Buscar

A história da literatura infantil brasileiraFerramenta externa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A história da literatura infantil brasileiraFerramenta externa
1)
A literatura infantil nasce a partir de transformações sociais e de um novo olhar destinado a um "ator" outrora considerando coadjuvante, mas que assume o papel principal na nova estrutura social: a criança.
A respeito da origem da literatura infantil, é correto afirmar que:
a)
Ela não tem relação com as mudanças estruturais que ocorreram na sociedade dos séculos XVII e XVIII, momento em que se instalou o modelo burguês de família unicelular, provocando uma alteração na forma de se visualizar a infância.
RESPOSTA INCORRETA
A origem da literatura infantil vincula-se às mudanças estruturais que ocorreram na sociedade dos séculos XVII e XVIII, momento em que se instalou o modelo burguês de família unicelular, provocando uma alteração na forma de se visualizar a infância e todas as instituições com ela relacionadas.
Enviada em
07/09/2020 03:19
b)
Os textos literários destinados às crianças traziam uma espécie de modelo a ser seguido, transparecendo valores do mundo burguês e ideologias apresentadas de modo a promover certos padrões comportamentais em seus receptores.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1985), os textos produzidos para crianças deixavam transparecer os valores do mundo burguês, exposto de maneira idealizada, de forma que suscitassem expectativas e promovessem padrões comportamentais em seus receptores.
c)
O tipo de vínculo que reunia a ideologia e as intenções da classe burguesa com o texto dirigido ao público infantil não limitou a expansão do gênero, nem comprometeu o seu reconhecimento como forma de expressão artística.
RESPOSTA INCORRETA
O tipo de vínculo que reunia a ideologia e as intenções da classe burguesa com o texto dirigido ao público infantil reforçou o caráter pragmático do gênero e acabou comprometendo o seu reconhecimento como forma de expressão artística, bem como o desenvolvimento do gosto pela leitura.
d)
Ao longo dos séculos, o posicionamento didático das obras infantis se solidificou, e todas as produções se comprometeram com esse modo de encarar o texto.
RESPOSTA INCORRETA
Apesar da orientação didática, muitas das obras produzidas na época permaneceram por suas qualidades estéticas, merecendo destaque os contos de fadas recolhidos por Perrault, as adaptações de romances de aventuras, como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, a reunião de contos de fadas feita pelos Irmãos Grimm, que passou a ser considerada a verdadeira literatura infantil, as produções já direcionadas ao leitor infantil, como a obra de Júlio Verne, explorando o fantástico, a aventura, envolvendo espaços não comuns e tendo como protagonistas jovens de espírito corajoso e obras como as da Condessa de Ségur, que se detiveram no cotidiano das crianças como elemento motivador.
e)
A obra de Júlio Verne, explorando o fantástico, a aventura, envolvendo espaços não comuns e tendo como protagonistas jovens de espírito corajoso, é um exemplo de textos que se detiveram no didatismo imposto na época.
RESPOSTA INCORRETA
As produções já direcionadas ao leitor infantil, como a obra de Júlio Verne, explorando o fantástico, a aventura, envolvendo espaços não comuns e tendo como protagonistas jovens de espírito corajoso, e obras como as da Condessa de Ségur, são exemplos de obras que se detiveram no cotidiano das crianças como elemento motivador e não apenas no didatismo.
2)
No Brasil, a literatura infantil chega mais tarde, tendo contado a princípio com textos adaptados da literatura europeia. Fazendo uma retrospectiva voltada para o surgimento do gênero infantil no Brasil, pode-se afirmar que:
a)
Na primeira fase delinearam-se as primeiras tentativas de formação de um público leitor infantil com produções inéditas de escritores brasileiros.
RESPOSTA INCORRETA
A primeira fase compreende o final do século XIX e o início do século XX. Delinearam-se, nesse momento, as primeiras tentativas de formação de um público leitor infantil que registrava o caráter norteador das leituras surgidas no Velho Mundo e percebido já no título de uma das primeiras obras dirigidas às crianças: Leitura para meninos, contendo uma coleção de histórias morais relativas aos defeitos ordinários às idades tenras e um diálogo sobre geografia, cronologia, história de Portugal e história natural.
b)
O compromisso pedagogizante, que marca a produção dessa época, revela a posição assumida pelos intelectuais, preocupados, nesse momento histórico, com a formação do leitor e com o gosto pela leitura.
RESPOSTA INCORRETA
O compromisso pedagogizante, que marca a produção dessa época, revela a posição assumida pelos intelectuais, preocupados, nesse momento histórico, com um projeto: a modernização do país.
Enviada em
27/09/2020 02:32
c)
Através da escola, acreditavam ser possível não só atingir esse objetivo, como também incentivar a adoção de valores patrióticos pelo povo, a começar pelas crianças.
RESPOSTA CORRETA
Através da escola, acreditavam ser possível não só atingir esse objetivo, como também incentivar a adoção de valores patrióticos pelo povo, a começar pelas crianças. Citam-se, entre as produções de autores nacionais com essa finalidade, Contos Pátrios e Através do Brasil (Olavo Bilac e Coelho Neto), Era uma vez (Júlia Lopes de Almeida) e Saudade (Tales de Andrade).
d)
Foram importadas obras destinadas ao público europeu infantil, cujas traduções e adaptações não apresentaram problemas no tocante às particularidades da língua e da cultura.
RESPOSTA INCORRETA
Sendo tais obras destinadas ao público europeu infantil, as traduções e as adaptações apresentavam problemas, devido não só ao distanciamento linguístico entre o português em que esses textos eram expressos e ao falar típico dos brasileiros, mas também quanto à representação de mundo, redundando em problemas de identidade cultural.
e)
Permeável às solicitações da sociedade, a literatura infantil integrou-se aos esforços de instalação da cultura nacional, vinculada à escola, mas sem se entregar à valorização do nacionalismo.
RESPOSTA INCORRETA
Permeável às solicitações da sociedade, a literatura infantil integrou-se aos esforços de instalação da cultura nacional, vinculada à escola e à valorização do nacionalismo.
3)
Segundo a autora Lena Lois, é possível estabelecer quatro fases relacionadas ao surgimento do gênero literatura infantil no Brasil. De acordo com o texto estudado, a segunda fase abrange o período de 1920-1945, época de efervescência política, intelectual e artística.
A respeito dessa fase, é correto afirmar que:
a)
A efervescência social atingiu, obviamente, a educação, denunciando um sistema escolar fragilizado e altos índices de analfabetismo.
RESPOSTA CORRETA
Essas constatações mostravam o atraso do país e justificavam o pensamento de que, para a inserção do Brasil entre os nomes das grandes nações mundiais, era necessária uma melhor formação do homem brasileiro.
b)
Culturalmente, nesse período, não houve manifestações e inovações artísticas marcantes.
RESPOSTA INCORRETA
Culturalmente, nesse período, foram marcantes as inovações artísticas que há muito tempo já se insinuavam, tanto pela ocorrência de exposições quanto pela fundação de jornais e de revistas.
c)
A literatura infantil recebeu uma roupagem nova, visível na inovação temática das histórias e no tom formal que caracterizava a fala brasileira.
RESPOSTA INCORRETA
O percurso da literatura infantil foi marcado pelo momento histórico-cultural e, especialmente, pelo ano de 1921, quando nascia oficialmente pelas mãos de Monteiro Lobato. Ela recebeu uma roupagem nova, visível na inovação temática das histórias e na aproximação entre a linguagem e o tom coloquial que caracterizava a fala brasileira.
Enviada em
27/09/2020 02:32
d)
Adaptaram-se os clássicos, mas eximiram-se de incluir o folclore, fonte preciosa para revelar um mundo bem brasileiro nos textos infantis.
RESPOSTA INCORRETA
Adaptaram-se os clássicos, e o folclore constituiu uma fonte preciosa para revelar um mundo bem brasileiro nos textos infantis.
e)
As inovações trouxeram
o distanciamento da literatura infantil do caráter pedagógico, mesmo naqueles textos que aproveitavam temas históricos.
RESPOSTA INCORRETA
Mesmo com as inovações, observa-se, em algumas obras, a permanência do caráter pedagógico, especialmente naquelas que aproveitavam temas históricos.
4)
A terceira fase da história da literatura infantil brasileira coincidiu com o período em que Jânio Quadros assumiu o governo com o país mergulhado em séria crise econômica e abalado pela inflação, pelo déficit na balança de pagamentos e pela acumulação da dívida externa. Com base nisso, marque a alternativa correta:
a)
A terceira fase, correspondente ao período das décadas de 1950 e 1960, coincidiu com o período conhecido como décadas de ditadura, sendo que o primeiro decênio apresenta dois momentos bem delimitados.
RESPOSTA INCORRETA
A terceira fase, correspondente ao período das décadas de 1950 e 1960, coincidiu com o período conhecido como décadas de democracia, e não como décadas de ditadura.
b)
O momento da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi muito influenciado pelas ideias dos intelectuais da época.
RESPOSTA INCORRETA
No início da década de 1950, estava em plena vigência, no campo educacional, a reforma Capanema, introduzida em 1942 e mantida até 1961, momento da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esse segmento foi muito influenciado pela “tendência nacionalista”, verificada no campo econômico-político.
Enviada em
27/09/2020 02:33
c)
Na década de 1950 os adultos tiveram à disposição diversos tipos de produções e, tanto na área infantil quanto na adulta, visava-se às camadas populares da sociedade.
RESPOSTA INCORRETA
Tanto na área infantil quanto na adulta visava-se o público dos estratos elevados da sociedade. (ZILBERMAN e LAJOLO, 1985, p. 93, apud SARAIVA, 2001, p.39).
d)
A literatura infantil, nesse período em que o país se encaminhava para um projeto industrial de relevância, assumiu um caráter conservador: os temas e o ambiente por ela explorados privilegiaram a agricultura.
RESPOSTA CORRETA
Destacaram-se entre esses temas o café, encarado como fonte primeira de riqueza, apontando-se o esgotamento das terras e o abandono das instituições públicas como responsáveis pelas mudanças que se operaram.
e)
Nesta fase, o passado histórico –do Brasil, preferencialmente, a história dos bandeirantes –e os vultos da História, foram deixados de lado.
RESPOSTA INCORRETA
Um quarto assunto abordado foi o passado histórico, preferencialmente a história dos bandeirantes –e os vultos da História. Com esses temas, transfiguraram-se em propaganda política os acontecimentos da memória nacional. Consideraram-se heróis os bandeirantes, e o oeste revelou riquezas de vulto, justificando-se, assim, a necessidade de empreender a continuação das obras daqueles pioneiros
5)
O período compreendido pelas décadas de 1970 e 1980 corresponde à quarta fase da história da literatura infantil brasileira.
Sobre essa fase, é correto afirmar que:
a)
A literatura infantil nas décadas de 1970 e 1980 manteve-se firme na postura didático-pedagógica desde sempre, adotada pelos autores.
RESPOSTA INCORRETA
Além do abandono da postura didático-pedagógica, ao mostrar personagens e enredos livres do estigma de modelos exemplares, as produções inovaram pela representação do protagonista: crianças desajustadas e/ou frustradas.
Enviada em
27/09/2020 02:33
b)
O caminho com o objetivo desenvolvimentista da década de 1980 acabou não interferindo na área educacional, mesmo após a execução de acordos com órgãos internacionais.
RESPOSTA INCORRETA
O caminho com objetivo desenvolvimentista acabou interferindo na área educacional, afetada pela execução de acordos com órgãos internacionais. O ensino passou por uma reforma que eliminava a compartimentação entre o antigo primário e o ginásio. Além disso, as disciplinas humanísticas foram excluídas do currículo, enfatizando-se as tecnológicas.
c)
A linguagem manteve-se atrelada ao padrão formal culto, dispensando inovações como o coloquialismo marcante da oralidade, gírias, dialetos e falares regionais.
RESPOSTA INCORRETA
A linguagem reencontrou as sendas inovadoras abertas pelo Modernismo de 1922 e por Monteiro Lobato. Distanciando-se do padrão formal culto, privilegiou-se o coloquialismo marcante da oralidade e registrou-se a presença de gírias, dialetos e falares regionais.
d)
A década de 1970, em termos de produção de literatura para crianças, foi pouca expressiva com relação ao aumento de autores e de títulos à disposição do público.
RESPOSTA INCORRETA
Em termos de produção de literatura para crianças, a década de 1970 registrou um expressivo aumento de autores e de títulos à disposição do público.
e)
O ambiente urbano no qual ocorrem as histórias revelou uma sociedade marcada por problemas socioeconômicos, tais como– pobreza, miséria, injustiça e marginalização.
RESPOSTA CORRETA
A narrativa infantil dessas duas décadas produziu obras diversificadas, modernos contos de fadas e de ficção científica, narrativas de cunho social e policial. Discutiram-se as fontes e o contexto dos valores que tradicionalmente caracterizaram as histórias infantis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais