Buscar

Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:460151) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12644327
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A imagem anexa ilustra um momento do cotidiano trabalhista. O operário sente-se vigiado e com sua liberdade ameaçada. Nessa direção, a liberdade ganha um contorno conceitual amplo e complexo e, às vezes, idealista. Diversos autores trataram de maneira diferenciada a dimensão da liberdade na condição humana, pois a ética administra a relação administrativa da liberdade entre as pessoas. Escreva uma redação com o tema: A ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE NO COTIDIANO DAS PESSOAS.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-SY5LjKN5RN0/TbnyzSy2ItI/AAAAAAAAAPM/-dUboZCakJk/s1600/cameras755.jpg>. Acesso em: 5 dez. 2014.
	
	Resposta Esperada:
A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Assim, a liberdade fica restrita e limitada ao direcionamento que nossas reflexões podem conduzir nossas atitudes. O livre arbítrio, dessa maneira, é limitado pela ética.
Através da interferência da ética, a felicidade e os interesses individuais ficam subordinados à felicidade coletiva e o ideal do bem comum. A ética faz da liberdade um instrumento a serviço de um ideal comum.
A liberdade pode ser compreendida como uma capacidade humana orientada conforme a exigência de cada época, costume e cultura.
O princípio ético sobre a liberdade pressupõe regras e normas para que a ação humana de liberdade não seja uma ação descontrolada e irresponsável. Assim, a liberdade passa a constituir escolhas feitas a partir de um referencial ético e moral, comum em um contexto e tempo histórico.
A liberdade como uma capacidade humana pode ser um passo consciente de movimentos entre membros de uma sociedade, cujas escolhas estão sempre condicionadas às mudanças.
Parte inferior do formulário

Outros materiais