Buscar

adm da produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A vantagem competitiva é uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes. Oferecendo o melhor produto ou serviço ao mais baixo preço poderá ser uma forma de ganhar vantagem à concorrência. Para atingir sucesso e tornar-se mais sustentáveis, as empresas deverão ir ao encontro daquilo que o público necessita, mas que ainda não está devidamente explorado, ou seja, os nichos do mercado. A empresa tem necessidade de adquirir recursos necessários à implementação da vantagem competitiva; se não tiver esta capacidade, poderá condenar a vantagem competitiva, ou seja, fará com que se gastem recursos na tentativa de desenvolvê-la. Outra vantagem competitiva é a necessidade de ser sustentável, pois, se não o for ao longo do tempo, poderá ser copiada pelas empresas concorrentes. Assim como uma empresa luta para conseguir vantagens competitivas, as demais concorrentes têm de fazer o mesmo. Contudo, algumas empresas perdem as suas vantagens competitivas, sendo, por isso, responsabilidade do gestor da empresa encontrar uma solução para resolver este problema. Para obter as vantagens competitivas, são necessárias algumas funções. Sobre essas funções, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualidade.
(    ) Simultaneidade.
(    ) Custo.
(    ) Velocidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Após a empresa buscar novas perspectivas de operação na área fabril, é necessário conquistar formas competitivas, como a utilização correta dos produtos disponíveis e assim melhorar os procedimentos internos de produção para garantir novas estratégias na operação. São apresentados alguns itens com relação aos questionamentos do gestor quando se tem a necessidade de discussão como, qual a forma de obter uma melhor competitividade perante as outras concorrentes, sendo utilizados modelos de produção como diferencial. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A empresa tem necessidades específicas em que apenas é necessário satisfazer os gestores da organização.
	 b)
	A empresa deve avaliar quais as matérias-primas disponíveis para produzir produtos acabados e assim atender ao mercado-alvo.
	 c)
	No processo das operações, a empresa deverá utilizar de forma adequada todos os recursos que estão disponíveis, ou seja, capacidade de produzir e desenvolver novas tecnologias nos produtos, relação adequada com os fornecedores e profissionais com conhecimento técnico.
	 d)
	A organização deve ter conhecimento de sua capacidade de operação, pois caso a demanda aumente é importante estar preparada para atender ao volume de pedidos.
	3.
	Todo empreendedor que sonha grande quer sua empresa em uma melhora contínua. No entanto, como ter êxito nessa busca incessante pela excelência se não se tem parâmetros, se não se tem referências do que é a perfeição? Como chegar ao Éden se não se sabe o caminho? A verdade é que a grama do vizinho é sempre mais verde em algum ponto. Para que isso ocorra, é necessário mirar permanentemente o "estado de arte" na gestão, buscando as melhores práticas do mercado e ganhando sempre maior poder competitivo. Uma das mais relevantes estratégias é aumentar a eficiência da organização. Em tradução livre, pode ser traduzido como "ponto de referência", ou seja, é necessário um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional. A empresa deverá estar encorajada a pensar muito além de suas limitações, a buscarem fatores-chave que aumentem espontaneamente a sua competitividade. É importante ressaltar que não se trata de uma simples imitação, mas da capacidade em enxergar as melhores práticas e adequá-las às peculiaridades de sua companhia. Se você tem uma padaria rústica e baixos resultados, mas sabe que no bairro vizinho existe uma concorrente cheia de glamour, com filas quilométricas a qualquer hora do dia e resultados robustos, você deverá buscar entender os métodos utilizados por ela e incorporá-los a sua padaria. Com base no exposto, estamos tratando de:
FONTE: Adaptado de: <http://www.sobreadministracao.com/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
	 a)
	Comakership.
	 b)
	Empowerment.
	 c)
	Stakeholders.
	 d)
	Benchmarking.
	4.
	Muito tem se comentado nas grandes corporações, palestras, revistas e artigos, sobre agregar valor ao produto final. Um exemplo são os automóveis, ou seja, na cadeia produtiva, muitos itens opcionais não serão instalados no veículo, cabendo à concessionária adicionar os itens para agregar valor no automóvel, como uma instalação de teto solar. No entanto, devemos perceber se o cliente está disposto a pagar a mais pelo opcional. A cadeia de valores é composta por duas classes: essenciais e de apoio. Sobre os processos essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Execução do pedido.
	 b)
	Desenvolvimento de um novo produto.
	 c)
	Relacionamento com os funcionários.
	 d)
	Relacionamento com os clientes e os fornecedores.
	5.
	Pode-se dizer que a cadeia de valor é um modelo teórico que descreve como se desenvolvem as atividades de uma empresa. Seguindo esse conceito, esta é composta por vários elos que formam um processo econômico: começa com a matéria-prima e chega até a distribuição do produto acabado. A análise da cadeia de valor permite aperfeiçoar o processo produtivo, uma vez que se pode ver, detalhadamente, passo a passo, o funcionamento da empresa. A redução de custos e a busca de eficiência na utilização dos recursos são os principais objetivos do empresário na hora de rever a cadeia de valor. Deste modo, a empresa consegue ampliar a sua margem (a diferença entre o valor total e o custo das atividades). Também é possível diferenciar dois tipos de atividades de valor. As atividades primárias (essenciais) são aquelas que estão implicadas com a criação física do produto e a respectiva transferência para o comprador. As atividades de apoio, por sua vez, sustentam as primárias e supõem a participação dos recursos humanos, das entradas e da tecnologia, por exemplo. Sobre os processos essenciais da cadeia de valores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São processos que recebem suporte ao processo de apoio.
(    ) São processos coordenados diretamente pelos acionistas ou seus representantes na organização.
(    ) São processos cuja operacionalização demanda elevados investimentos.
(    ) São processos que estão associados à atividade principal da organização e agregam valor ao produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Processo é uma sequência de trabalhos que são realizados para a conclusão de um produto ou de um serviço. Cada tipo de operação se destina à caracterização de um determinado produto. Cada produto tem um processo diferente para cada tipo de negócio, ou seja, o processo de produção de uma indústria têxtil é diferente de uma indústria metalúrgica. No entanto, a forma de planejamento é igual, e tem a necessidade de uma sequência. Com base no exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Processo por projetos.
II- Processos por lotes.
III- Processos por tarefas.
IV- Processo por massa.
V- Processos contínuos.
(    ) Possui baixa produção com um maior valor agregado, são produtos customizados, e que dificilmente se repetirá como uma casa ou navio de cruzeiro.
(    ) Muito utilizada por uma grande variação de volumes e variedades, podendo se adaptar conforme a solicitação e a demanda de consumo.
(    ) Apesar de possuir uma baixa produção e alta variedade, é produzida de forma que possa ser usado pelas pessoas, como cartões de visita e fôlderes, mas que a equipe de criação e equipamentos seja a mesma.
(    ) Produtos
exclusivos com grande quantidade de produção, mas com pouca variação, por se tratar de produtos complexos.
(    ) Considerados produtos padronizados e com grande volume de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - V - IV.
	 b)
	II - V - I - III - IV.
	 c)
	V - IV - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - IV - V.
	7.
	A necessidade de as organizações fazerem parte dos mercados globalizados, estarem constantemente na busca pelas melhores tecnologias mesmo inseridas em um ambiente de incertezas, tendem a desenvolver ferramentas que busquem alcançar os objetivos organizacionais. Os gestores devem adotar os princípios básicos para garantir a competitividade como: planejamento, execução, controle, organização, liderança e direção. Com a utilização desses princípios, a organização poderá obter sucesso. Uma organização alinhada aos seus princípios básicos toma a decisão de implantar o sistema trade-off, buscando uma melhor competitividade no mercado com relação aos seus concorrentes. Sobre os critérios do trade-off, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ter procedimento de sustentabilidade como diferencial no mix de mercado na escolha da empresa, classificada como qualificadores.
(    ) Quando o cliente não tem interesse de saber qual fornecedor está recebendo, o produto é considerado como indiferente e seu retorno é baixo, considerando o retorno da qualidade.
(    ) Quando oferecer aos seus clientes opções de pedidos ou fornecimento de um produto na forma em comodato e/ou ainda em consignação, faz com que esse cliente fique aliviado, pois caso não conseguir vender o produto poderá devolver e assim não arcar com despesas.
(    ) Quando um cliente tem a necessidade de saber qual o procedimento de um produto, principalmente os tangíveis são considerados qualificadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Em um caso específico, vamos criar hipoteticamente uma empresa que produz lâmpadas, e já tenha planejado em qual segmento do mercado operará, ou ainda em qual região de distribuição e vendas. A organização é obrigada a buscar um caminho que possa crescer fabricando produtos de qualidade e, consequentemente, o aumento dos seus lucros, pois é o único modo que a empresa pode sobreviver. Para isso, é necessário um processo de produção que alcance os objetivos da organização. O fato apresentado mostra um modelo de organização que possui estratégias já implementadas na área administrativa. No entanto, é necessário criar estratégias para a área operacional. Sobre as perspectivas da estratégia de operação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para definir uma estratégia de operação, a organização deve utilizar a perspectiva top-down, ou seja, deve saber até onde a empresa deseja chegar, quais negócios, missão, entre outros.
(    ) Para definir uma estratégia de operação, a organização deve utilizar a perspectiva de mercado, após a estratégia definir onde a empresa quer chegar, identificar quais as necessidades dos clientes, o tempo do ciclo de vida do produto e o que os concorrentes estão oferecendo.
(    ) Para definir uma estratégia de operação, a organização deve utilizar a perspectiva de bottom-up, a qual tem destaque potencial de melhoramento dentro da empresa, especialmente no processo operacional.
(    ) Para definir uma estratégia de operação, a organização deve utilizar a perspectiva de operação para identificar a qualidade dos produtos produzidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	Medição de trabalho é um processo de análise de postos de trabalho com a finalidade de definir os padrões de desempenho e benchmarks. Trata-se de ligar as responsabilidades do funcionário com o tempo necessário para completar tarefas específicas para atingir os níveis desejados de desempenho. Projeto de trabalho envolve a especificação das atividades de trabalho de um indivíduo ou grupo em um ambiente organizacional. Para este fim, o projeto de trabalho visa melhorar o desempenho no trabalho por meio da definição clara de responsabilidades para as atividades de trabalho diferentes. Medição de trabalho é utilizada na elaboração de orçamentos, planejamento de mão de obra, programação de trabalho, padrão de custos e de regimes de incentivo para os trabalhadores. Projeto de trabalho é usado para oferecer recompensas não financeiras, como a satisfação dos funcionários, de modo a enfrentar o desafio crescente e deveres dos trabalhadores. Sobre trabalhadores qualificados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que tem formação acadêmica adequada ao cargo que ocupa e às atividades que estão sob sua responsabilidade.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele que tem os atributos físicos, inteligência, habilidades, educação e conhecimento necessários ao desempenho de uma tarefa específica.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que atinge o desempenho-padrão previsto com excessivo esforço.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que apresenta diversos atributos necessários à atividade que, por ele, será executada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Na reportagem "Como enfrentar as tempestades", a revista Exame, de 1º de maio de 1991, perguntou ao consultor Peter Drucker se as Estratégias devem ser traçadas baseadas em fatores internos ou externos. Drucker assim respondeu:
"Ambos, assim como é preciso ter duas mãos. Comecemos sempre pelos fatores externos, que dirão o que realmente precisa ser feito. Se você começar internamente, acaba iniciando com o que gostaria de fazer, em vez do que precisaria ser feito. Quando você entender exatamente as demandas e as oportunidades, o mercado, a demografia, o desenvolvimento social e assim por diante, então pergunte-se: 'Qual a nossa força, qual a nossa real competência e onde e como elas preenchem necessidades, demandas e oportunidades?' "
Diante dos fatos, com a obrigação das empresas referentes à competitividade, é necessária uma estratégia, mas, para que isso ocorra, é necessário a organização ter "sensemaking", que está estreitamente relacionado às estratégias da empresa. Sobre a relação do "sensemaking" com a estratégia, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de a estratégia ser interpretada da mesma forma em todos os escalões da organização.
II- Ser um dos passos da definição dos objetivos estratégicos.
III- Ter a mesma origem: os interesses dos acionistas.
IV- Mostrar que os níveis organizacionais superiores pensam diferente com estratégias diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: EXAME. Disponível em: <http://www.strategia.com.br/estrategia/estrategia_corpo_capitulos_estrategia.htm>. Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais