Buscar

ATIVIDADE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 1
Dentro das organizações, o sistema de remuneração pode ser um fator de motivação, além de fomentar a sensação de equidade, quando bem aplicado. Considerando o material da Unidade 1, escreva sobre a importância de se avaliar bem os cargos para implementar um sistema de remuneração.
Esta prática tem como objetivo atribuir valor para cada cargo da organização, conforme o seu grau de relevância, assim como, inseri-los em uma hierarquia, que posteriormente norteará a estrutura de salários. (CHIAVENATO, 2010).
Um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão é a existência de um sistema de remuneração consistente, estruturado, apoiado em critérios de administração permitindo avaliação de cargos e salários
Entre os sistemas de remuneração, fazer um plano de cargos e salários é indispensável, até mesmo porque ele irá servir como instrumento gerencial e irá estabelecer uma estrutura bem organizada, de forma que haja a definição das atribuições, dos deveres e das responsabilidades de cada cargo além de estabelecer os níveis salariais que serão praticados.
A avaliação é realizada a partir dos fatores estabelecidos na descrição das atividades e, consequentemente, no número de graus atribuídos para cada fator.
Os fatores são estruturados a partir de graus de complexidade, estabelecidos pelo nível de exigência de cada organização. Por exemplo, ao fator escolaridade pode-se atribuir quatro graus: ensino médio, superior em andamento, superior completo e pós-graduação.
Existem ainda outros métodos para avaliar os cargos de uma organização. Contudo, dada à importância de um plano de cargos e salários, é recomendável atenção aos aspectos particulares de cada organização, assim como a combinação deles com as demais etapas da implementação do plano. Afinal, tudo isso contribuirá para o direcionamento adequado das carreiras da organização.
Fonte:
https://www.metadados.com.br/blog/a-avaliacao-de-cargos-em-uma-organizacao/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais