A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
ATIVIDADE 4 (A4) FUNDAMENTOS DO DESIGN

Pré-visualização | Página 2 de 3

com relação aos termos técnicos utilizados que são: matiz ou croma, claridade e saturação. As cores de pigmentos são denominadas primárias e secundárias.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e V.
	Resposta Correta:
	 
I e V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! As cores existentes em pigmento são muitas, mais de 100, que se formam entre os três matizes primários e os três secundários. Você sabe que as cores primárias são: amarelo, vermelho e azul e as cores secundárias: laranja, verde e violeta.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“De acordo com o 4º Desafio da SBC para a Computação no Brasil, se faz necessário estender os sistemas computacionais ao cidadão comum. Nesse contexto, um primeiro passo nesse processo envolve conhecer as habilidades (físicas, psicológicas, intelectuais) desses usuários incluindo pessoas com baixo letramento, com deficiências, entre outros, para que se possam formalizar requisitos de interação. Uma vez conhecidos tais requisitos, será possível buscar soluções de design que apoiem a extensão dos sistemas computacionais, permitindo que esses sistemas, de fato, propiciem o acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”.
 
NERIS, V. et al . Design de interfaces para todos – Demandas da Diversidade Cultural e Social. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 28., Belém, 12-18/07/2008. Anais...
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008, p. 78.
 
A metodologia projetual é um conjunto de procedimentos para o desenvolvimento de determinado produto/serviço.
 
Perante o exposto e seus estudos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É preciso conhecer o problema e onde ele ocorre para depois pensar em qual método do design poderá ser aplicado para a solução.
	Resposta Correta:
	 
É preciso conhecer o problema e onde ele ocorre para depois pensar em qual método do design poderá ser aplicado para a solução.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! As etapas de identificação do problema, levantamento de dados, geração de alternativas para solução e desenvolvimento da proposta ou execução do produto constituem as bases gerais para a metodologia projetual em design.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Os produtos globais tornaram-se um novo desafio para designers e fabricantes, ao mesmo tempo em que se transformaram em potencial estratégico de mercado para os países e suas respectivas indústrias. Por exemplo, a Finlândia, ao longo da história, destacou-se no design com o uso da madeira curvada em mobiliários, tradicionalmente reconhecidos pela sua inovação”.
 
LANDIM, P. Design, empresa, sociedade . São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 12.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
(   ) O experimento de um olhar diferente para coisas comuns faz parte do processo de criatividade, que pode levar à inovação.
(   ) Todos, inclusive os finlandeses, possuem a capacidade de ter ideias, pois a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
(   ) Para os designers, problemas podem gerar o potencial estratégico de mercado, conforme o objetivo dos países e respectivas indústrias.
(  ) O uso da madeira curvada em mobiliários é uma inovação pelo processo criativo dos finlandeses, que somente eles sabem fazer.
(  ) A criatividade é o primeiro passo para a inovação, que pode ser aplicada em quaisquer produtos de madeira, excluindo as curvas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F, F.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Atividades como a observação, o uso de referências e o experimento do olhar diferente para coisas comuns fazem parte do processo de criatividade. Assim, é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o excerto a seguir.
 
“Muitas empresas, erroneamente, acreditam que o design só pode ser utilizado por grandes empresas, em razão do glamour que existe em torno da atividade ou porque pensam que investir em seu desenvolvimento implica em altos custos financeiros. Porém, atualmente, os impactos revolucionários que as organizações vêm enfrentando conduzem-nas a buscarem melhores resultados nos mercados em que atuam, obrigando-as a pensarem estrategicamente e a reavaliarem seu modelo de gestão”.
 
PADILHA, A. et al. A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação. Rev. Adm. , Santa Maria, v. 3, n. 3, set./dez. 2010, p. 347.
 
O texto aponta que atualmente as empresas, mesmo as menores, devido aos impactos das crises que enfrentam, estão pensando em novas estratégias, com a participação do design na gestão.
 
Considerando as mudanças de comportamento das empresas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Atualmente as empresas reconhecem a necessidade da contratação de um designer para melhoria da qualidade de produtos e serviços.
	Resposta Correta:
	 
Atualmente as empresas reconhecem a necessidade da contratação de um designer para melhoria da qualidade de produtos e serviços.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Em função dos impactos das crises que enfrentam, as empresas reconhecem a necessidade de novas estratégias com a participação do design na gestão, que poderá melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
“O modelo metodológico de Bonsiepe (1984) é dividido em cinco macroetapas: problematização, análise (subdividida em 7 etapas), definição do problema (subdividida em 3 etapas), anteprojeto/geração de alternativas e projeto.
Para Bonsiepe (1984) o método é fruto do aperfeiçoamento de técnicas que integram um aparato metodológico projetual, o qual é constantemente ligado ao conceito teórico das técnicas de aplicação, validando assim, as etapas sequenciais que são abordadas no método, percebe-se então que as etapas projetuais propostas por Bonsiepe (1984), conferem-lhe o caráter de metodologia, pois é amparada pelo estudo que observa e legitima o uso de cada etapa”.
Agora, confira a figura a seguir, que diz respeito ao modelo de processo de Bonsiepe.
 
Modelo de processo de Bonsiepe.
Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em MEIRELLES; CELUPPI, 1984, p. 66.
 
MEIRELLES, C. R. M.; CELUPPI, M. C. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D , v. 10, n. 1, 2018, p. 66.
 
De acordo com o modelo de processo de Bonsiepe, relacione as etapas a seguir com as respectivas descrições.
 
(1)   Problematização
(2)   Análise
(3)   Definição do problema
(4)   Anteprojeto/geração de alternativas
(5)   Projeto
 
(   ) Nesta
etapa é feita uma síntese do problema, onde as questões devem ser estruturadas, fracionadas e hierarquizadas. É o momento em que se definem os requisitos e prioridades do problema para que possa dar início à formulação do projeto. 
(  ) São traçadas as metas gerais do projeto e o estudo inicial da proposta. Apresentam-se os fatores e as influências do problema e as situações que devem ser melhoradas.
(   ) O
objetivo dessa etapa consiste em preparar o campo de trabalho para, posteriormente, entrar na fase de design do produto; uma análise das informações que poderá ser relevante ao projeto.
(  ) Nessa etapa do projeto, após o protótipo, são executadas as avaliações dos materiais a serem utilizados, da produção do mercado e dos caminhos até o consumidor.
(  ) Após as alternativas, executa-se uma apresentação detalhada do projeto: desenhos técnicos com vistas e cortes, perspectivas, detalhamento das alternativas de encontros de peças, estruturas, Renderigns e demais variantes pertinentes ao projeto.
 
Agora, assinale a alternativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.