Buscar

Tipologia de Textos e a Importância da Leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de atividades avaliativas
Orientações: Para a realização desta atividade leiam as aulas de número 5 e 6 e assistam aos vídeos.
Enviar no portfólio 3
02-Identifique a tipologia dos textos abaixo: 
Texto I-“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz) 
Texto II- Em pleno século XXI é salutar refletir sobre a importância de preservação do meio ambiente bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa. Já ficou mais que claro que a maioria dos problemas os quais enfrentamos atualmente nas grandes cidades, foram gerados pela ação humana. 
Texto III- E foi então que, tomada pelo desespero por não me lembrar de que cor seriam os olhos de minha mãe, naquele momento, resolvi deixar tudo e, no outro dia, voltar à cidade em que nasci. Eu precisava buscar o rosto de minha mãe, fixar o meu olhar no dela, para nunca mais esquecer a cor de seus olhos. E assim fiz. Voltei, aflita, mas satisfeita. 
Respostas:
Texto I- Descrição
Texto II- Dissertação
Texto III- narração
02- Levando em consideração nossa capacidade de ler e interpretar textos, observe a charge abaixo e faça uma análise crítica interpretativa, seu parágrafo deve ter, em média, 10 linhas.
Nos dias de hoje com o avanço e popularização da tecnologia muitas pessoas deixaram os livros de lado e com isso quando se encontra pessoas com um certo grau de inteligência mais elevado já ficam surpresas. 
Na charge podemos ver uma pessoa que aparentemente vai muito a academia e fez com que os seus músculos crescessem, quando avistou o outro menino percebeu a sua grande cabeça e músculos pequenos e por isso fez a pergunta “Aonde você malha?” e o outro respondeu “Na biblioteca”. 
Devemos criar hábitos de leitura em nossas crianças desde pequenos para que com o passar do tempo não percam o gosto pela leitura e com isso elas cresçam aprendendo e absorvendo os conteúdos.

Outros materiais