A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
prova final 21

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.	O receituário é o papel utilizado para a prescrição de medicamentos. Já a receita é a prescrição escrita de medicamentos, contendo orientação de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado. De acordo com a RDC 344/98, associe os itens a seguir:
I- Receituário Simples.
II- Receita Branca.
III- Receita Azul.
IV- Receita Amarela.
( I ) Utilizado para a prescrição de medicamentos anódinos e de medicamentos de tarja vermelha, com os dizeres venda sob prescrição médica.
( III ) Utilizada para a prescrição de medicamentos que contenham substâncias da lista B1 e B2.
(II ) Utilizada para a prescrição de medicamentos à base de substâncias contidas na lista C1.
( IV ) Notificação de Receita A para os medicamentos da lista A1, A2 e A3.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - III - II - IV.
	b) II - III - I - IV.
	c) I - II - III - IV.
	d) I - IV - II - III.
 
 
2.	O Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, nº 596, de 21 de fevereiro de 2014. Sobre o Código de Ética Farmacêutica, assinale a alternativa INCORRETA:
	Fa) O farmacêutico não responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.
	Vb) É direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico.
	Vc) Decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário.
	Vd) A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.
3.	As formas farmacêuticas são as categorias da forma física em que os medicamentos se apresentam e podem ser divididas, visando a melhor administração para cada idade ou situação clínica, facilitando a terapêutica do paciente. Sobre as formas farmacêuticas e as vias de administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Em geral, fármacos administrados em solução aquosa são absorvidos mais rapidamente do que aqueles administrados em forma sólida.
(V ) As vias tópica, inalatória, bucal, sublingual e retal utilizam a pele e a mucosa para a administração de fármacos.
( V ) A via enteral é composta por todas as administrações que utilizam o trato gastrointestinal para introduzir o fármaco no organismo.
( F ) A via parenteral é composta por todas as administrações que utilizam o trato gastrointestinal para introduzir o fármaco no organismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - F.
	b) F - V - V - F.
	c) V - V - F - V.
	d) V - V - V - F.
4.Um dos fatores mais importantes na ação educativa em saúde é o envolvimento de várias pessoas para a solução de diversos problemas. Sobre a educação em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O que motiva a participação, o ponto de partida, é a discussão coletiva dos problemas.
( F ) Não é preciso de pessoas com experiência em diversas áreas do conhecimento para atuar em espaços de produção de saúde.
( F ) O mapa do território pouco influencia no diagnóstico dos problemas na comunidade.
( F ) Não é preciso sensibilizar pessoas para mudar as práticas em saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - F.
	Xb) V - F - F - F.
	c) V - F - F - V.
	d) F - V - V - F.
5.	A dispensação de medicamentos, isentos ou não de prescrição, deve ser entendida como um processo de atenção à saúde. Quando a dispensação é acompanhada de orientação adequada, os riscos relativos ao medicamento diminuem, contribuindo para que os estabelecimentos farmacêuticos sejam um verdadeiro estabelecimento de saúde. Sobre o papel do farmacêutico na prescrição e na dispensação de medicamentos, analise as sentenças a seguir:
I- A legislação sanitária vigente assegura ao profissional farmacêutico o direito à prescrição de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) como também daqueles sob prescrição médica.
II- Quando um farmacêutico mantém livre o acesso aos MIPs na farmácia, ele se isenta da responsabilidade por eventuais agravos à saúde que o paciente venha a sofrer.
III- Para que o farmacêutico realize a prescrição de medicamentos, deve se submeter à prova de reconhecimento de título realizada pelo conselho de farmácia de sua região.
IV- O farmacêutico deve ter conhecimento sobre os tipos de receitas para a prescrição de medicamentos controlados. Essa prescrição só pode ser feita por profissionais habilitados, sendo eles médicos, dentistas e veterinários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença II está correta.
	b) Somente a sentença III está correta.
	c) Somente a sentença I está correta.
	Vd) Somente a sentença IV está correta.
6.	O campo de atuação do farmacêutico é muito amplo. Há todo um futuro repleto de avanços e oportunidades dentro da área, com diversas oportunidades de trabalho. Sobre as áreas de atuação do farmacêutico, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O farmacêutico pode trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alimentícios.
( V ) O farmacêutico pode atuar na área de Saúde Pública, como farmacêutico sanitarista, buscando oferecer maiores condições para o tratamento de epidemias e doenças que resultam de condições de trabalho, por exemplo.
( F ) O farmacêutico poderá trabalhar com Práticas Integrativas e Complementares, que visam à administração e dispensação de medicamentos sintéticos de forma correta.
( V ) O farmacêutico pode atuar na manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - F.
	b) V - F - V - F.
	c) F - V - F - F.
	xd) V - V - F - V.
7.	Como em todas as profissões, leis e decretos devem regulamentar o exercício da profissão, a fim de habilitar o farmacêutico a atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O Decreto nº 85.878 foi o primeiro regulamento específico da profissão, que lista todas as áreas em que o farmacêutico pode atuar.
( V ) O Decreto nº 20.377, de 8 de setembro de 1931, estabeleceu normas sobre o exercício da profissão de farmacêutico, entre outras providências.
(V ) Dentre as atribuições privativas do farmacêutico, está a manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privativa.
(F ) Dentre as áreas em que o farmacêutico pode atuar estão: a fabricação de produtos biológicos e químicos oficiais, análises clínicas, exceto a execução de análises bromatológicas químicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - F.
	xb) F - V - V - F.
	c) V - F - V - V.
	d) F - F - V - F.
8.	O farmacêutico clínico é o profissional que está inserido no cuidado ao paciente, participando ativamente da terapia medicamentosa, da promoção e/ou da recuperação da saúde, exercendo suas atividades com autonomia para a tomada de decisões, com base nos princípios éticos da profissão. Sobre os serviços prestados pelo farmacêutico clínico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Educação em saúde.
( ) Acompanhamento farmacoterapêutico.
( V ) Monitorização terapêutica de medicamentos.
( ) Mudanças na prescrição, de forma independente do médico e equipe.
( ) Diagnóstico de complicações crônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F - V.
	b) V - V - V - F - F.
	c) F - V - V - V - V.
	d) V - V - F - F - V.
9.	A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X e vem sofrendo alterações até os dias de hoje. Com relação a alguns dos principais acontecimentos da história da Farmácia e da profissão farmacêutica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(