A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Aprendizagem Motora e Psicomotricidade Atividade 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Aprendizagem Motora e Psicomotricidade 
· Atividade Objetiva 4
Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
 
Quedas são a terceira causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos
 
Não importa a idade, todas as pessoas correm o risco de cair. Entretanto, quando um idoso cai, o problema pode ser maior. As quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil. Um terço dos idosos do mundo caem, pelo menos, uma vez por ano. E metade deles duas vezes. As quedas são um problema econômico. Dependendo das consequências para a pessoa idosa, podem mudar a vida da família inteira e até tirar do mercado de trabalho quem vai ter que cuidar de quem caiu. No Brasil, o risco é grande e os idosos sabem disso – 43% dizem que têm medo de cair nas ruas. As três principais fraturas que acometem o idoso são: fêmur, punho e coluna. Elas são comuns e ocorrem por falta de cálcio. Segundo o cirurgião ortopedista Rodrigo Guimarães, a fratura do fêmur é a mais incapacitante. “Para uma pessoa jovem e sadia, o impacto é pouco. Mas para um idoso é um risco enorme.
 
Fonte: Disponível em:  https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/06/08/quedas-sao-a-terceira-causa-de-mortalidade-entre-pessoas-com-mais-de-65-anos.ghtml. Acesso em: 13 set. 2020.
 
Refletindo sobre os riscos de queda das pessoas idosas e suas consequências, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. O profissional de Educação Física deve lançar mão do conhecimento da Gerontopsicomotricidade, pois está ciente de que há, invariavelmente, um processo de involução que está acometendo o corpo do idoso, portanto, seus esquemas psicomotores estão ficando comprometidos.
 
PORQUE
 
II. As atividades lúdicas que envolvem as coordenações motoras ampla e fina, as habilidades manipulativas, noção espaço-temporal, lateralidade, equilíbrio e, ainda, jogos são importantes recursos para estimular as coordenações, tônus muscular, a consciência corporal e a reconstrução do sentido da vida.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
  
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Correto!
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a não II é uma justificativa da I.
 
Alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira, pois o profissional de Educação Física deve, de fato, lançar mão do conhecimento da Gerontopsicomotricidade, assim estará ciente de que há, invariavelmente, um processo de involução que está acometendo o corpo do idoso, ou seja, há perdas dos esquemas psicomotores, comprometidos em função do envelhecimento.
A asserção II é verdadeira, pois são justamente as atividades lúdicas que auxiliarão na manutenção das coordenações motoras ampla e fina, habilidades manipulativas, noção espaço-temporal, lateralidade, equilíbrio. Os jogos são importantes recursos para estimular as coordenações, tônus musculares, a consciência corporal e a reconstrução do sentido da vida com mais funcionalidade psicomotora e maior autonomia.    
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
 
A Gerontopsicomotricidade constitui-se como uma ramificação da gerontologia, tendo como enfoque a premissa de que as pessoas idosas devem ser ativas, crítico-criativas e, naturalmente, participativas no contexto social. De todo modo, atividades inerentes à motricidade devem ser prazerosas e diversificadas, respeitando as limitações de cada um. Nesse contexto, a Gerontopsicomotricidade objetiva recuperar e conservar funcionalmente as condutas psicomotoras; bem como a melhorar e aprimorar o conhecimento de si, a eficácia das ações e, ainda, das atividades de vida diária.
 
Fonte: Cleto, R. M. Z.; Penna, J, S. Orientações psicopedagógicas no processo cognitivo do idoso. Revista Terceiro Setor. v.5, n.1, 2011. Disponível em:  https://www.semanticscholar.org/paper/ORIENTA%C3%87%C3%95ES-PSICOPEDAG%C3%93GICAS-NO-PROCESSO-COGNITIVO-Cleto-Penna/40611770b86a88fa5fce461f8a009d55e10edffb. Acesso em: 13 set. 2020. 
 
Considerando o papel da Gerontopsicomotricidade na melhora integral do idosos, avalie as afirmações a seguir.
 
I. As atividades com bolas, como a Bocha, por exemplo, que além de exercitar coordenação motora, os tônus musculares, se caracterizam como importante atividade para estimular a noção espaço-temporal, bem como a interação social e aspectos afetivos.
 
II. A dança embora se constitua como autêntica expressão de linguagem corporal com características lúdicas e prazerosas oferecendo um ambiente de descontração e relaxamento, não atende as necessidades psicomotoras da pessoa idosa.
 
III. As atividades psicomotoras através da ação do corpo em movimento, possibilitam a manutenção da estrutura funcional necessária para a promoção e manutenção da saúde, procurando a satisfação e sentido de viver.
 
É correto o que se afirma em:
  
II, apenas.
 
  
III, apenas.
 
Correto!
  
I e III, apenas.
 
A alternativa está correta, pois apenas as afirmações I e III são verdadeiras.  
A afirmação I é verdadeira, pois as atividades com bolas, auxiliam no exercício da coordenação motora, do tônus muscular, além de se caracterizar como importante atividade para estimular a noção espaço-temporal, interação social e aspectos afetivos.
A afirmação III é verdadeira, porque as atividades psicomotoras, através da ação do corpo em movimento, possibilitam a manutenção da estrutura funcional necessária para a promoção e manutenção da saúde.
A afirmação II é falsa, pois a dança se constitui como uma atividade de expressão da linguagem corporal e com características lúdicas e prazerosas oferece um ambiente de descontração e relaxamento, além de respeitar as necessidades psicomotoras da pessoa idosa.
  
II e III, apenas.
 
  
I, apenas.
 
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
 
A evolução, no seu todo filogenético e ontogenético, envolve uma passagem dos centros inferiores (medula espinhal), mais organizados nas fases iniciais do desenvolvimento, aos centros superiores (córtex cerebral), que vão se organizando ao longo da vida. É um processo que ocorre do mais simples ao mais complexo; do mais reflexo ao mais automático; do mais automático ao mais voluntário, pressupondo uma organização vertical ascendente. No idoso, todas as manifestações regressivas do comportamento, quer sejam motoras, perceptivas, cognitivas ou socioemocionais, vão dar-se no sentido inverso ao da ontogênese. Essa involução, geneticamente programada, pressupõe uma desorganização vertical descendente.
 
Fonte: BORGES, S. M.; APRAHAMIAN, I; RADANOVIC, M. Psicomotricidade e retrogênese: considerações sobre o envelhecimento e a doença de Alzheimer. Revista Psiquiatra Clínica, n. 37, v. 3, p. 131-137, 2010. Disponível em:  https://www.scielo.br/pdf/rpc/v37n3/v37n3a07.pdf . Acesso em: 30 ago. 2020.
 
 
Considerando o papel do envelhecimento como manifestações regressivas, avalie as afirmações a seguir:
 
I. O processo neurodegenerativo é uma consequência do envelhecimento que desencadeia uma perda da funcionalidade cognitiva que repercute em tristeza, isolamento e apatia.
II. As disfunções neurológicas se originam de forma lenta e apresentam uma tendência a se acentuar e configurar uma doença, podendo, dessa forma, resultar em Alzheimer.
III. Importa ressaltar que comprometimentos não são exclusivamente de natureza cognitiva, há perdas emocionais que se relacionam a esse quadro como memória afetada, níveis de atenção e resoluções de problemas.
IV. Com o processo de retrogênese, a habilidade locomotora fica comprometida, assemelhando-se a um padrão de locomoção com características iniciais locomoção na fase inicial do desenvolvimento.
 
É correto apenas o que se afirma em: 
Correto!
  
II e IV, apenas.
 
A alternativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.