Buscar

A IMPORTÂNCIA DA LATERALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A importância da lateralidade na educação física
Sendo que a educação tem a criança como seu alvo principal, e em torno dela deve girar o processo de ensino, e de acordo com os PCNs, que concebem esta educação como prática que tem a possibilidade em criar as condições para que esta desenvolva suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras, estas só são possíveis com a construção e a reconstrução do conhecimento. E para proporcionar um desenvolvimento global da criança, vem como parte integrante deste sistema educacional a educação física, desta forma para que sejam atendidas todas as necessidades da criança e para melhor desenvolvimento, é fundamental que esta disciplina escolar desenvolva a lateralidade do espaço interno do individuo e capacitando-o para que este possa conhecer seu próprio corpo.
A Educação Física possui características próprias e que perfeitamente pode buscar um processo gradativo de inter-relação com as demais disciplinas do currículo quer esteja inserida na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Nesta disciplina se abrange a lateralidade, pois durante exercícios específicos, torna-se fundamental o conhecimento dos lados direito esquerdo e do próprio corpo, das outras pessoas, dos espaços e objetos, facilitando a compreensão de deslocamentos e sistemas de jogos (ataque e defesa) nos esportes coletivos. 
A atividade de Educação Física deve ter identidade própria sendo necessária e de total importância na indisciplinariedade com outras matérias devendo ser combinada com os ensinamentos da leitura, escrita, os cálculos e outras. A correta definição de lateralidade caminha junto com uma boa escrita e orientação espacial e temporal. Antes de pensarmos em atividades que desenvolvam a lateralidade, torna-se fundamental conceituar e confrontar definições, como por exemplo, a dominância lateral. 
Deve-se observar que a lateralidade deve ser muito bem trabalhada tanto na educação física como nas outras disciplinas, e observando com cuidado como o trabalho do lado dominante. Ou sérios problemas de conduta, aprendizagem, leitura e escrita ocorreram no futuro deste individuo. A importância de se trabalhar com a lateralidade nas aulas de Educação Física, é que a lateralidade é uma variável do desenvolvimento psicomotor, sendo aspecto relevante no desenvolvimento de todas as outras aprendizagens.
O trabalho do professor de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental requer ações pedagógicas que sejam possíveis incluir significados e construção de novos saberes quanto a teorias e práticas realizadas durante as aulas, possibilitando ao educando a compreensão daquilo que esta sendo feito, viabilizando com isso associar os conhecimentos corporais anteriores com as ações que recebem. É possível que ao tomar como ação esta postura pedagógica o aluno possa perceber e encontrar sentido nas ações corporais que realiza dentro da escola.
Durante uma aula de Educação Física o desenvolvimento psicomotor da criança integra movimento, ritmo, construção espacial, reconhecimento de objetos que estão a sua volta e suas posições, o esquema do nosso corpo e a linguagem, e diante disso a lateralidade deve ser trabalhada unida sempre de forma lúdica e interagidas com todas as demais disciplinas, porque desta forma o conhecimento pode ser mais bem aproveitado. Quando lhe é proporcionado usar o próprio corpo como ferramenta pedagógica é menos desgastante, e a criança consegue aprender com mais facilidade, pois é através do lúdico que ela fica mais envolvida com o aprendizado. 
É necessário ter em mente que a criança através do seu corpo, desenvolve seu processo educativo, pois é nele que estão armazenadas todas as suas características de vida, o qual clama por ser concreta, atendendo as necessidades de sua realidade e vice-versa, esta questão por sua vez deve fomentar o trabalho educativo do professor de Educação Física para alem da simples tarefa da ação motora, elevando sua pratica para uma ação mais educadora. 
Com isso o que percebemos, no entanto é que também faltam definições mais claras e objetivas nas literaturas disponíveis sobre como o professor da disciplina de Educação Física deve trabalhar o assunto da lateralidade na escola mesmo ele próprio sabendo de tal importância. Neste contexto a escola entra como mediadora, sendo o único espaço capaz de poder proporcionar a todos o direito em atingirem este conhecimento. Qualquer que seja a aprendizagem leva o ser humano a pensar e refletir e assim interagir e adquirir novas experiências e podendo formar seus próprios conceitos. 
Atividade proposta para explorar os possíveis problemas de aprendizagem relacionados com a Lateralidade:
Cantando e dançando, utilizando-se de movimentos com o corpo.
Música:
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, braços e cabeça
Cabeça, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão, ouvidos, olhos, boca e nariz
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão.
Desenvolvimento:
 Em formação de circulo, as crianças cantarão e irão colocando as mãos nas diversas partes do corpo por elas mencionadas durante a letra da música. Sendo que durante as repetições vai se apressando gradativamente o ritmo da melodia, e para incrementar podem-se incluir outras partes do corpo, como: nuca, sobrancelha, pescoço, umbigo, barriga, tornozelo, ombro, sola do pé, dedos da mão, dedos do pé, etc.
Justificativa: 
É possível afirmar-se que através da disciplina de Educação Física usando-se de atividades afetivas, psicomotoras e sócias psicomotoras, realiza-se um fator de equilíbrio nestas crianças, pois há uma interação entre o corpo e a mente, a afetividade e a energia, o individuo e o grupo, trazendo e promovendo uma totalidade para este ser. Podemos concluir que ao trabalhar a lateralidade nas aulas de Educação Física estamos ativando a psicomotricidade do educando que é a relação entre pensamento e a ação (que envolve a emoção), favorecendo a criança uma relação consigo mesma, com o grupo e com o mundo em geral e ainda traz um melhor conhecimento de seu próprio corpo, de sua potencialidade e das possibilidades em usar isto como forma de interação com o saber das outras disciplinas, entre elas os cálculos e a linguagem. 
REFERÊNCIAS:
FOGAÇA JUNIOR, Orlando Mendes. et. al. Instrumentação do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. In UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ: Pedagogia: Módulo - VI. Londrina: UNOPAR, 2009. (pág.161 a 192).
PACHER, Luciana Andréia gadotti. Lateralidade e Educação Física.
Disponível em < http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-09.pdf >. Acesso em: 18/03/2009.

Outros materiais