A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 3

Os indicadores para a avaliação da capacidade financeira de saldar as dívidas da empresa são importantes para que o gestor possa melhor direcionar as ações a serem tomadas. Por exemplo, otimizar o Ciclo Operacional da empresa para melhorar a geração da produção e vendas e, assim, melhorar os prazos das cobranças e pagamentos. Os gestores podem analisar com detalhes os resultados destes indicadores para verificar a capacidade de pagamentos da empresa. Sobre os tipos de indicadores utilizados e que permitem aos gestores avaliar se a empresa possui liquidez para pagar suas dívidas, associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I. Liquidez corrente.
II. Liquidez seca.
III. Liquidez geral.
 
( ) O período do ciclo operacional é diferente entre as empresas industriais e comerciais, dessa forma, há necessidade de excluir os estoques da base de cálculo para apurar esse tipo de indicador.
( ) Com esse indicador, o gestor avalia as condições financeiras da empresa, pois esta tem um prazo de até um ano para gerar caixa e pagar as contas que vencem neste período.
( ) Para apurar este indicador, deve-se desconsiderar o Ativo Imobilizado, pois este serve para gerar as atividades operacionais da empresa.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) III – II – I.
B) I – II – III. 
C) II – I – III. 
D) I – III – II. 
Dentro do plano de negócios, na etapa que trata da análise do mercado, definir os objetivos relacionados aos concorrentes é um dos segredos para tornar o empreendimento vitorioso. Acerca dos objetivos que devem ser definidos com base nos concorrentes, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas que seguem:
 
(  ) Identificar os concorrentes.
(  ) Unir-se aos concorrentes.
(  ) Superar os concorrentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) V – F – V.
B) V – V – V.
C) V – V – F.
D) V – F – F.
O processo inflacionário é algo que gera sérias distorções nos resultados das empresas. No Brasil, em 1994, os preços variaram em torno de 80% ao mês, e, atualmente, chegou a patamares de menos de 10% ao ano. Isso pode ocasionar alguns impactos positivos ou negativos. Em relação a esses impactos gerados pelo processo inflacionário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Uma ameaça para o sistema bancário por causa da perda dos rendimentos derivados da aplicação financeira dos saldos de contas de depósitos à vista de seus correntistas, saldos estes não remunerados ou não-corrigidos.
( ) Uma oportunidade para as empresas mais competitivas por causa da menor facilidade de comparações de preços por parte dos consumidores, em situação de maior estabilidade de preços.
( ) Oportunidade para vendas a prazo por causa de maior previsibilidade por parte dos demandantes.
( ) Oportunidades para negócios que competem com grandes supermercados, diante do fato de que, sob condições de estabilidade de preços, os consumidores podem mudar de hábito, passando de uma prática de realização de grandes compras mensais para outras de compras amiúde.
 
Agora, assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta:
A) V – F – V – V.  (correta)
B) V – F – V – F.
C) V – V – F – F. 
D) V – F – F – V. 
As demonstrações contábeis das empresas refletem os resultados gerados pelas decisões dos gestores. Estes resultados estão pautados na qualidade e preparo acadêmico/profissional dos gestores que devem perceber as melhores oportunidades de negócio da empresa. As decisões passam pelas Atividades Operacionais, Atividades de Financiamento e Atividades de Investimento. Todas essas atividades possuem suas peculiaridades e precisam ser muito bem analisadas pelo gestor financeiro, a fim de evitar a alocação de recursos financeiros que não sejam muito interessantes para aquele momento em algumas destas atividades. Sobre os tipos de atividades voltadas para a geração dos resultados da empresa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I − Atividades Operacionais.
II – Atividades de Investimentos.
III – Atividades de Financiamentos.
 
( ) São os recursos financeiros alocados para novos projetos, que podem ser de expansão, melhorias tecnológicas com a aquisição de máquinas e equipamentos, produtos novos ou até mesmo obrigatórios como os investimentos em preservação ambiental.
( ) São as atividades de fontes de recursos para a empresa, próprios ou de terceiros (podendo ser de curto ou longo prazo).
( ) Estão relacionadas às atividades fins de uma organização, ou seja, são realizadas na expectativa de gerar retorno sobre o capital investido.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) I – III – II. 
B) III – II – I.
C) III – I – II.  
D) II – III – I. 
É salutar que um planejamento orçamentário seja decomposto em períodos curtos, preferencialmente anuais ou semestrais. Dessa forma, a velocidade das informações e do mercado pode causar efeitos na elaboração das previsões orçamentárias. Sendo assim, as atividades da empresa – de cada departamento – deverão ser definidas, planejadas e harmonizadas. Com isso, surgem perguntas como: Quais são as bases da previsão? Quais são os limites orçamentários? Avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação à previsão orçamentária por produto e por período, levando em consideração o que o mercado pode absorver: 
A) Contabilidade: análise das contas analíticas e sintéticas por grupos e por períodos anteriores. Das estatísticas do departamento de vendas: principalmente da análise dos relatórios das vendas individuais ou em grupos de clientes, por períodos de entrega dos produtos. Do estudo dos mercados: uma expectativa realística só pode ser determinada se o mercado responder através da sua capacidade em absorver seus produtos.
B) Contabilidade: análise dos relatórios financeiros e de vendas (por períodos anteriores). Das estatísticas do departamento de vendas: principalmente da análise dos relatórios das vendas individuais ou em grupos de clientes, por períodos de entrega dos produtos. Do estudo dos mercados: uma expectativa realística só pode ser determinada se o mercado responder através da sua capacidade em absorver seus produtos.
C) Contabilidade: análise dos relatórios financeiros e de vendas (por períodos anteriores). Das estatísticas do departamento de produção: principalmente da análise dos relatórios da produção individuais ou em grupos de produtos. Do estudo dos mercados: uma expectativa realística só pode ser determinada se o mercado responder através da sua capacidade em absorver seus produtos. 
D) Contabilidade: análise dos relatórios financeiros e de vendas (por períodos anteriores). Das estatísticas do departamento de vendas: principalmente da análise dos relatórios das vendas individuais ou em grupos de clientes, por períodos de entrega dos produtos. Do estudo dos investimentos: uma expectativa realística só pode ser determinada se o investimento responder de acordo com sua capacidade em absorver a produção. 
Os recursos financeiros que as empresas investem em seu Ativo Imobilizado servem para gerar riqueza, ou seja, o Ativo Imobilizado é utilizado para a produção e geração de caixa da empresa. Porém, esse tipo de ativo sofre desgaste ao longo do tempo. Em relação a esses desgastes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgastes ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
( ) Amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado à aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
( ) Exaustão, quando corresponder à perda do valor, decorrente de recursos financeiros, de estoques cujo objeto sejam recursos de empréstimos ou devoluções, ou bens aplicados nessa produção.
 
Agora, assinale