Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Mercado Financeiro e de Capitais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE ECONÔMICA
Elisabete Costa de Souza
Matrícula 01318310
Administração
A economia mundial evoluiu bastante nos últimos anos impulsionada por vários fatores, dentre eles a tecnologia, o acesso aos meios digitais e à própria necessidade do ser humano em almejar o algo mais.
Com isso alguns recursos naturais passaram a ser extraídos de forma intensa ou desordenada e isso impactou a natureza e a qualidade de vida das pessoas. De certo que para a utilização de recursos naturais requer cumprimento da legislação vigente, só que nem sempre as leis são observadas e fiscalizadas.
Ao contrário dos bens livres, que existem abundantemente na natureza (como o ar, o vento, o sol). Os bens e serviços econômicos não aparecem de forma mágica. Têm de ser produzidos e, como tal, têm por base recursos produtivos finitos (que podem ser naturais, humanos e de capital). Por isso, quando pensamos em bens e serviços econômicos, associamo-los a um valor monetário, que tem em conta todos os recursos usados na sua produção (MONTEPIO, 2018).
Isso nos faz refletir que conforme é a necessidade de consumo das pessoas, os setores de produção e venda de bens e serviços devem estar preparados e dispostos a suprir esta demanda.
Com o isolamento social provocado pela pandemia, a taxa de desemprego e do trabalho informal disparou no Brasil. Com as pessoas mais tempo dentro de casa, as famílias passaram a consumir mais alimentos, água, energia, bem como estudar e trabalhar em casa. E isso impactou o comércio e a indústria, em relação aos novos itens de prioridade para aquisição que até então não tinham um perfil alto de compras no mercado, e que passaram a ser procurados e adquiridos com maior frequência. Logo, a indústria busca mais matéria prima para aumentar a produção e assim suprir esta demanda, bem como as empresas prestadoras de serviços também reforçam suas equipes de trabalho.
Assim a economia se mantém ativa: pela relação entre as pessoas que estão o tempo todo consumindo, e o comércio e indústria produzindo e vendendo bens e serviços, conforme a sua capacidade de produção.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
COLA DA WEB. Emprego e Desemprego. Acesso em: 17/03/2021. Disponível em: https://www.coladaweb.com/economia/emprego-e-desemprego
MONTEPIO. Bens e serviços: o que são? Acesso em: 17/03/2021. Disponível em: https://www.montepio.org/ei/pessoal/pais-e-professores/bens-e-servicos-o-que-sao/
POLITIZE. Consumismo: você sabe o que é isso? Acesso em: 17/03/2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/consumismo-o-que-e/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes