Buscar

sistema OAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFF-IACS-GCI
Disciplina: Reprodução de documentos
Prof.º: Daniel Flores
Aluna: Monique S C Trannin
Modelo de Referência OPEN ARCHIVAL INFORMATION SYSTEM (OAIS) 
Traduzido para o português como Sistema Aberto de arquivamento de informação (SAAI), tornou-se em 2003 uma norma internacional (ISO14721:2003), que estabelece um sistema de organizacional que tem como finalidade a aquisição, preservação e disseminação da informação em conteúdo digital de forma responsável e a apoiar o desenvolvimento de padrões adicionais de preservação digital.
Thomaz e Soares (2004) apresentam seis responsabilidades que devem ser cumpridas pelo arquivo OAIS/SAAI, são elas:
1. Negociação com os produtores da informação a ser arquivada;
2. Controle e preservação da informação, para que essa não se perca a longo prazo;
3. Determinação das comunidades alvo, para estudo e entendimento da informação que será fornecida;
4. Uma vez entendido as necessidades das comunidades alvo, garantir que a informação chegue até ela de forma compreensível e acessível;
5. Garantir que o processo de guarda dessa informação aconteça pautada em políticas e com registros e procedimentos documentados, visando a rastreabilidade das cópias autenticadas (que serão disseminadas), até o documento original que está preservado. 
6. Garantir que a informação esteja sempre disponível a comunidade alvo. 
O modelo de referência OAIS/SAAI, se dividi em quatro partes: uma é o arquivo propriamente dito e as demais são os produtores, consumidores e a administração.
Cada uma dessas partes é responsável por um dos processos do sistema e interage com umas das seis entidades funcionais: recepção, armazenamento, gerenciamento de dados, administração do sistema, planejamento de preservação e acesso.
· Recepção: recebe os pacotes de submissão da informação (PSIs)² gerados pelos produtores que podem ser sistemas ou pessoas, e no tratamento das informações que serão armazenados gerando os pacotes de arquivamento de informação (PAIs)³ e transferindo esses para a entidade de armazenamento e as informações descritivas geradas para a entidade de gerenciamento de dados. (THOMAZ; SOARES,2004)
· Armazenamento de dados: Responsável pela manutenção e recuperação dos pacotes de arquivamento de informação e sua inclusão no arquivo permanente. 
· Gerenciamento de dados: Produção de informações descritivas que facilitam a recuperação dos PAI. 
· Administração do sistema: responsável por gerenciar a rotina operacional do arquivo, do início ao fim para garantir que estão atendendo aos padrões da norma. 
· Planejamento e Preservação: Além da supervisão do sistema , fornece recomendações para que a informação arquivada possa continuar a ser acessível a longo prazo , mesmo que o ambiente computacional usado para recuperação se torne obsoleto. 
· Acesso: Objetiva garantir que as informações armazenadas cheguem aos consumidores, auxiliando na busca, localização e divulgação dos conteúdos na base OAIS/SAAI. Definem ainda quais coleções devem ter o seu acesso limitado. 
Em suma, o modelo de referência OAIS/SAAI, normatiza a forma como os arquivos digitais devem gerenciar, preservar e disseminar a informação, para garantir que essa não se perca a longo prazo e seja sempre acessível. 
Referências :
THOMAZ,K.P; SOARES,A.José. A preservação digital e o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS). DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.5, n.1, 2004. 
Disponível em : http://www.dgz.org.br/fev04/art_01.htm.Acesso em: 23 Mar 2021.
Modelo de Referência OAIS (ISO 14721).The fundamental standard for digital preservation, Página Inicial. Disponível em : < http://www.oais.info/> Acesso em : 22 Mar 2021.
SOUZA,L.R.A.H;OLIVEIRA,F.Alexandre;D’AVILA,T.Raquel;CHAVES,S.S.ErinalvaO modelo de referência OAIS e a preservação digital distribuída.CI. Inf., Brasília, DF,v.41n.1,p.65-73,jan/abril.,2012.
Disponível em : <http://www.arquivistica.fci.unb.br/wp-content/uploads/tainacan-items/96749/102090/1352-Texto-do-artigo-2016-1-10-20160304.pdf.Acesso em 22 Mar 2021.

Outros materiais