Buscar

Avaliação I ed ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação Ambiental (GAM13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( peso.:1,50)
	Prova:
	20404557
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Estudantes de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a relação entre o óleo de cozinha e água. Os professores de Ciências e Geografia resolvem desenvolver uma sequência didática abordando essa temática. Iniciam a atividade fazendo o levantamento prévio dos conceitos. As respostas são discutidas no grande grupo tendo como resultado um mapa conceitual. As professoras realizam em sala atividades práticas como:
*Saída de campo para observação e registro das encostas do rio próximo a escola.
* Coleta da água e análise por meio de reagentes alcalinos e ácidos.
* Busca de informação na sala de informática sobre o impacto do óleo de cozinha adicionado a água.
* Elaboração de questionário para entrevistar pessoas da comunidade e filmagem para divulgação.
* Confecção de cartões e informativos referentes à pesquisa e à distribuição na comunidade.
* Enquete divulgada da internet com perguntas sobre o que você faz com o óleo de cozinha.
* Elaboração de gráficos referente ao questionário, às entrevistas e às enquetes.
O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água que abastece a população da cidade e do bairro. A atividade de plantar árvores nativas para reflorestamento da Mata Ciliar no rio próximo à escola também foi sugerida pela turma. Além de refletir sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e sobre a responsabilidade de cada um no processo também foi alvo de discussão.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As perguntas iniciais respondidas pelos estudantes permitem aos professores fazerem o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
II- O saber científico desautoriza o conhecimento que os estudantes trazem de suas experiências de vida, com relação às questões ambientais discutidas e aplicadas em sala de aula.
III- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos estudantes e da comunidade.
IV- Os estudantes devem concluir que as questões relativas ao desmatamento, poluição de água por óleo de cozinha, ausência de mata ciliar, são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	A Educação Ambiental no Brasil se efetivou com a instituição da Política Nacional do Meio Ambiente, sendo em 2004 realizada a consulta pública para a construção do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). O PRONEA apresentou diretrizes de orientação para os educadores, sendo elas: transversalidade e interdisciplinaridade, sustentabilidade socioambiental, democracia e participação social, integração dos sistemas de ensino e desenvolvimento e meio ambiente. Com base nas diretrizes do PRONEA, considere as sentenças a seguir:
I- A transversalidade e a interdisciplinaridade são importantes para propiciar o processo de internalização da educação ambiental no conjunto do governo, nas entidades privadas e no terceiro setor, ou seja, na sociedade como um todo, estimulando o diálogo interdisciplinar entre os setores.
II- A sustentabilidade socioambiental viabiliza a articulação e a melhoria social, propiciando um efeito multiplicador, com potencial de transformação e emancipação para a sociedade. 
III- A democracia e participação social para a universalização dos direitos e da inclusão social busca apoio apenas nos estudantes universitários, considerado o grupo que mais tem informações para discutir as questões ambientais. 
IV- Deve-se buscar, ainda, os aproveitamentos adequados de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa, seminários de extensão entre outros para discutir e disseminar a Educação Ambiental.
V- O programa (PRONEA) se caracteriza como instrumento de participação social, reunindo diversos segmentos sociais e governamentais para promover a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	3.
	A educação ambiental visa promover nos cidadãos a capacidade de serem críticos e atuantes. Nesse sentido, Carvalho (2004, p. 152)  ressalta que "a educação ambiental passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproxima de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva de boas práticas ambientais". Por isso é importante relembrar os objetivos da educação ambiental crítica. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Possibilitar que o educador desenvolva conteúdos de caráter socioambiental.
(    ) Realizar atividades voltadas ao currículo, integradas às áreas dos saberes.
(    ) Sensibilizar o público envolvido referente à convivência da sociedade com a natureza.
(    ) Estabelecer uma distância entre escola e comunidade, pois os estudantes precisam reconhecer a importância da teoria ambiental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	O gestor ambiental é o profissional que trabalha com a elaboração de projetos voltados à área de preservação do meio ambiente atrelada ao crescimento das cidades e ao uso dos recursos naturais. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O gestor ambiental pode ser entendido como um administrador do meio ambiente, pois ele adota determinações relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente
PORQUE
II- Ele pode realizar a educação ambiental com um olhar voltado apenas à esfera econômica, principalmente por ter acesso à gestão pública e privada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	5.
	No Brasil, a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999 sobre Educação Ambiental, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República, dispõe no artigo 1º: "entendem por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimento, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sua qualidade de vida e sua sustentabilidade". Com base na lei e no significado da Educação Ambiental, assinale a opção INCORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 31 out. 2018.
	 a)
	A preservação do meio ambiente depende da forma de atuação das gerações presentes e futuras e, principalmente, no que estão dispostas a fazer para diminuir o impacto ambiental das suas ações.
	 b)
	A educação ambiental é considerada uma área do ensino que busca a conscientização das pessoas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.
	 c)
	Discutir sobre educação ambiental na sociedade é relevante, porém não é significativo ser abordada nas escolas, já que todos os membros da sociedade necessitam desenvolver uma consciência ambiental com atitudes responsáveis com relação ao meio ambiente.
	 d)
	A educação ambiental
está diretamente relacionada com o desenvolvimento sustentável. Uma das suas principais atividades é buscar formas e alternativas de desenvolvimento que atendam às necessidades humanas, sem comprometer as gerações futuras.
	6.
	O gestor ambiental tem um papel importante no campo da preservação ambiental, pois ele é o profissional que trabalha com a elaboração de projetos cujo foco é a preservação do meio ambiente aliada ao crescimento das cidades e ao uso dos recursos naturais. Sobre as funções do gestor ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O gestor tem a função de inserir a educação ambiental nas esferas da gestão pública e/ou privada.
(    ) O gestor ambiental se preocupa em promover a articulação entre as três grandes áreas: econômica, social e ambiental.
(    ) O gestor ambiental tem capacidade de influenciar no planejamento das políticas públicas, participando dos espaços participativos.
(    ) O gestor tem a liberdade para punir quem não cumpre a legislação ambiental, já este pode ser considerado um policial ambiental. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Para conseguir realizar os princípios da Educação Ambiental nas escolas e na comunidade, foram criados programas de Educação Ambiental que visam à formação e ao fortalecimento de professores e estudantes. O programa contemplou principalmente quatro dimensões: a capacitação, a inclusão digital, a organização social e a pesquisa-ação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A pesquisa-ação busca aprimorar a inclusão da Agenda 21, com ênfase em atividades curriculares e extracurriculares.
	 b)
	A organização social promover projetos coletivos com foco em ações de intervenção transformadora para a comunidade local.
	 c)
	A inclusão digital busca promover discussão sobre o meio ambiente por meio de conversas e roteiros discursivos.
	 d)
	A capacitação é uma dimensão que busca aprimorar a formação de professores e estudantes para participarem nas questões ambientais.
	8.
	Existem quatro etapas fundamentais para concretizar uma educação ambiental politicamente correta: a sensibilização, o conhecimento e habilidades, a mobilização e projeção e a ação ambiental, participação e multiplicação. Estas etapas auxiliam na formação de pessoas corresponsáveis pelas questões ambientais no quais convivem e trabalham (DIAS, 2001). Sobre as quatro etapas, assinale a alternativa  CORRETA:
FONTE: DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 7 ed. São Paulo: Gaia, 2001.
	 a)
	Na etapa de conhecimento e habilidades o estudante é provocado a ir além do conteúdo da sala de aula, estimulando a criatividade a fim de solucionar problemas.
	 b)
	Ação ambiental, participação e multiplicação é a etapa em que o professor auxilia no levantamento dos problemas ambientais e auxilia a realizar conflitos na relação teoria e prática.
	 c)
	Mobilização e projeção é a etapa em que se desenvolve a capacidade do saber fazer.
	 d)
	A sensibilização é a etapa que diz respeito à capacidade de perceber a sociedade no seu âmbito local e global, criando estratégias para o desenvolvimento de uma consciência planetária.
	9.
	Sem ter um conhecimento preciso dos princípios éticos das relações sociedade x natureza e dos objetivos de uma Educação Ambiental crítica fica difícil fazer um diagnóstico da problemática ambiental vivenciada. Como cidadão, reconhecer nossos direitos e importância no desenvolvimento de uma sociedade participativa faz a diferença no crescimento social e ambiental. Nesse sentido, entra em ação o papel do professor, que precisa ter a sensibilidade para discutir os conteúdos ambientais enfatizando a sua importância, gerando questionamentos e possíveis soluções de como trabalhar isoladamente atitudes de separação de lixo doméstico, plantio de árvores, limpeza de rios em áreas públicas, entre outros. Sobre as formas como o professor pode abordar esses temas em sala de aula para que se concretize uma ação sistêmica e global, analise as sentenças a seguir:
I- O professor precisa tomar cuidado no planejamento de suas aulas; elaborar uma sequência didática com o tema a ser abordado é o primeiro passo para avaliar os conteúdos que serão discutidos.
II- Fazer o levantamento dos saberes prévios, perguntar o que os estudantes querem aprender auxilia o professor a revisar o seu planejamento, deletando temas (que os estudantes já sabem) e acrescentando, conforme sugestões dos alunos. 
III- Promover atividades diversificadas como: visitar o problema local, criar ações com os estudantes, mobilizar a comunidade escolar e a família, realizar a atividade em campo. 
IV- Contextualizar, socializar e traçar metas a serem realizadas enquanto grupo que discute sobre a problemática ambiental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	O gestor ambiental é o profissional que trabalha com a elaboração de projetos de gestão ambiental que visem à preservação do meio ambiente aliada ao progresso, ou seja, é considerado um administrador do meio ambiente. Quais são as atribuições do gestor ambiental? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O gestor pode disseminar a educação ambiental nos diferentes setores da gestão pública e privada.
(    ) O gestor pode executar a legislação ambiental punindo os infratores e, assim, substituindo a polícia ambiental.
(    ) O gestor pode influenciar no planejamento das políticas públicas, participando dos espaços participativos.
(    ) O gestor pode auxiliar no monitoramento dos impactos ambientais gerados pelos empreendimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizada com 10 ac
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes