Buscar

Atividade 2 Politicas Públicas e Sociedade

Prévia do material em texto

DAP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARIA 
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL –UAB
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS - ESAG
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade
Professor: 
Acadêmicos(as): 
Atividade 2 - teorias e os métodos de análise das Políticas Públicas
Tomando por base o livro texto da disciplina, responda as seguintes questões:
QUESTÃO 1: (2,0 pontos)
Ao longo das últimas décadas, o entendimento sobre a exclusividade do Estado na construção e Análise de Políticas Públicas está mudando. Explique essa nova concepção e discuta o papel da formação acadêmica em áreas como a da Administração Pública neste processo.
Com a crescente participação de grupos sociais organizados nos processos de decisão, implementação e gestão de políticas públicas, estas passaram a ser entendidas não mais como prerrogativa exclusiva do Estado. Segundo esta nova concepção, para caracterizar uma política como pública, não importa que instituições ou atores lhe dão origem, mas a quem se destina. Tinha por objetivo formar servidores públicos, entendidos como os integrantes da burocracia governamental, vinculada ao Executivo. Com o passar dos anos foi redefinido, ampliando suas fronteiras para além do Estado, passando a incluir organizações não governamentais, entidades do setor privado e da comunidade e instituições voltadas à inclusão dos cidadãos no processo de formulação, implementação e controle de políticas públicas. Esta mudança teve impactos sobre a disciplina e o estudo de políticas públicas, como apontado por diversos autores (Frederickson, 1999; Pacheco, 2003; Rabell, 2000).
QUESTÃO 2: (2,0 pontos)
Os modelos de Análise de Políticas Públicas são fundamentais para a avaliação de um processo decisório. Dentro das várias perspectivas, o modelo sistêmico é o que tem apresentado maior popularidade. Discuta este modelo evidenciando seus pontos fortes e fracos.
Modelo Sistêmico identifica as dimensões significativas do ambiente que geram as demandas para o sistema político e as características significativas desse sistema político, que o capacitam a transformar demandas em decisões e políticas públicas, preservando, ao mesmo tempo, sua estabilidade. Considera que as organizações sofrem influência da sociedade onde operam; o modelo procura explicar como os estímulos ambientais e as características do sistema político afetam o conteúdo da política pública, e como a política pública afeta o ambiente e a dinâmica do sistema político, através de processos de feedback. Pontos fortes em um determinado ambiente – tudo aquilo que é externo ao sistema político –, determinadas forças (os chamados inputs) penetram o sistema político e nele são processadas, gerando resultados (os outputs), os quais consistem em decisões de alocação de valores na sociedade. Pontos fracos os inputs de demanda e de apoio não estão restritos ao plano interno de qualquer sociedade nacional. Especialmente no mundo contemporâneo globalizado, no qual se fragilizaram as barreiras nacionais, cada país é, cada vez mais, afetado pelo que acontece externamente a ele. Basta lembrar os abalos que a economia brasileira vem sofrendo atualmente, provocados pela crise econômica gerada no hemisfério norte. Além disso, nos mais diversos aspectos da ordem social contemporânea – religião, cultura, segurança, meio ambiente – há questões que envolvem interesses de diversos países.
QUESTÃO 3: (1,0 ponto)
O que é a Nova Gestão Pública?
Nova Gestão Pública seria uma fusão virtuosa dos preceitos da gestão privada – eficiência, produtividade, qualidade - com os valores mais tradicionais da administração pública – democracia, transparência, equidade e probidade (PERRY; KRAMER, 1983). Tem como foco na infraestrutura organizacional e o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia da prestação de serviços públicos das organizações individualmente. As dimensões da prestação de contas para a sociedade civil dependem do desempenho vertical de organizações individuais através da prestação de contas em termos de resultados (outputs).
QUESTÃO 4: (2,5 pontos)
Julgue as afirmativas abaixo.
a- O modelo de análise de políticas públicas em que as políticas são, na maioria das vezes, modificadas e raramente substituídas, assumindo um caráter conservador, não sendo vistas como um reflexo de demandas dos governados, é denominado elitista. (V)
b- O modelo incremental de análise de políticas públicas tem como pressuposto que o processo decisório das políticas é essencialmente baseado no cálculo racional dos objetivos a serem perseguidos. (F)
c- O conceito de policy diz respeito à ordem do sistema político, delineada pelo sistema jurídico, e à estrutura institucional do sistema político-administrativo. (F)
d- A formação da agenda é uma das etapas do “ciclo de políticas públicas”. (V)
e- Ao promover a análise da relação custo-benefício de programas sociais, o gestor deve optar pela alternativa que atenda, com os menores valores de aplicação de recursos, o maior número de cidadãos, de maneira semelhante ao que é feito na iniciativa privada. (V)
QUESTÃO 5: (2,5 pontos)
A Análise de Políticas Públicas utiliza o esquema de ciclos como ferramenta metodológica. O último estágio desse ciclo, o de avaliação, consiste em mensurar os efeitos da política. Discuta as diferenças entre avaliação formativa e avaliação somativa
A avaliação formativa é o monitoramento da política, o qual cumpre uma importante função de apontar necessidades de ajuste ou correção do processo em curso. Visa medir a extensão das condições de implementação de uma política para garantir o seu sucesso (PALUMBO; HARDER,1981).
A avaliação somativa visa conhecer o impacto das políticas após sua implementação. aquelas entre o que aconteceu efetivamente e o que poderia ter acontecido, se a intervenção não tivesse ocorrido. verdade definitiva, mas de interpretações circunstanciais e contextualizadas sobre determinada intervenção. Modelo experimental. Através dele aplicam-se os métodos da experimentação científica, lançando-se mão de comparações entre grupos e situações de controle.
	
Orientações para o desenvolvimento da atividade:
__________________________________________________
· O objetivo da Atividade 1 é propiciar a leitura crítica e reflexiva acerca dos principais conceitos que dão sustentação à disciplina, a partir do estudo do livro texto.
· A atividade poderá ser realizada em grupo de até 7 (sete) integrantes. 
· A atividade deverá ser postada dentro do prazo (19/03/2021) por todos os integrantes dos grupos. O nome de todos os componentes deve constar no arquivo enviado.
· A atividade deve ser elaborada após estudo disponível no livro texto.
· Ao finalizar a elaboração da atividade, salve o arquivo em PDF para postar no AVA Moodle.
	
 Critérios de avaliação:
· Clareza e coerência no desenvolvimento das questões.
· Linguagem correta, com respeito à norma culta e às normas ABNT para trabalhos acadêmicos.
NEAD | ESAG | UDESC
Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – Florianópolis / SC – CEP 88035-001
Fone: (48) 3664.8244 – www.esag.udesc.br
Página 1 de 2

Outros materiais