Buscar

AD2 -ELECO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 (3 pontos)
As queimadas recorrentes em áreas de Cerrado – sejam espontâneas ou induzidas – ao invés de impedir, promovem o surgimento de uma nova vegetação após estes eventos. De fato, o fogo possui efeitos benéficos para a biota do Cerrado, como a manutenção da riqueza de espécies típicas deste importante bioma brasileiro.
Esta nova vegetação que surge após as queimadas é fruto de qual tipo de sucessão? Face ao exemplificado acima, como este tipo de sucessão pode também ser chamado? Justifique a sua resposta:
 É uma sucessão secundária, pois o surgimento dessa nova vegetação é resultante de uma queimada ocorrida em uma área onde havia uma vegetação preexistente.
A sucessão secundária também pode ser chamada de regeneração.
Questão 2 (2 pontos)
Por que a biologia da conservação é uma ciência em crise? Contextualize:
A biologia da conservação foi criada para combater a crise da biodiversidade afim de perceber os efeitos causados pelo homem sobre as espécies, ecossistemas e comunidades, e para gerar uma abordagem para previnir essas espécies e reintegrá-las ao ecossistema, por biólogos como taxonomistas, provindos da ecologia, genética, entre outros, todos com a percepção de uma crise de extinção.
A biologia da conservação foi cristalizada como uma disciplina devido não somente ao crescimento da percepção de uma crise de extinção mas também devido a percepção de uma lacuna entre ecólogos e manejadores de recursos e desenvolvida para combates a crise da biodiversidade com dois objetivos principais primeiro entender os efeitos da atividade humana sobre as espécies , comunidades e os ecossistemas segundo desenvolver abordagens práticas para prevenir a extinção de espécies e se possível reintegra as espécies ameaçadas ao ecossistema funcional 
Questão 3 (3 pontos)
Os elementos químicos que fazem parte dos principais ciclos biogeoquímicos estão distribuídos em todo o planeta. Interessantemente, alguns elementos possuem ciclos denominados globais, enquanto outros possuem ciclos considerados locais. Diferencie os ciclos globais dos ciclos locais e, para cada tipo de ciclo, forneça um exemplo provido de uma justificativa:
O ciclo local é um ciclo aberto, ocorre em um determinado território, é um ciclo simples, pois não envolve a atmosfera, já que a crosta terrestre é seu reservatório, o que consequentemente faz o ciclo ser lento. Um exemplo é o ciclo do fósforo, onde o fosfato caminha das rochas para a água e, dificilmente, voltará ao início.
O ciclo global é um ciclo fechado, que incui a atmosfera em sua circlagem. É um ciclo um pouco mais rápido que o local, já que seu reservatório encontra-se na atmosfera. Um exemplo é o ciclo do carbono, onde ele é absorvido pelas plantas e parte desse gás volta diretamente à atmosfera pela respiração da planta, outra parte destas plantas são ingeridas pelos animais. O CO2 volta à atmosfera, pela combustão no organismo dos animais, ou quando esses animais morrem.
Questão 4 (2 pontos)
O Brasil apresenta uma grande variedade de biomas, termo muito comum entre os biólogos e demais especialistas na área ambiental, mas pouco compreendido pelo senso comum e até por parte destes profissionais. De posse desta realidade – e considerando-se que você é um(a) futuro(a) bióloga e professor(a) de biologia, defina bioma:
Dentre os biomas continentais, há o Cerrado, a Amazônia, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e o Pampa. Alguns biomas são mais fáceis de serem diferenciados um dos outros, como a Amazônia e o Pampa, enquanto outros não são tão facilmente diferenciados. Aponte um caso onde dois biomas não são tão claramente diferenciados como a Amazônia e o Pampa, e mencione as características que os diferenciam:
Para esta questão, além dos textos complementares use como fontes de apoio o site
http://www.mma.gov.br/biomas e o livro “Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural”, de Fabio Scarano e colaboradores, muito provavelmente disponível na biblioteca do seu polo.
Caatinga e cerrado
A caatinga é rica em biodiversidade, abriga pouco menos de 1.500 espécies de animais (vertebrados ou não), aproximadamente 27 milhões de pessoas vivem no bioma, a maioria de dependente dos recursos que a região oferece. Ocupa 11% do território nacional.
Apresenta vegetação típica de regiões semi-áridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez.
O cerrado tem uma extrema área aquífera, intensificando a biodiversidade do bioma (que é o 2º maior da América do Sul). O cerrado conta com mais de 2.500 espécies de animais. Também é fonte de recursos para muitos tipos de populações (como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros). Ocupa 22% do território nacional.
A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. 
Rodrigues, D. 2014. Biologia da Conservação: Âmbito, valores e ética. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php
Rodrigues, D. 2012. Uma visão geral sobre os ciclos biogeoquímicos. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php
Rodrigues, D. 2015. Sucessão ecológica existe? UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php

Outros materiais