Buscar

Osteoporose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCENTE: Victor Lima de Paiva Freitas
	DATA: 18/09/2020
	DOCENTE: Neandder Correia
	UNIDADE CURRICULAR: Medicina Laboratorial
	Objetivo Geral:
	Descrever testes laboratoriais para subsidiar o diagnóstico de osteoporose.
	
Visão geral da doença
	A osteoporose é a perca de massa óssea acometida pelo período pós-menopausa nas mulheres quando se trata da osteoporose primária tipo I. Além disso, pode acometer pessoas idosas, a osteoporose primária tipo II, já a osteoporose secundária decorre de processos inflamatórios como artrite reumatóide, alterações endócrinas, entre outros. 
Testes Laborais
1.1 Hemograma 
Para avaliar um hemograma se deve observar as seguintes taxas: valores de cálcio no sangue; Vitamina Paratormônio (PHT); Hormônio estimulante dos folículos (FHS); Testosterona; Eletroforese de proteínas e Fosfatase alcalina. 
1.2 Cintilografia Óssea 
Para inicio não é necessário nenhum preparo antes do processo como suspensão de remédios ou jejum. Então é administrado um radiofármaco na veia do paciente e após 3 horas (é necessário que o paciente beba bastante durante esse tempo) é realizada a captura das imagens, a câmera radioativa representada pela Figura 1 é a responsável pela obtenção das imagens desejadas.
Figura 1: câmera radioativa
Fonte: canal clínica médica 
1.3 VHS 
O exame de VHS( velocidade de hemossedimentação) mede a velocidade que as hemácias sedimentação, para é necessária a coleta do sangue em dois tubos, um deles contém EDTA e o outro terá citrato de sódio( os dois compostos são anti-coagulantes) e após isso, irá se transferir o sangue para uma pipeta graduada. E assim, o material irá ficar em repouso durante o período de uma hora, logo ao final desse processo será possível observar a quantidade de hemácias e plasma sedimentadas como o observado na Figura 2. O exame é considerado inespecífico pois vários fatores como ciclo menstrual ou até mesmo uma unha encravada poderá gerar uma inconclusão do caso. A Tabela 1 demonstra os valores esperados para uma pessoa com uma velocidade de hemossedimentação normal.
	 Gênero
	Valor de VHS normais de sedimentação
	 Masculino
	 De 0 a 15 mm/hora
	 Feminino
	 De 0 a 20 mm/hora
	
 Tabela 1: VHS 
 Fonte: interpretação de exames laboratoriais 
 Figura 2: exame de VHS
 Fonte: canal tira o jaleco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais