Buscar

avaliação final Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (SES27)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (SES27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657674) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27102041
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O envelhecimento populacional no Brasil é um tema bastante contemporâneo. Somente nos últimos anos, essa questão vem ganhando destaque, principalmente com os dados estatísticos que comprovam o crescimento da longevidade desse segmento populacional, resultando com isso no aumento do número de idosos. Descreva de que forma o assistente social pode atuar com os idosos.
	Resposta Esperada:
O atendimento à população idosa tem relevância no Serviço Social, pois, desde o caráter caritativo e assistencialista, de proteção aos idosos fragilizados, seja por questões socioeconômicas ou por abandono dos familiares, foi se modificando, no decorrer de sua história. Os assistentes sociais se assumem como agentes políticos de transformação social, ultrapassam a mera execução das políticas sociais e aliam-se aos movimentos sociais dos usuários na construção de um projeto que lhes garanta o usufruto da cidadania. O assistente social deve atuar, sempre que possível, de forma interdisciplinar para a efetivação dos direitos dos idosos, principalmente os da seguridade social: saúde, previdência e assistência social. É importante destacar o trabalho de conscientização, para que todas as gerações aprendam e compreendam o processo do envelhecimento e a importância de respeitar os idosos.
	2.
	A construção da identidade pessoal é considerada tarefa crucial da transformação do adolescente em adulto produtivo e maduro. A construção da identidade implica a definição de quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir na vida. Escreva a respeito da questão de gênero e a formação da identidade.
	Resposta Esperada:
A configuração de gênero menciona as posturas femininas e masculinas na sociedade. Essa questão se fortalece com o surgimento dos movimentos feministas que objetivavam uma contraposição às ideias machistas, que, de certa forma, também tinham ideias preconceituosas contra os ideais feministas, ou seja, eram movimentos opositores de gênero com ideias similares, com o objetivo de equidade de oportunidades entre ambos. Na contemporaneidade, observa-se a ascensão da mulher com relação à projeção profissional. Atrelado a essa questão, é possível descrever o processo intrínseco à formação da identidade enquanto sujeito social.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais