Buscar

AVA 2 - O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONTEÚDO: O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE
Procedimentos para elaboração do TD 
A partir da tirinha apresentada, pesquise sobe o assunto e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre leitura, destacando os seguintes conceitos: 
a) A importância da leitura para a formação do indivíduo e da sociedade.
b) O prazer de ler.
 
a) A importância da leitura para a formação do indivíduo e da sociedade.
 A leitura é a formação do homem! 
 Segundo pesquisas, sabe-se que no brasil 41% de sua população não tem o hábito/ interesse, em leitura. Dentro desses 59% de leitores, o gênero feminino; e os adolescentes são os dominantes. O Brasil atualmente encontra-se em 8º lugar no ranking mundial, com 74% de pelo menos um livro comprado por longo dos anos, onde quem domina o mesmo é a Turquia (87%), Rússia (82%) e Espanha (81%), e o tipo de leitura que mais é feita no mundo é a religiosa.
 Quem possuí o hábito de leitura, torna-se mais intelectual, adquire amplo conhecimento geral, é criativo, é questionador, tem alto conhecimento do vocabulário, cultura, tem mais intimidade com a escrita, entendimento dos sentimentos, ideias mais organizadas, etc.
 A leitura é a multiplicidade da vida, é o ato de apreender o conteúdo de um texto escrito, porém não é apenas lê e aprender, mas sim compreender e refletir o que foi lido, o leitor é levado ao senso crítico. Sabe-se que quanto mais se lê, mais é atingido outros mundos, tempo, história, outros lugares, eras, os coloca no lugar de outras pessoas, no momento do mesmo; pode ser atual ou contemporâneo e pode mudar vidas.
 É o fruto indispensável de qualquer tipo de formação e é fundamental para que haja equilíbrio na sociedade; as pessoas sempre mudam de ideias porque amadurecem, os livros são ótimos influenciadores. Geralmente se tem um pensamento, mas logo após a leitura o mesmo pode mudar. Muitos não leem nem uma bula médica, não só por falta de tempo, mas sim, por preguiça. Ler é um hábito que deve ser adquirido desde criança, assim adquirir cultura desde pequeno; com a leitura de contos objetivos, aquele que passa uma visão do mundo em que ela vive, deixando-a esperta desde pequena.
 Leitura, além de algumas pessoas não terem esse hábito é um tipo de incentivo que colégios, curso, etc. não dão ao aluno, só os obrigam quando tem que fazer alguma prova, fora isso não tem o devido encorajamento que os alunos necessitam; mas também tem pessoas que não dão valor a este papel cultural. Quem não lê tem pouco valor social! Com isso o governo tem como dever obrigar as unidades pedagógicas desde a pré-escola em diante, estimular/ obrigar os alunos a começar o tipo de leitura que os interessa, até porque se as pessoas tiverem o hábito desde pequeno e lê bastante, vão ser pessoas bem conceituadas.
b) O prazer de ler.
 O que fazer para criar o hábito de ler? Nada, leitura não é hábito, leitura é prazer! Não tem como sentir este prazer se você não tiver força de vontade, e se envolver de corpo e alma na leitura; é muito prazeroso quando alguém faz a leitura e tem um ouvinte, nesta situação é prazeroso para os dois. Existe um projeto que une os pais aos seus filhos para os ajudar na formação (O prazer de ler em família), assim como existem projetos para indivíduos também, mas são poucos projetos existentes.
 Pode-se dizer que leitura é uma alienação, pois, quando se lê a pessoa tem o total prazer e entra na história contada; pessoas a tem como companhia em todos os lugares que vão, leitura também é lazer! Ler por prazer é bem melhor do que ler por obrigação!

Outros materiais