Buscar

Avaliacao I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648847) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26043991
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objetivo da análise horizontal concentra-se na verificação da estrutura de composição de itens dos demonstrativos e a sua evolução no tempo.
	 b)
	As análises vertical e horizontal devem ser empregadas de forma complementar, a fim de obter uma visão mais completa da situação da empresa.
	 c)
	A análise vertical compara os valores de uma demonstração em determinado exercício social com as demonstrações em exercícios anteriores.
	 d)
	Através da análise vertical, é possível detectar os motivos pelos quais o resultado de uma empresa melhora ou piora de um período para outro.
	2.
	Todas as receitas e todas as despesas estão compreendidas na DRE, e sua apresentação é feita de forma ordenada segundo sua natureza, fornecendo informações relevantes sobre a empresa. Quanto ao conteúdo que deve ser apresentado de forma dedutiva, ordene os itens a seguir:
I- A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e dos serviços vendidos e o lucro bruto.
II- As despesas com as vendas, as despesas financeiras deduzidas as receitas financeiras, as despesas gerais e administrativas, entre outras despesas operacionais.
III- A receita bruta das vendas e serviços menos as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
IV- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
V- O resultado do exercício antes do imposto sobre a renda e a provisão para o imposto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III - V.
	 b)
	III - I - II - V - IV.
	 c)
	I - IV - III - II - V.
	 d)
	II - III - IV - I - V.
	3.
	Uma vez preparadas, o próximo passo das demonstrações contábeis é a realização da análise horizontal e da análise vertical. A análise de balanços deve ser entendida dentro de suas responsabilidades e limitações. A principal finalidade da análise horizontal é determinar:
	 a)
	O endividamento da entidade em uma série histórica de contas do balanço.
	 b)
	Quocientes de liquidez, endividamento, rotatividade e rentabilidade.
	 c)
	A evolução de elementos das Demonstrações Contábeis e caracterizar tendências.
	 d)
	A relação de cada conta com o montante do grupo ao qual pertence.
	4.
	A análise vertical permite, inicialmente, que o analista avalie a estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, o que chamamos de lógica de balanço. Quanto à análise vertical, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A maior aplicação de recursos foi nos realizáveis tanto a curto quanto a longo prazo, resultando em menores recursos aplicados no ativo fixo.
	 b)
	A relação dos realizáveis a curto prazo e dos exigíveis a curto prazo evidencia uma capacidade plena de pagamento em que o índice de liquidez é superior a 1,0.
	 c)
	O capital próprio não foi capaz de financiar integralmente o ativo não circulante, porém foi suficiente para financiar o imobilizado.
	 d)
	A maior origem de recursos foi o capital próprio o que provocou baixo endividamento do perfil de curto prazo.
	5.
	Um dos grandes desafios da contabilidade, quando se refere à evidenciação, tem sido o dimensionamento da qualidade e da quantidade de informações de forma que atendam às necessidades dos usuários, principalmente os externos. Nesse sentido, aplicam-se as notas explicativas, que não são consideradas relatórios legais, porém são obrigatórios, pois complementam os dados do balanço patrimonial que requerem maior detalhamento. Sobre as notas explicativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As notas explicativas devem ser expressas somente na forma descritiva.
(    ) São compostas por um conjunto de elementos que auxiliam a fazer uma avaliação mais ampla da empresa, como as taxas de juros, os vencimentos, as garantias atribuídas a empréstimos etc.
(    ) São dados e informações que deverão complementar as demonstrações financeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	6.
	O Ativo de uma empresa é composto por todos seus bens e direitos de propriedade e controle da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefícios presentes ou futuros. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
(    ) Se o bem ou direito não for de propriedade da empresa, constará normalmente do seu Ativo porque a empresa tem sua posse.
(    ) Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, títulos de crédito etc.
(    ) Para ser um Ativo, é necessário preencher quatro requisitos simultaneamente: ser mensurável monetariamente, trazer benefícios presentes/futuros, constituir-se bem/direito e ter seu controle de curto prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	A Lei n.º 6.404/76 representou uma revolução no campo da contabilidade, introduzindo muitas técnicas que obrigou grande parte dos profissionais da área a se preparar para a nova realidade. Assinale a alternativa que apresenta o Decreto-Lei que foi substituído por esta Lei:
	 a)
	Decreto-Lei n.º 364.
	 b)
	Decreto-Lei n.º 941.
	 c)
	Decreto-Lei n.º 486.
	 d)
	Decreto-Lei n.º 638.
	8.
	A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é peça relevante na dinâmica patrimonial, pois informa a receita bruta da empresa, o custo para obtê-la e as demais despesas operacionais, evidenciando os lucros bruto e operacional. Sobre as características da DRE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (14 meses).
(    ) É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
(    ) Inicia-se a DRE com a demonstração da Receita Bruta de Vendas ou da Prestação de Serviços, que é o total bruto vendido no período.
(    ) A análise da DRE se inicia com base na Receita Líquida, porque os impostos não são de propriedade da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração financeira, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76. Acerca da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2020.
	 a)
	A DLPA não evidenciará a reserva de lucros a realizar.
	 b)
	A DLPA não evidenciará a distribuição de dividendos.
	 c)
	A DLPA não evidenciará a parcela dos lucros incorporada ao capital social.
	 d)
	A DLPA evidenciará o montante de dividendos por ação do capital social.
	10.
	A partir de 1º de janeiro de 2008, por força da Lei 11.638/2007, a divisão do patrimônio líquido sofreu alterações. O Pronunciamento Técnico 26 prevê que a apresentação das Demonstrações Contábeis, que segue o padrão internacional, não estabelece ordem ou formato para
a apresentação das contas do balanço patrimonial, mas determina que seja observada a legislação brasileira. Com relação às novas contas do Patrimônio Líquido, ordene os itens a seguir:
I- Capital Social.
II- Ajustes de Avaliação Patrimonial.
III- Reservas de Lucros.
IV- Prejuízos Acumulados.
V- Reservas de Capital.
VI- Ações em Tesouraria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	VI - V - II - III - IV - I.
	 b)
	I - V - II - III - VI - IV.
	 c)
	III - I - II - IV - V - VI.
	 d)
	IV - II - I - V - VI - III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes