Buscar

AD1 - ELECO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Analise a figura abaixo, a qual expressa as taxas de mortalidade do camarão Crangon septemspinosa frente a diferentes faixas de temperatura e salinidade:
As variáveis expostas nos eixos x e y são condições ou recursos? Justifique a sua resposta para cada variável.
São condições, tanto a temperatura quanto a salinidade, pois ambas são fatores ambientais, o organismo não luta com esses fatores para sobreviver, ele depende dessas condições específicas para sua sobrevivência.
Rodrigues, D. 2013. Condições, recursos, nicho ecológico e habitat. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php
2- As demandas conflitantes são balanços nas relações custo-benefício que os indivíduos sofrem ao expressar certas características de história de vida. Estas demandas ocorrem porque a energia e os recursos são limitantes para produzir organismos otimizados. Uma demanda conflitante bastante comum na natureza é a referente ao número da prole versus tamanho corporal de cada indivíduo que compõe a prole. De forma geral, organismos que geram poucos ovos, filhotes ou sementes investem em um maior tamanho corporal de cada ovo, filhote ou semente. Ou seja, o benefício em se produzir um filhote de tamanho corporal grande acarreta no custo da produção reduzida em termos de número de filhotes. Várias outras demandas conflitantes são comuns na natureza. Cite uma demanda conflitante e explique a relação custo-benefício envolvida nesta demanda.
Um exemplo seria o investimento em atributos para chamar a atenção de um parceiro e, ao mesmo tempo, correr o risco de atrair predadores. Com essa ideia, a probabilidade de atrair parceiros primeiro que mesmos da sua espécie e procriar acaba sendo mais vantajosa do que a preocupação de atrair predadores.
Rodrigues, D. 2013. Demandas Conflitantes: Um fenômeno central em Ecologia dos indvíduos. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php
3- Analise os recortes dos resumos dos seguintes artigos científicos: 
Resumo A: 
“Neste trabalho, uma compilação de dados sobre a riqueza e abundância de mamíferos de pequeno porte existentes no Bioma Mata Atlântica foi feita. Os dados foram extraídos de 114 fontes publicadas e não publicadas por grupos de pesquisa do Laboratório de Vertebrados da UFRJ e outros laboratórios durante os anos de 1943 a 2017. Os dados incluem 1.902 registros de ao menos 111 espécies em 155 localidades, totalizando 42.617 indivíduos. Para cada estudo, selecionou-se (1) latitude e longitude, (2) nome da localidade amostrada, (3) esforço amostral empregado, (4) tipo de armadilha, (5) ano de estudo, (6) país, (7) nome das espécies e (8) suas respectivas abundâncias. Este estudo possibilitou uma melhor compreensão sobre a riqueza de pequenos mamíferos da Mata Atlântica em uma escala de longo prazo.” 
Figueiredo et al. 2017. Ecology 98: 2981. 
Resumo B: 
“Este estudo testa a hipótese que a fragmentação de hábitats na Mata Atlântica acarreta traz consequências negativas para Euterpe edulis, uma espécie de palmeira vulnerável à extinção. Os indivíduos de E. edulis de 5 fragmentos da Mata Atlântica foram localizados e marcados em 2005, e a sobrevivência destes foi monitorada em 2006 e 2007. Todos os indivíduos novos foram também registrados. Embora haja uma tendência geral no decréscimo do número de indivíduos, sobrevivência na fase de plântula foi alta em E. edulis (superior a 85%). A taxa vital mais importante é a sobrevivência dos adultos. Este estudo conclui que, para fins de conservação desta espécie de palmito ameaçada, recomenda-se preservar os indivíduos adultos e em fase reprodutiva.” 
Portela et al. 2010. Biodiversity and Conservation 19: 2389-2403. 
Em qual nível de organização em ecologia cada resumo melhor se enquadra? Justifique a sua resposta para cada resumo:
Resumo A: Comunidade. Pois o resumo se refere a diversas espécies de mamíferos que habitam na Mata Atlântica, ou seja, uma diversidade de espécies em um dado lugar e tempo.
Resumo B: População. Pois são indivíduos da mesma espécie habitando no mesmo espaço.
- Rodrigues, D. 2012. Níveis de organização em Ecologia. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php
4- Em 1999, Souza e colaboradores detectaram, para a espécie de eucalipto Eucalyptus camadulensis, que a falta d’água (estresse hídrico) resultou em plantas com uma menor diferenciação dos tecidos (limbo foliar e diferentes tipos de parênquimas) quando comparado com plantas que receberam água em proporções adequadas durante o seu desenvolvimento. Estes pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) verificaram que plantas devidamente hidratadas tinham os seus tecidos vegetais devidamente desenvolvidos e diferenciados (ver trabalho na íntegra em http://www.scielo.br/pdf/rbbio/v59n3/v59n3a11.pdf). 
Podemos considerar a planta de Eucalyptus um sistema aberto, uma vez que sofre influências de fatores externos como luz, água, entre outros. Ainda, que a falta d’água é um tipo de distúrbio que atua neste sistema aberto. 
Com base no exposto acima, no artigo correspondente e nas suas leituras, qual lei da termodinâmica poderia ser utilizada para explicar o que está ocorrendo neste sistema? Justifique a sua resposta.
A segunda lei da termodinâmica está ocorrendo neste caso, pois há a transferência de energia e o aumento da entropia.

Outros materiais