Buscar

Avaliação Objetiva - Gestão da Qualidade do Produto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A variedade de treinamentos necessários em uma empresa exige um grande número de profissionais para ministrá-los. Dessa forma, torna-se interessante a utilização de facilitadores, que são atores que possuem atribuições específicas nesse processo. Sobre o papel do facilitador com relação ao treinamento de equipes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das funções do facilitador é explicar para os colaboradores quais os objetivos da empresa com relação ao treinamento ministrado.
(    ) O facilitador é designado para avaliar a produtividade dos colaboradores. A avaliação é realizada por meio de questionários, elaborados previamente.
(    ) O facilitador assessora o líder, relatando os eventuais problemas relacionados aos colaboradores, de relacionamento ou de desempenho na atividade.
(    ) O facilitador ou instrutor relata os progressos da equipe. Os progressos são relatados em reuniões realizadas com outros facilitadores.
(    ) Cabe ao facilitador definir as responsabilidades de cada integrante da equipe. Essa atribuição é importante e facilita o trabalho do líder ou gestor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	2.
	A Gestão da Qualidade Total - GQT - é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe, permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; busca da constante solução de problemas e da diminuição de erros (LONGO, 1996). Sobre o controle de qualidade nos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo do controle de qualidade consiste em garantir que o produto atenda aos requisitos especificados pelo cliente.
(    ) Na atualidade, as empresas precisam, além de desenvolverem produtos e processos que propiciem rentabilidade, atender a requisitos de qualidade para manterem-se competitivas no mercado.
(    ) A gestão da qualidade envolve apenas o controle das etapas de fabricação. De fato, os setores administrativos não fazem parte da gestão da qualidade.
(    ) No caso do artesão, o foco do controle de qualidade era no processo. Já em um processo de produção moderno, o foco está no produto, visto que a personalização é um item presente em praticamente todos os segmentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LONGO, R. M. J. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. In: Gestão da qualidade na educação: em busca da excelência. São Paulo, 1995.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	Como o cinto de segurança, o ?airbag? é um dispositivo com a finalidade de proteger os ocupantes dos veículos em casos de colisão, evitando danos físicos mais graves aos motoristas e passageiros. Ele é composto por um sensor que ativa o processo de inflação de uma bolsa, quando se atinge um determinado valor mínimo de força de colisão. Quando consideramos esse tipo de sistema, estamos tratando de um exemplo de projeto de um princípio de método à prova de erros, denominado:
	 a)
	Mitigação, pois o airbag não evita que o acidente aconteça, mas faz com que as consequências do acidente sejam reduzidas para os ocupantes do veículo.
	 b)
	Substituição, pois o cinto de segurança é substituído pelo airbag, sendo ativado por dispositivo automático, enquanto o cinto de segurança permite a falha humana.
	 c)
	Eliminação, pois airbag é uma tecnologia que substitui outros itens de segurança, como o cinto de segurança.
	 d)
	Facilitação, pois, com a aplicação do airbag, o processo de fabricação de veículo torna-se simplificado e mais seguro.
	4.
	O Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) é uma técnica que possibilita a aplicação das ferramentas da qualidade, como o gráfico de pareto, o diagrama de causa e efeito e o 5W2H de uma forma lógica e ordenada, facilitando a análise e a solução dos problemas. Para aplicação do MASP, utilizamos uma metodologia chamada de PDCA, que é definida por quatro etapas distintas. Sobre essas etapas e suas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Padronização - após eliminar as causas principais dos problemas, são criados padrões para manter as melhorias.
	 b)
	Padronização - são estabelecidas metas e analisados os dados e características relacionadas com os problemas.
	 c)
	Planejamento - consiste em colocar em prática o plano de ações e coletar os dados para serem analisados.
	 d)
	Execução - são avaliados os resultados e as alterações de processo oriundos das ações executadas por meio de relatórios.
	5.
	Uma das formas de estratificar os problemas identificando os mais importantes e os menos importantes é por meio da análise de Pareto. Este método foi aplicado na área da qualidade por Juran. Este pesquisador conseguiu demonstrar que poucos problemas são vitais, diferenciando-os dos muitos que são triviais. Com base no gráfico apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I- Para os problemas investigados, o mais adequado seria priorizar os defeitos parafuso solto e em seguida sujeira, pois reduzem 54% das não conformidades.
II- Somados as não conformidades sujeira e riscos totalizam 70 defeitos, maior que parafuso solto com 68 defeitos, portanto, devem ser analisados e resolvidos por primeiro.
III- Não existe possibilidade de priorizar as não conformidades, pois as quantidades de defeitos são proporcionais entre si, por isso devem ser resolvidos conjuntamente.
IV- Através da aplicação de Pareto, é admissível averiguar a quantidade de defeitos por não conformidade do produto e o seu percentual acumulado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, Felipe Pires de. Engenharia da Qualidade. Centro Universitário Leonardo da Vinci - Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010.
	
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	A melhoria contínua, que os japoneses chamam de Kaizen, foi objeto de estudo de Deming no processo de reestruturação do Japão pós-guerra, envolvendo a qualidade. Conforme Newitt (1996), a definição de Imai (1986, 1989) indica que a palavra Kaizen deriva de dois ideogramas japoneses: KAI = mudança, e ZEN = bom (para melhorar). Sobre as características pertinentes ao Kaizen, classifique V para opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quebra de paradigma.
(    ) Resultados a longo prazo.
(    ) Inspeção da qualidade.
(    ) Gestão centralizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NEWITT, D. J.  Beyond BPR & TQM - Managing through Processes: Is Kaizen Enough? Industrial Engineering Conference Proceeding. London, v. 1, p. 100-110, 1996.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Considere a seguinte situação: No processo de fabricação de uma mesa, o operador, responsável por acoplar uma chapa de vidro à estrutura, utilizava um sistema complexo de ventosas para manuseio, o que gerava um elevado índice de defeitos. Ao substituir o vidro por uma chapa de acrílico, mais leve e mais resistente, tornou-se desnecessária a utilização do sistema de ventosas, foco do problema. Nesse caso, estamos tratando do projeto de um princípio de método à prova de erros, denominado:
	 a)
	Eliminação, pois houve uma mudança na tecnologia, visando a eliminar totalmente a atividade geradora de erros.
	 b)
	Facilitação, pois o processo foi facilitado no que tange ao menor peso da chapa, evitando o esforço excessivo do operador para movimentar a chapa.
	 c)
	Mitigação, pois
os efeitos de um problema na chapa foram reduzidos pelo uso de um material mais leve, contudo não foi possível eliminar o problema totalmente.
	 d)
	Substituição, pois o processo foi substituído por outro de menor esforço para o operador, inibindo o erro.
	8.
	A boa relação e interação entre clientes e fornecedores é importante para a definição do escopo dos requisitos do produto, assim como para a identificação dos aspectos a serem melhorados. Existem várias formas de abordagem para atender ao nosso cliente. Com relação às diferentes formas que podemos realizar esse atendimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promover reuniões de avaliação de resultados com os clientes.
(    ) Visitar os clientes, fazer-se presente, questionando o produto e serviço.
(    ) Deixar que o cliente tome iniciativa das demonstrações do produto.
(    ) Envolver um grupo de clientes para interagir sobre seus produtos e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	Um problema é uma consequência negativa de uma atividade ou processo. É uma palavra corriqueira dentro das empresas, podendo privá-las de alcançarem melhor qualidade e produtividade. Ocasiona perdas e compromete o desempenho empresarial. Com relação aos principais indicativos de problemas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aumento do refugo nos processos.
(    ) Baixa geração de desperdício.
(    ) Melhoria da competitividade.
(    ) Redução da produtividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	O setor de serviços (também chamado de setor terciário) envolve as atividades relacionadas à prestação de serviços. Os serviços podem ser classificados segundo sua variedade e volume. Com relação aos serviços profissionais, como um serviço de consultoria ou de uma manicure, é possível afirmar que:
	 a)
	Ocorre pouco contato entre o fornecedor e o cliente final.
	 b)
	Ocorre um elevado nível de customização.
	 c)
	Ocorre um baixo nível de customização.
	 d)
	Ocorre um elevado volume de atividades padronizadas.
	11.
	(ENADE, 2015) Segundo a NBR ISSO 9000:2000, a Auditoria da Qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se foram implementadas com a eficácia e se estão adequadas aos objetivos propostos. A metologia de uma auditoria da qualidade estabelece etapas a serem seguidas.  
A partir do texto apresentado, avalie as informações a seguir:
I- O auditor da qualidade deve descrever as ações corretivas necessárias; as responsabilidade e prazos; fazer follow-up para verificação e geração das respostas escritoras ao órgão auditor sobre a efetividade dessas ações.
II- A metodologia de implementação da auditoria interna deve ser com base nas condições do ambiente da empresa, conforme a sua realidade.
III- O grupo de normas regulamentadas pela ISO 9000 pode ser classificada como um manual para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas empresas.
IV- As auditorias no processo administrativo deve ser implementado em todas as áreas da organização.  
Sobre a aplicação da auditoria interna, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade/provas-e-gabaritos-2015 Acesso em 14/11/16.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	12.
	(ENADE, 2015) As principais restrições de um projeto são o prazo, o custo e a qualidade, alcançados pelo cumprimento de um escopo definido, projetado, especificado e que é o anseio do cliente. Com base no exposto, analise a situação a seguir.
Uma indústria de implementos agrícolas precisa que seus projetos sejam avaliados, e seus resultados monitorados, para que sejam concluídos no prazo.
Com base nessa situação, avalie as alternativas a seguir, a respeito das estratégias que podem ser utilizadas pelo responsável pelo gerenciamento de projetos dessa indústria.
I- Acompanhamento por meio do gráfico de Gantt.
II- Elaboração de diagrama do caminho crítico para as atividades do projeto.
III- Inspeções periódicas, principalmente inspeções de marcos, para verificar o cumprimento das metas.
É correto afirmar que:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais