A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação On3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Pergunta 1
Uma empresa de construção civil buscou gerenciar seus processos organizacionais por meio de acompanhamento de relatórios e indicadores dos serviços assumidos para garantir que seus resultados sejam atingidos. Para isso, recorreu à ferramenta matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para analisar os seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças e desenvolver estratégias que a auxiliem a buscar uma vantagem competitiva 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre matriz SWOT, pode-se afirmar que se trata de uma ferramenta estratégica, porque:
a. possibilita uma análise dos fornecedores e pressão que eles exercem sobre os processos organizacionais da empresa.
b. analisa as propostas das ações financeiras sobre os objetivos e metas estratégicos dos processos organizacionais.
c. propicia uma visão geral do processo de negócio, o que permite desenvolver estratégias e ações para atingir os objetivos organizacionais.
d. é uma ferramenta desenvolvida para realizar análise setorial do ambiente da empresa.
e. possibilita aos empresários e executivos identificar em quais atividades realizadas os processos organizacionais da empresa estão gerando valor para os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e para a comunidade.
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“Hoje, ter uma boa ideia e desenvolver um bom plano de negócios é apenas o primeiro passo que uma empresa deve fazer para ter sucesso em seu segmento. Em um mundo altamente competitivo, é importante ir além e se posicionar sempre à frente da concorrência – o que significa saber utilizar os dados a favor com o atual cenário de conectividade. Por conta disso, uma das primeiras estratégias utilizadas por empreendedores compreende justamente o armazenamento de informações relevantes para a organização e que podem oferecer insights importantes no futuro.
Fonte: ALBUQUERQUE, R. Como a inteligência de dados pode ajudar a sua empresa a ficar mais competitiva. 2019. Disponível em: <https://www.segs.com.br/seguros/153268-como-a-inteligencia-de-dados-pode-ajudar-sua-empresa-a-ficar-mais-competitiva>. Acesso em: 31/07/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de mercado, analise as afirmativas a seguir.
I. O armazenamento de informações relevantes para a organização permite que a empresa desenvolva estratégias assertivas de ação no mercado obtendo vantagem competitiva.
II. A obtenção de dados importantes para a empresa permite que o processo de inteligência competitiva desenvolva ações antecipadas com o objetivo que se pretende atingir.
III. Estratégias competitivas devem ser direcionadas para atingir novos clientes.
IV. Quanto mais informações, melhor para a empresa, para que se possa analisar e perceber todas as possibilidades antes de tomar uma decisão.
Está correto apenas o que se afirma em:
a. II e III.
b. I e III.
c. I, II e III.
d. I, III e IV.
e. I, II e IV.
Pergunta 3
Leia o excerto a seguir:
“Tornar uma empresa virtual é parte da sua estratégia competitiva, num processo de transformação de um modo de ser num outro. Do virtus, que significa força, potencial, a virtualização não é uma ‘desrealização, é uma mutação de identidade’, a passagem do atual ao virtual é ‘uma elevação à potência’ da entidade considerada.”
Fonte: TOMAZ, Etel. E-empreendedor: o portal do empreendedor digital. 2001. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em:<http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79524> Acesso em: 12 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empresas virtuais, pode-se afirmar que a abordagem de empresa virtual que o autor ressalta no trecho apresentado é entendido como uma forma de realizar o:
a. Marketing digital.
b. Empreendedorismo digital.
c. Marketplace.
d. Marketing de Rede Social.
e. Modelo de negócio.
Pergunta 4
Após o empreendedor desenvolver o seu plano de negócio e saber em qual segmento deseja atuar, ele precisa definir o tipo de empresa que pretende abrir. Dependendo do segmento escolhido pela empresa, uma classificação é exigida para a sua formalização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelo de organização, analise os tipos de empresa a seguir e associe-os a suas respectivas características.
1) Empresa Individual.
2) MEI – Microempreendedor Individual.
3) EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
4) Sociedade Ltda.
5) S/A – Sociedade Anônima.
(  ) Os sócios são chamados de acionistas e suas responsabilidades dentro da organização variam conforme o número de ações que têm.
( ) Se contrair dívida, seus bens e capitais não estão disponíveis para a empresa.
( ) Bens individuais passam a estar à disposição da empresa.
( ) Conta com um faturamento anual de até R$ 81.000,00.
( ) Se enquadram nesta modalidade de empresa, aquelas que possuem dois sócios e oferecem bens e serviços de maneira organizada. As contas da empresa são separadas das contas pessoais dos sócios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. 4, 5, 2, 1, 3.
b. 3, 2, 4, 5, 1.
c. 1, 2, 4, 3, 5.
d. 1, 3, 5, 2, 4.
e.  5, 3, 1, 2, 4.
Pergunta 5
Com a dinâmica de mercado e grande competitividade, as empresas precisam estar atentas a muitas informações, principalmente ao que se refere ao comportamento do consumidor, caso queiram estar à frente de suas concorrentes. Assim, poderão agir de modo a obter vantagem competitiva e aumentar seu market share (participação de mercado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico, pode-se afirmar que ele é importante para o desempenho positivo da empresa, porque:
a. permite uma visão geral de todas as estratégias organizacionais.
b. promove o desenvolvimento de ações estratégicas para tomada de decisão. 
c. é focado no gerenciamento de pessoas dentro do planejamento, sendo muito utilizada na avaliação de seus resultados.
d. é um indicador que informa se as ações colocadas em prática estão devidamente alinhadas com os objetivos organizacionais.
e. dá um diagnóstico geral da empresa e sua situação atual.
Pergunta 6
Leia o excerto a seguir:
“O e-business ou negócio eletrônico pode ser definido como uma estratégia de inserção da empresa na internet, visando automatizar suas atividades em diversas áreas, como as comunicações internas, treinamento de pessoal, contato com fornecedores e clientes.”
Fonte: TOMAZ, E. E-empreendedor: o portal do empreendedor digital. 2001. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em:<http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79524>. Acesso em: 12 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modelos de Negócios Digitais, pode-se afirmar que o nome dado ao profissional que elabora o processo evolutivo e inovador do e-business é:
a. gerente de marketing.
b. coordenador.
c. empreendedor digital.
d. CEO.
e. gestor.
Pergunta 7
Uma empresa líder do segmento de cosméticos lançou um shampoo para adultos. Essa empresa desenvolve e produz shampoos e condicionadores para o público infantil, tendo como sua principal clientela a faixa etária de 1 a 10 anos e buscou, como público-alvo, atingir as mães e os pais dessas crianças. O grande investimento em tecnologia realizado pela empresa permitiu que o seu novo produto trouxesse aos usuários uma experiência de cabelo mais macio e brilhoso, obtendo, assim, os melhores resultados do mercado. Porém, o produto não despertou o interesse do público-alvo escolhido, pois as mães e os pais já utilizam produtos semelhantes de empresas que já possuem muitos anos de mercado no segmento de produtos para adultos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento estratégico, analise as asserções a seguir e assinale a alternativa correta:
a. O levantamento de