Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL APS PARTE ll

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA CULTURAL
Larissa Silva de Santa Anna
Turma: 845
Matrícula: 2019200063
APS - PARTE ll
Com base no material obrigatório referente aos temas 7 (“Etnocentrismo”) e 10 (“Norma e desvio”), elabore uma análise sobre a palestra “Direitos Humanos e a Guerra às Drogas”, de Orlando Zaccone, de 03/10/2012: 
Na palestra “Direitos Humanos e a Guerra ás Drogas”, o delegado Orlando Zaccone põe em pauta, algumas falhas do sistema penal em relação a criminalização das drogas e o respeito aos direitos humanos. Colocando em vista o alvo que esse mesmo sistema cria, relacionado ao poder político em vigor, ressaltando o grande impacto de como o combate militarizado ás drogas é realizado na sociedade de forma bruta, atingindo diretamente a população mais pobre. 
Na palestra o delegado explica que o combate ás drogas está interligado diretamente com os direitos humanos, dando a entender que o sistema penal fere o direito á vida. Esse sitema ao qual o delegado fala, é um espelho da sociedade etnocêntrica da qual vivemos, onde um possível grupo acredita ser superior aos demais, ocultando os seus preconceitos, para assim se colocar no centro de tudo, ou seja, o mais importante.
A injustiça social está relacionada ao preconceito étnico e racial contra um indivíduo ou coletividade, tendo consequências práticas negativas na sociedade, isso explica o porque dos cáceres estarem com o índice cada vez mais alto, onde o indivíduo pobre tem a maior tendência em ser identificado como um possível criminoso.
O delegado defende a luta a essa injustiça social, e a importância de um posicionamento político para um desempenho cada vez maior dos direitos humanos, e que o racismo na sociedade nutre essa ações genocidas desse sistema penal militarizado, difundindo diversos locais da sociedade, demasiadamente composta pela cultura do obervador numa sociedade etnocêntrica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais