Buscar

Aula 3 - Negociação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 3 – Negociação
TEMA 4 – NEGOCIAÇÃO E AS IMPORTAÇÕES
Importar é transacionar um bem comercialmente do exterior até seu país de destino.
Hoje, muitas das importações são feitas por encomenda, ou seja, não diretamente pela empresa que necessita do produto importado, mas por uma terceira. É um tipo de importação no qual há “uma empresa interessada em importar uma mercadoria (adquirente) e uma empresa importadora (prestadora de serviço)”
E quais os aspectos desse maior espectro de exigências na hora de se negociar? A negociação torna-se mais complexa. Quanto mais partes envolvidas, mais difícil pode ser chegar-se a um consenso sobre preços, prazos e pagamentos. Normalmente, negociações para importar algo são mais simples do que para exportar
Como saber se posso ou não confiar num potencial fornecedor?
Representantes ou distribuidores de fabricantes estrangeiros no Brasil
Feiras no Brasil e no exterior
Diretórios de fornecedores online (business to business)
Um procedimento que pode ajudar a evitar dores de cabeça é pedir referências a esses fornecedores, referências de clientes com os quais você possa entrar em contato para garantir que a empresa entrega, de fato, o que promete.
Antes de fechar qualquer negócio, certifique-se da possibilidade de negociar diretamente com o fabricante ou da confiabilidade do distribuidor.
Por fim, não se esqueça de certificar-se de que o produto que você está importando está em sintonia com as leis brasileiras. Pode ser que um determinado produto venha com componentes proibidos pela nossa legislação.
TEMA 5 – NEGOCIAÇÃO E O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO
Negociar para efetuar investimentos estrangeiros diretos não é assim tão simples. Os riscos envolvidos são maiores por conta de uma série de fatores que podem atrapalhar seus planos e liquidar com o capital alocado.
Existem locais onde investir é mais seguro por diversos motivos: desde a mínima intervenção do governo até a economia estável e em crescimento.
É o que se chama de “risco país”: O risco país refere-se à exposição a uma perda em potencial ou a efeitos adversos sobre as operações e lucratividade de uma empresa causados por desdobramentos no ambiente político e/ou legal de um país.
Agências internacionais especializadas - Um bom mapeamento do risco legal de um país deve incluir: avaliação do sistema legal; processo de abertura de empresa e outras obrigações burocráticas; regras relativas ao repatriamento de divisas; regras específicas à comercialização do produto bem como as obrigações decorrentes, acordos internacionais relevantes; tributação local; barreiras tarifárias e não tarifárias
E, além desses riscos, existem outros? Sim, diversos. Existe o risco econômico; o risco geográfico; o risco de segurança e ainda muitos outros que devem ser bem pensados e calculados, antes que você busque um mercado específico.
De forma geral, o melhor componente das negociações e das decisões gerenciais é a informação. Quanto mais informação você tiver, e quanto melhor ela for, melhor será seu desempenho nas negociações!
NA PRÁTICA
Analisando a notícia acima, qual a importância da negociação e dos profissionais de comércio exterior para a internacionalização de empresas? 
São os profissionais de comércio exterior que dão a partida nos processos de internacionalização, através das negociações iniciais para a entrada num determinado mercado. Esse profissional deverá ter sensibilidade para entender se o produto oferecido no mercado doméstico será bem-aceito no exterior, e terá de compreender diferenças culturais e negociar levando-as em consideração. A internacionalização de empresas pode ocorrer de várias formas. No entanto, é o profissional de comércio exterior que, usando sua habilidade negocial, deverá escolher qual das formas possíveis é mais atrativa para sua empresa.
Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
Cada um dos lados toma uma posição, defende-a e faz concessões para chegar a uma solução de compromisso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais