Buscar

ED biofísica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Antonio Eduardo Fernandes Lopes Borges
Departamento de Neurobiologia – GNE Biofísica Celular 2016.1 - Enfermagem 
Prof.: Alexandre Rodrigues - email: alexandre_rodrigues@id.uff.br 
ESTUDO DIRIGIDO - De Neurotransmissores à Somestesia e Dor 
01- Quais fatores diferenciam uma sinapse central da junção neuromuscular? 
R: Sinapse central utilizará vários tipos de neurotransmissores (excitatórios ou inibitórios), classificada de acordo com a estrutura de contato (axo axônica, axo dendrítica, axo somática). Já a junção neuromuscular, que é a sinapse periférica, utilizará somente acetilcolina, que é um neurotransmissor excitatório. E a celula sempre gera potencial de ação (pois há um número muito grande de vesículas envolvidas). 
02- Quais são os tipos de sinapses centrais encontradas? Descreva suas características. 
R: Axo-Somática: Ocorre com a sinapse entre o axônio de um neurônio e o corpo de outro. 
Axo-Axônica: Quando a sinapse ocorrer entre os axônios de dois neurônios.
Axo-Dendrítica: Chama-se assim por ocorrer entre o axônio do primeiro neurônio e o dendrito do segundo neurônio.
03- Explique os mecanismos de integração sináptica. 
R: Integração sináptica é quando múltiplos potenciais sinópticos se “encontram” em neurônios pós-sinapticos. A integração pode ser excitatório ou inibitória e é dividida em somarão especial e somarão temporal. Somação temporal consiste na adição de PEP’s gerados na mesma sinapse, ocorrendo rapidamente e simultaneamente, na espacial são adicionados PEP’S gerados simultaneamente em diferentes sinapses. 
04- Descreva o mecanismo de síntese e retirada da fenda sináptica dos neurotransmissores glutamato, GABA, acetilcolina e serotonina. 
R: Glutamato: principal neurotransmissor excitatório do SNC. Com o potencial de ação vesículas de Glutamato são liberadas. A retirada da fenda sináptica através da captação por astrócitos, que é convertido em glutamina pela glutamina sintetase. O Glutamato quando muito tempo no meio celular se torna tóxico; AMPA: se a subunidade Glu R2 estiver presente, o recepto só será permeável à NA+. Com a Glu R2 comum, por todo o SNC, sem Glu R2 mais especializado preparado para grandes concentrações de Ca2+; NMDA: Glutamato se liga ao receptor, o poro se abre, mas a presença de um íon Mg2+, faz necessário uma despolarização da membrana, acusada pelos receptores AMPA, que é expulso liberando o canal, permitindo a entrada de Ca2+ e Na+, e a saída de K+; GABA: seu percursor é o Glutamato, que junto com o Glutamato descarboxilase e o piridoscal fosfato, co-fator derivado da vitamina B6, formando o GABA. Os receptores ionotropicos são GABAa e GABAc e os receptores metabotropicos são GABAb, fecham canais de Ca+2 e abrem os de K+, hiperpolarizando. Os receptores gabaérgicos são inibitórios. Contendo sítios para diferentes ligastes: Barbitúricos ( aumentam o tempo de abertura ), benzodiazepinicos (aumentam a frequência de abertura). Durante o desenvolvimento GABA é excitatório, devido às altas concentrações de Cl- no meio intracelular, tornando a resposta despolarizada; Acetilcolina: Seu percursor é a colina, juntamente com Acetil-Coa e a colina acetil transferase. É degradada por acetil colinesterase. Receptor ionotrópico: nicotínico e receptor metabotrópico: muscarínico; Serotonina: sua síntese inicia-se com o ácido triptofano, que pela triptofanohidrolase, resultando em 5-HTP, que por meio da 5-HTP descarboxilase produz serotonina. Receptores metabotropicos  à maioria é um receptor ionotrópico. 
05- Explique uma doença relacionada a alterações no sistema de um tipo de neurotransmissor.
R: Doença de Alzheimer: degeneração neural em diversas áreas do SNC, emaranhado de neurofibrilas (a proteína é hiperfosforilada, perdendo sua afinidade com a tubulina, desestabilizando os microtubulos, causando emaranhados neurofibrilares) e placas senis (a clivagem da proteína APP pode ocorrer por duas vias, na não-amiloidogênica ocorre a não liberação de beta amiloide, que causa placas senis). 
06- O que é potencial receptor ou gerador? Descreva-o. 
R: O potencial receptor é uma característica em comum de todos os receptores sensoriais. É quando, independente do tipo de estímulo que excita o receptor, o efeito imediato é a modificação do potencial elétrico de membrana da célula receptora, e possuindo uma amplitude variável que reflete a intensidade do estímulo sensorial aplicado. 
07- Faça um esquema mostrando o que ocorre em termos de abertura de canais e deflagração de potenciais diante de um estímulo sensorial supralimiar. Aponte os diferentes tipos de potenciais envolvidos.
R: 
Estimulo → Abertura de canais de Na+ e K+ (Potencial de Receptor) e geração de uma despolarização local na membrana do terminal nervoso periférico → Abertura de canais de Na+ e K+ dependentes de Voltagem gerando um feedback positivo → Conversão do Potencial Receptor para Potencial de Ação na zona de gatinho (nódulo de Ranvier) com frequências diretamente proporcionais ao estimulo → Fechamento dos canais de Na+ → Despolarização do terminal nervoso periférico
08- Quais são os mecanorreceptores sensoriais somáticos? Faça uma correlação deles com seus campos receptivos e seus mecanismos de adaptação. 
R:
	Receptores
	Localização
	Função
	Adaptação
	Limiar de ativação
	Terminações livres
	Toda pele
	Dor, temperatura e tato grosseiro
	Lento
	Alto
	Corpúsculo de Meissner
	Principalmente na pele glabra
	Tato, pressão (dinâmico)
	Rápido
	Baixo
	Corpúsculo de Pacini
	Tecido subcutâneo e víscera
	Pressão profunda, vibração (dinâmico)
	Rápido
	Baixo
	Discos de Merkel
	Toda pele
	Tato, pressão (estática)
	Lento
	Baixo
	Corpúsculo de Ruffini
	Toda pele
	Estiramento cutâneo
	Lento
	Baixo
09- Descreva os diferentes tipos de aferentes axonais envolvidos na sensação somática. 
R: Aferentes Ia (aferentes sensoriais de maior diâmetro e fornecem os receptores sensoriais nos músculos), Aferentes A-beta (fibras com diâmetro médio responsáveis pela maior parte da informação relacionada ao tato) e Aferentes A-delta e C (fibras com menor diâmetro responsáveis pela transmissão de informações referentes a dor e a temperatura).
10- Qual a função dos proprioceptores e quem são eles? 
R: São responsáveis pela capacidade de perceber as posições dos membros e de outras partes do corpo no espaço. 
11- Qual a classe de receptores capazes de decodificar estímulos de dor? Descreva os tipos de receptores e os aferentes sensoriais envolvidos na transdução deste sinal. 
R: Nociceptores. Nociceptores mecanossensíveis Aδ {mecânicos: fibra Aδ com mielina}; Nociceptores mecanotérmicos Aδ {térmicos: fibra Aδ}; Nociceptores polimodais (associados a fibras C) { polimodais (mais de um tipo de proteínas receptoras): fibra C (sem mielina)}.
12- Existem substâncias produzidas pelo próprio organismo que geram analgesia? Cite-as. 
R: Sim, existem substâncias produzidas pelo próprio organismo que geram analgesia que são endorfinas, encefálicas e dimorfinas. 
13- (Bear, 3ªed) Se alguém lhe atira uma batata quente e você a apanha, que informação alcançaria primeiro o seu SNC: que a batata é quente ou que ela é relativamente lisa? Por quê?
R: Que ela é lisa. Pois a fibra (neurônio) que leva a informação de tato fino (textura, porosidade) é mielinizado. É a dor pode ser conduzida por fibras sem mielina, sendo mais lenta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais