Buscar

AVALIAÇÃO comunicação alternativa faveni

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
As leis brasileiras destinam-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sendo assim, considera-se pessoa com deficiência aquela que:
 
 
 
Resposta Marcada :
Tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A _______________________ é uma das áreas mais importantes da tecnologia assistiva como a conhecemos, pois resolve o problema da assistência técnica de comunicação, seja ela um complemento, suplemento ou uma alternativa ao _________________. A _______________________ como campo do conhecimento centra-se na comunicação como um processo cognitivo e social, e pretende complementar, aumentar, fornece e suplementar alternativas para alcançar a comunicação entre grupos desfavorecidos neste campo. Sendo assim, complete o parágrafo do texto de forma correta.
 
 
 
 
 
Resposta Marcada :
Comunicação alternativa (CA), processo de comunicação, comunicação alternativa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A área de tecnologia assistiva projetada especificamente para expandir as habilidades de comunicação é chamada de comunicação alternativa (CA). A comunicação alternativa é projetada para ajudar as pessoas que não têm escrita verbal, funcional ou discordam entre as necessidades de comunicação e habilidades orais e/ou escritas. Encontra-se duas subdivisões. Nesse sentido são afirmativas verdadeiras com relação as suas características:
1-Engloba as formas de comunicação que possuem expressão linguística na forma física e fora do corpo do usuário (como pranchas de comunicação com fotografias, objetos reais, miniaturas de objetos, sistemas computadorizados e outros símbolos gráficos).
2-Uso social da leitura e escrita.
3-Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão.
4-Cobrirá as próprias expressões da pessoa, como gestos, expressões faciais, linguagem de sinais, movimentos corporais, gestos e piscar para indicar “sim” ou “não”.
 
 
Resposta Marcada :
1 e 4
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Diversos sistemas de símbolos gráficos foram desenvolvidos, e estes possuem diferentes objetivos e vocabulários, ocasionando diferentes linguagens. A opção de determinado sistema de símbolo depende das necessidades e preferências de cada aluno. Os símbolos gráficos são imagens que representam visualmente uma palavra ou conceito para esclarecer e promover sua compreensão. Nesse sentido NÃO é um tipo de símbolo?
 
 
 
 
Resposta Marcada :
Motricidade fina: É definido pela capacidade do indivíduo de realizar exercícios coordenados de pequena escala, que são realizados usando os grupos musculares dos membros.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A educação psicomotora é uma técnica que deve ser realizada gradativamente como um aprendizado natural. A medição psicológica se concentra primeiro no desenvolvimento motor, depois estuda a relação entre o atraso do desenvolvimento motor e o retardo mental das crianças e, em seguida, estuda o desenvolvimento das habilidades manuais e motoras de acordo com a idade e, finalmente, o estudo supera o obstáculo motores. Nesse sentido qual das opções é um dos princípios da psicomotricidade?
 
 
 
 
Resposta Marcada :
Esquema corporal: o esquema corporal é definido pelo conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo, para que possa realizar movimentos, lidando com o ambiente circundante, o espaço, os objetos e as pessoas do ambiente de forma amadurecida.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A linguagem é a nossa capacidade de expressar pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos, sendo relacionada ao fenômeno da comunicação, ou seja, onde há comunicação, há linguagem. Pode-se utilizar diversas linguagens para estabelecer comportamentos de comunicação, tais como: símbolos, sinais, sons, gestos, etc. Sendo assim, assinale a opção que NÃO caracteriza um tipo de linguagem:
 
Resposta Marcada :
Ritmo
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) Na comunicação aumentativa, os indivíduos utilizam outro método de comunicação para compensar ou complementar as deficiências relativas a fala, sem substituí-la completamente, ou seja, o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais.
( ) A comunicação suplementar é utilizada quando o indivíduo deficiente já possui habilidades de comunicação, não sendo suficientes como forma de serem compreendidas pelos interlocutores em distintos ambientes. Neste sentido, ocorre a busca por recursos de comunicação para suplementar uma fala e demais expressões que não são efetivas nas trocas comunicativas.
( ) A comunicação se estabeleceu apenas através da fala, todos as categorias de comunicação nas relações expressivas não foram essenciais, favoráveis e fundamentais para o desenvolvimento da simbologia na interação comunicativa.
( ) A comunicação suplementar é utilizada quando o indivíduo normal já possui habilidades de comunicação, sendo suficientes como forma de serem compreendidas pelos interlocutores em distintos ambientes. Neste sentido, ocorre a busca por recursos de comunicação para suplementar uma fala e demais expressões que não são efetivas nas trocas comunicativas.
 
 
 
 
Resposta Marcada :
V. V. F. F.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
O software de acessibilidade desenvolvido tem como objetivo reduzir a falta de inclusão, linguagem, emoção, cognição e desenvolvimento social de pessoas que sofrem de distúrbios de comunicação e/ou congênitos, adquiridos, degenerativos ou temporários. Dentre as opções, assinale a opção INCORRETA em relação ao software:
 
 
 
Resposta Marcada :
Motricidade ampla, em uma ampla gama de habilidades motoras, vários grupos de músculos são frequentemente usados ao realizar exercícios voluntários complexos ao mesmo tempo.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Os meios de comunicação alternativa e aumentativa são recursos especiais que podem proporcionar possibilidades de comunicação e interação, através de dispositivos de mensagem simples e múltiplas, com digitalização de voz, sistemas gráficos, tabelas de comunicação, comunicadores de diversos tipos e até computadores com softwares, que permitem a construção de quadros de comunicação e digitalização de voz. Nesse sentido qual das opções abaixo é um meio de recursos de baixa tecnologia?
 
 
Resposta Marcada :
Comunicador em forma de relógio
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A Comunicação Aumentativa e Alternativa é um termo que engloba esforços que abordam a comunicação e outras necessidades relacionadas de indivíduos que possuem distúrbios de comunicação significativos e complexos. Nesse sentido, diversos são benefícios da Comunicação Aumentativa e Alternativa para seus usuários. Qual das opções abaixo refere-se a um dos benefícios?
 
Resposta Marcada :
Qualidade de vida pessoal e das pessoas que fazem parte de seu convívio social.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Total

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes