Buscar

Estudo Transversal I 17579

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512735) ( peso.:10,00)
	Prova:
	16174503
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 b)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	 c)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	 d)
	Código de Defesa do Idoso.
	2.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	 b)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	 c)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 d)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	3.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Desenvolvimento sustentável.
	 b)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	 c)
	Obsolescência programada.
	 d)
	Reciclagem e reutilização.
	4.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	 b)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 c)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 d)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	5.
	O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 b)
	Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 c)
	É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 d)
	É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	6.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 b)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	 c)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	 d)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
	7.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 b)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 c)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	 d)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	8.
	O conceito de resiliência pode ser entendido como a capacidade de se recuperar após sofrer um dano. Neste sentido, com relação à resiliência de nosso planeta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quem consome de modo sustentável reduz a resiliência do planeta Terra.
	 b)
	O consumidor consciente pode evitar que a resiliência do planeta seja afetada pelo homem e assim promover a desigualdade.
	 c)
	O consumismo está afetando negativamente os limites de resiliência da Terra.
	 d)
	O desmatamento, a contaminação dos rios e mares, o acúmulo de lixo e resíduos diversos são exemplos que aumentam a resiliência do planeta.
	9.
	No Brasil, com a publicação da Lei n° 8.078 de 1990, que trata do Código de Defesa do Consumidor e institui a Política Nacional de Relações de Consumo, ficou estabelecido alguns princípios para garantia dos direitos do consumidor e promover a sustentabilidade econômica e ambiental. Referente a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.
(    ) Ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor.
(    ) Incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
(    ) A coibição ao direito à informação e rotulagem de embalagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8078-11-setembro-1990-365086-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Dados da ONU apontam que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Esses dados revelam a importância
do ODS número 6 que pretende, até 2030, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Dentre as metas propostas para alcançar esse objetivo, analise as sentenças a seguir:
I- Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
II- Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
III- Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
IV- Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhora da gestão da água e do saneamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais