Buscar

Tarefa 1 Unidade 01 (2)_868e041d5b639b895b818e3d46992e5e (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino
Disciplina: Fundamentos da Linguagem e Educação
Professoras: Janaína Moreira, Márcia Cabral e Socorro Calháu
Tarefa 1/ Unidade 01 – valor 5,0 pontos
Texto
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e o ensino de português. In: GERALDI, Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p.33-38.
 E demais materiais veiculados na Unidade 1
Caro aluno, cara aluna, considerando a leitura do texto acima referido e a reflexão sobre os demais materiais veiculados na Unidade 1, escolha uma questão entre as duas abaixo registradas e desenvolva um texto argumentativo de aproximadamente 20 linhas. Indique qual questão escolheu e desenvolva um texto claro e coeso. Caso cite alguma passagem do texto, utilize aspas. Além disso, atente para a correção ortográfica e gramatical. 
1) João Wanderley Geraldi enfatiza que questões tais como “para que ensinamos o que ensinamos” e “para que as crianças aprendem o que aprendem” são sobrepostas por discussões sobre o que ensinar, como ensinar, quando ensinar. E sublinha que o “para que” envolve uma concepção de linguagem vinculada a uma postura ante a educação. Explique com suas palavras as três concepções de linguagem expostas por Geraldi (2001) e as possíveis consequências dessas escolhas no ensino da língua portuguesa no âmbito das salas de aula.
2) Cite os fatores que, de acordo com Maurizio Gnerre (apud GERALDI, 2001), contribuem para a transformação de uma variedade linguística em variedade padrão e problematize os desafios do ensino da língua portuguesa na escola considerando tais fatores.

Outros materiais