Buscar

Análise do filme o segredo de Marrowbone no contexto do SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pensando o contexto do SUS dentro do filme o segredo de Marrowbone
Essa atividade foi baseada no filme “O Segredo de Marrowbone”, que conta a história de uma família que está fugindo de um pai muito punitivo, que maltrata a família e chegou a inclusive abusar sexualmente de sua filha. Esta família composta por uma mãe e quatro filhos, chega em uma cidade pacata e compram uma casa bem afastada, lá eles não têm acesso fácil a nenhum tipo de serviço de saúde. A mãe destes 4 filhos está muito doente a ponto de não conseguir mais levantar de sua cama, os filhos cuidam de sua mãe até sua morte.
A partir da morte da mãe os filhos precisam “se virar” para conseguir sobreviver, para isso a filha adolescente/jovem começa a fazer bolos para vender enquanto o filho mais velho, agora responsável pelos seus irmãos vai até a cidade para vende-los e assim conseguir uma renda para a família, enquanto isso o filho do meio ajuda a plantar alimentos em uma horta da família e o filho mais jovem (que desconfiamos ser filho da adolescente/jovem fruto do abuso que sofreu do pai), não vai a escola devido a distancia de sua casa da escola.
Durante a trama o pai desses filhos é solto da prisão e vai atrás deles para pegar um dinheiro que a esposa levou quando fugiu com os filhos, nesta sua ida ele machuca gravemente seu filho mais velho, que é empurrado de um desfiladeiro, bate a cabeça e fica desmaiado durante horas, enquanto isso, ele invade a casa e assassina os outros 3 filhos. Quando o filho mais velho recobra a consciência vai até o local onde seus irmãos estariam, porém eles já estão mortos, então ele decide trancar o pai dentro do local onde matou seus irmãos e sela a porta com tijolos e cimento. Após esse ocorrido o filho mais velho sente-se extremamente culpado por não ter conseguido chegar a tempo e salvar seus irmãos e pensa em cometer suicídio, até que ele passa a ver e ouvir seus irmãos, e desiste de se matar. Durante toda a trama ele “convive” com seus irmãos os personificando e vai levando sua vida assim, sua namorada o leva ao médico e eles é diagnosticado com transtorno de personalidade múltipla e prescreve remédios para ele porém, ela não entrega para ele tomar. 
Depois de assistir ficamos pensando: trazendo esse caso para um contexto de Brasil, o que o SUS poderia fazer por uma pessoa como ele? A priori, ele deveria ser visitado pelas ACSs (Agentes comunitárias de saúde) e a partir dessa visita, seria verificado seu estado de saúde e o estado inclusive que estava sua casa, depois ele poderia ser encaminhado para um ESF mais próximo, porém como mora muito longe e tem apenas uma bicicleta como meio de locomoção, os médicos, psicólogos e enfermeiros poderiam fazer visitas domiciliares de rotina, para verificar seu estado de saúde. 
Porém também ficamos pensando caso ele precisasse de atendimento emergencial, como faria? Já que sua casa é muito distante e não há ESF nas redondezas, pensamos em dar instruções para a sua namorada que agora mora com ele, de como proceder durante uma crise aguda, como ela poderia socorrê-lo até que o médico pudesse chegar a sua casa.
Poderíamos pensar também em visitas mais constantes ao domicilio desse rapaz, afim de acompanhar de perto todo o seu processo, leva-lo também ao hospital mais próximo para fazer exames de rotina, visando um acompanhamento mais completo possível. Desenvolver um projeto Terapêutico Singular (PTS) seria a questão chave para abranger em todas as áreas esse rapaz pois o PTS pode trazer uma:
Organização do cuidado em saúde construído entre equipe e usuário, considerando as singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva a aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento dos vínculos e o aumento do grau de corresponsabilização (p.73)
Pensamos também que o atendimento domiciliar compartilhado poderia ser ideal para um caso esse pois:
Esta modalidade de atenção à saúde tem sido amplamente difundida no mundo e tem como pontos fundamentais o paciente, a família, o cuidador, o contexto domiciliar e a equipe multiprofissional. Portanto, é uma atividade que envolve não só os diferentes profissionais da área da saúde, como também o usuário e sua família (p.79)
Tendo em vista que o rapaz mora longe e não tem nenhum meio de transporte como: ônibus, carro ou moto para se locomover mais rapidamente, a ida dos profissionais a sua casa seria o ideal para sua situação e juntamente a isso a utilização do PTS, para ter um tratamento completo que envolva todas as áreas de sua vida, tanto biológico, psicológico e social. A partir de tais visitas seria possível auxiliar esse jovem a ter uma fonte de renda, seja por meio de um emprego ou, se avaliada suas condições psicológicas e biológicas e não sinalizarem que o jovem está apto para tal, o mesmo pode recorrer a uma aposentadoria por invalidez e assim terá recursos para manter uma vida o mais saudável possível.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes