Buscar

ATIVIDADE FÓRUM AVALIATIVO 01 (1)

Prévia do material em texto

Nome: 
Parte teórica – Fórum avaliativo
Responder as questões abaixo, te auxiliarão a construir as respostas do Fórum. 
Baseado nos conteúdos abordados até agora (incluindo o material enviado na semana passado), responda:
Qual a função dos sistemas de informação em uma empresa? O sistema tem como elemento fundamental a informação e, por isso, sua finalidade é tratar, armazenar e fornecer dados e informações que possam apoiar os processos e funções realizados na empresa, além de também subsidiar a tomada de decisões.
Como os sistemas de informação estão transformando os negócios, e qual é a sua relação com a globalização?  Estão transformando suas formas de gerenciarem seus produtos e serviços se adaptando aos novos sistemas de informação, como a computação em nuvem, Software como serviço, Plataforma Móvel digital. Os desafios e oportunidades de globalização em um mundo planificado é a dedução drástica de custos e operações e transações em escala global; competição por cargos, mercadorias, recursos e ideais; dependência de importações e exportações; demando por uma nova compreensão de habilidades e mercados.
 Descreva como eles modificaram a forma das empresas gerenciarem seus produtos e serviços. Os processos operacionais podem se tornar mais eficientes, e os processos gerenciais da empresa mais eficazes. Com essas melhorias nos processos empresarias a 
empresa pode reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar 
novos produtos e serviços. Com as melhorias oferecidas pela Tecnologia de Informação, 
as empresas podem ter novas oportunidades comerciais, permitindo a expansão para 
novos mercados ou novos segmentos de mercados existentes. Ainda que isso signifique 
enfrentar muitas barreiras, principalmente no que tange ao custo elevado de 
investimento e complexidade da tecnologia de informação. 
 
Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e a gestão de empresas hoje? Enumere e descreva algumas razões pelas quais eles são tão importantes para as empresas hoje.
As empresas investem em TI para alcançar seis importantes objetivos organizacionais e que são de extrema importância para as empresas hoje:
1- A excelência operacional: ela resulta em uma maior lucratividade, tecnologia e sistemas de informações ajudam a melhorar a eficiência e a produtividade dentro da empresa.
2- Novos produtos serviços e modelos organizacionais: permite que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócios. Modelo de negócio: como  a empresa produz e vende um produto e serviço.
3- Relacionamento mais estreito com o cliente e fornecedores: clientes bem atendidos se tornam clientes frequentes que compram mais.
4- Melhor tomada de decisões: se os clientes confiam em previsões, palpites ou na sorte alocam de maneira ineficiente empregados, serviços e estoques. Dados em tempo real melhoram a tomada de decisões de gerentes.
5- Vantagem competitiva: Sempre resulta do alcance de objetivos empresariais prévios. Vantagens sobre os concorrentes como cobrar menos por produtos superiores, melhor desempenho e melhor a resposta a clientes e fornecedores.
O que é um sistema de informação? Como ele funciona?
Sistema de Informação são componentes inter-relacionados que gerenciam informações para apoiar a tomada de decisão e controle e ajudar na análise, visualização e criação de produtos.
Enumere e descreva as dimensões humana, organizacional e tecnológica.
1- Identificação do problema: avalia a existência do problema, a definição do problema 2- Proposta de Solução: causas e o que pode ser feito, com recursos da empresa. Muitas soluções possíveis para compreender alternativas. 3- Escolha: custo, viabilidade e tempo necessário. 4- Implantação: construir ou comprar uma solução, testar a solução, treinar empregados, administrar mudanças, avaliar resultados, fornecer feedback, avaliar a solução.
O que você pode fazer para se preparar para competir em um ambiente organizacional globalizado?
 Nos adaptar e desenvolver habilidades para manusear os sistemas. Muita das vezes a 
Os sistemas de informações necessitam de pessoas com conhecimentos em e-mails e mensagens instantâneas, redes sociais, wikis, mundos virtuais, ambientes de colaboração baseados na Internet.
UNIRITTER Sistemas de Informações Gerenciais 2021/1
Profª Liliam Klopsch

Outros materiais

Perguntas Recentes