compreensão, por isso gosta muito de ler e imaginar as cenas no livro.
(    ) O visual ataca fisicamente o problema quando busca sua resolução, por isso sua atitude pode ser vista como mais impulsiva.
(    ) Há indivíduos que apresentam somente um estilo de aprendizagem, mas há outros que podem apresentar estilos de aprendizagem mistos.
(    ) Os estudantes mais visuais podem ser de dois tipos, os que processam informações em forma de palavra e os que que processam informações em forma de diagrama ou imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	6.
	Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo, houve uma diferenciação entre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-as em grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
	
	a) Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
	
	b) Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
	
	c) Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
	
	d) Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
	7.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	
	b) A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	
	c) A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	
	d) A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	8.
	No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
(    ) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
(    ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências.
(    ) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
(    ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - III - II - I.
	
	b) III - I - IV - II.
	
	c) II - IV - I - III.
	
	d) I - II - III - IV.
	9.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio
de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	
	b) As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	
	c) Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	
	d) Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	10.
	Em um mundo em que cada vez mais o público que frequenta a educação básica e que frequentará a educação superior é composto por pessoas que conhecem e usam as novas tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário conhecer seu perfil. Assim, quando observamos as pessoas que já nasceram em um mundo onde as tecnologias digitais, as TIC, já faziam parte do cotidiano, podemos identificar algumas características específicas que compõem seu perfil. Sobre estas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais imediatistas e conectados.
	
	b) Aqueles nascidos em um mundo digital são digitalmente alfabetizados.
	
	c) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais orientados para resultados.
	
	d) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais auditivos em seu estilo de aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais