Buscar

atividade 4 - curriculo

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em nosso país, a gestão educacional segue a um sistema determinado por orientações gerais sobrevindas da LDB. Segundo Vieira (2002), essas diretrizes vão estabelecer, pela primeira vez em forma de lei, as incumbências para os estabelecimentos de ensino, bem como prevê a flexibilidade no que se refere às formas de organização. Nesse sentido, a escola é a instituição onde esse direito se viabiliza, e sua função é a socialização do saber sistematizado. Essas orientações vieram para atender a necessidade de haver um ensino o mais padronizado possível a nível nacional, seguindo o exemplo de países desenvolvidos.
 GESTÃO EDUCACIONAL. Infoescola. Disponível em https://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional/. Acessado em 29 de julho de 2019, às 21h40.
VIEIRA, Sofia Lerche (org.) Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A Editora (Biblioteca ANPAE), 2002.
O artigo 12º, da Lei nº 9.394/1996, prevê que é incumbência dos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Sobre esta previsão, é correto afirmar o que se diz na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Resposta Correta:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É incumbência dos estabelecimentos de ensino a elaboração do PPP, o qual atribui a estes locais identidade, valores, o que se espera do processo educativo, o caráter político e social deste processo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O documento para os primeiros segmentos da Educação Básica já foi aprovado e homologado. Agora, a BNCC para o Ensino Médio está em fase de debates e elaboração.
FRANÇA, Luísa. Desafios e Oportunidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em https://www.somospar.com.br/desafios-e-oportunidades-da-base-nacional-comum-curricular-bncc/ . Acessado em 26 de julho de 2019, às 17h59.
 
Analise as assertivas abaixo.
 
I – A partir de brincadeiras propostas pela professora, na Educação Infantil, é possível desenvolver a generosidade, o respeito com a diversidade e com a cultura.
II – A partir do Ensino Fundamental, o currículo escolar é dividido em áreas de conhecimento as quais devem ser direcionadas a partir de uma abordagem interdisciplinar.
III – Habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas no processo educacional, a fim de tornar o estudante cidadão, prepará-lo para o mundo do trabalho e para o dia a dia.
IV – O conhecimento proposto pelos currículos deve ser utilizado em diálogo com as situações cotidianas dos estudantes, a fim de compreendê-las e formar o sujeito como ser social.
V – Conhecer e reconhecer-se como ser cultural faz parte das diretrizes da BNCC e promove a igualdade e o respeito às diferenças.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Brincadeiras e jogos são bastante eficazes para explorar valores e sentimentos nas crianças com idade pré-escolar. A partir do Ensino Fundamental, os conhecimentos são divididos em cinco áreas. O preparo do indivíduo para o mundo do trabalho, o cotidiano e o exercício da cidadania deve ocorrer desde a idade escolar e desenvolver habilidades socioemocionais não só está previsto em lei, como é importantíssimo para saber lidar com as situações que ocorrem. A aprendizagem torna-se significativa, quando os conhecimentos dialogam com o cotidiano do estudante.
 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	No artigo n° 206 da Constituição Federal , além da liberdade de aprender e de ensinar, o texto estabelece o pluralismo de ideias. Já a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Tratar da diversidade na escola não é, portanto, apenas uma forma de atender ao princípio constitucional de pluralismo de ideias. Significa promover a tolerância entre as diversas maneiras de se de expressar e os diferentes pensamentos e modos de viver presentes na nossa sociedade.
 
TODOS PELA EDUCAÇÃO. É Hora de Discutir Diversidade Dentro da Escola. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/blogs/educacao-e-etc/e-hora-de-discutir-diversidade-dentro-da-escola/ . Acessado em 26 de julho de 2019, às 18h33.
 
A promoção da diversidade na escola ocorre a partir de algumas ações propostas pela escola.
Leia as afirmações abaixo.
 
I – É reconhecido pela LDB o direito às comunidades indígenas utilizarem a sua própria língua, conforme cultura e identidade das tribos. A isso atribui-se a nomenclatura de educação bilíngue.
II – A superdotação não é uma das características que dará direito ao estudante ser incluído nos critérios avaliativos da educação inclusiva.
III – O Ensino Religioso pode ser uma disciplina obrigatória nas escolas de todo o território nacional e a preferência é pela doutrinação da religião Católica.
IV – O ensino da cultura e história afro-brasileira e indígena, previsto pela lei 10.639/ 2003, valoriza o reconhecimento identitário do povo negro.
V – As condições climáticas e o calendário agrícola podem direcionar a organização dos calendários escolares das escolas do campo.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ensino bilíngue nas comunidades indígenas é previsto pela LDB, portanto, é permitido que as línguas indígenas sejam incorporadas nos currículos das escolas inseridas nestas comunidades. A incorporação da lei 10.639/03 é de suma importância para o conhecimento e reconhecimento das culturais locais e negras. As escolas do campo podem apresentar características diversificadas, como calendário próprio.
 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Mas muito antes de sua data de nascimento oficial, a Lei de Diretrizes e Bases já estava sendo gestada. Ainda durante as discussões que culminariam na Constituição de 1988, um grupo de educadores começou a discutir suas propostas para a futura nova lei educacional.
“Tradicionalmente, as leis educacionais do Brasil, desde a época da colônia, sempre foram feitas por iniciativa do poder executivo. A atual tem a peculiaridade de ter nascido da sociedade civil, de um movimento dos educadores”, diz Dermeval Saviani, que participou da elaboração do anteprojeto da LDB e é autor do livro A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas (Editora Autores Associados).
“Antes da promulgação da Constituição já sabíamos do dispositivo que manteria com a União a prerrogativa de organizar a educação. Portanto, fizemos uma mobilização para já começar a trabalhar o tema”, relata.
Vinte Anos Depois, LDB Permanece à Espera de Ser Totalmente Implementada. Revista Educação, 2016. Disponível em https://guiadamonografia.com.br/como-fazer-referencia-de-revistas/. Acessado em 28 de julho de 2019, às 14h37.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráter democrático quando ao seu texto.
	Resposta Correta:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráterdemocrático quando ao seu texto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira versão da LDB ocorreu em 1961, após a queda do Estado Novo, e sofreu revisão 10 anos depois. Até que em 1996, a nova LDB, com a Lei nº 9.394/96, entra em vigor.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Encerrando um período de oito anos de renhido embate político, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei no 9394/96) é aprovada em dezembro de 1996. Em sua formulação final, a LDB sancionada expressa uma estreita sintonia com o ideário e a agenda neoliberais, o que pode ser constatado pelo exame dos seus 92 artigos. Sem embargo desse perfil, a sua aprovação não pode ser considerada uma monolítica derrota do movimento dos educadores e de outros segmentos sociais organizados na sua luta por uma lei que traduzisse um ordenamento mais democrático do sistema educativo. Uma vez que as relações jurídicas, como expressão de uma determinada realidade social, reproduzem os conflitos e as contradições presentes nessa formação social específica, a LDB aprovada também é resultado dos interesses antagônicos em jogo.
YAMAMOTO, Oswaldo H. A LDB e a Psicologia. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400004. Acessado em 26 de julho de 2019, às 16h47.
 
Leia as afirmações abaixo.
 
I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos.
II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos.
III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo.
IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação.
V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB é um documento que tenta tornar a educação um processo que todos devem ter acesso, apesar de ter sido escrita por ideários de classes dominantes, deste modo, não é neutro. As escolas têm o papel de ressignificar este documento, com o intuito de emancipar e tornar o sujeito crítico para compreender e lutar pelos seus direitos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes, seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. As teorias do currículo, tendo decidido quais conhecimentos devem ser selecionados, buscam justificar por que “esses conhecimentos” e não “aqueles” devem ser selecionados.
 SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade : uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 14.
Leia as alternativas abaixo.
I – As Teorias Críticas do Currículo emancipam o sujeito, pois proporcionam-lhe desenvolver o pensamento crítico acerca das questões sociais do mundo e dialogam com o artigo 2º da LDB, o qual afirma ser necessário o desenvolvimento do sujeito para o exercício da cidadania.
II – É possível afirmar que as Teorias Tradicionais do Currículo norteiam a elaboração da LBD, visto que nela há o direcionamento dos conteúdos que devem ser abordados pelos professores da educação básica.
III – A emancipação dos sujeitos é prevista pela LDB e é discutida nas Teorias Críticas do Sujeito, a partir da análise crítica e histórica da sociedade e o desenvolvimento do senso crítico, o qual espera-se desenvolver nas escolas, e sua formação a partir da ideia de divisão de classes.
IV – Ao retirar a temática “gênero” da BNCC, a transdisciplinaridade dos currículos, quando suscitam o respeito às identidades de gênero e questões relacionadas à sexualidade, torna-se inexistente.
V – As Teorias Tradicionais do Currículo permeiam a LDB, pois apresentam como deve ocorrer o processo de aprendizagem, focam na avaliação formal do estudante e apresentam o professor como o centro do processo de educação, assim como a referida Lei.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O senso crítico do sujeito é desenvolvido na escola a partir da análise crítica das situações que envolvem a sociedade, ideias apresentadas nas Teorias Críticas do Currículo. Na LDB, não há definição quanto aos conteúdos a serem abordados nas escolas. Os currículos transdisciplinares preveem a inserção de temáticas voltadas para as relações de gênero e questões sexuais, retirando esta temática, perde-se o caráter transdisciplinar quanto a este tópico. 
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	É por meio da LDB que encontramos os princípios gerais da educação, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. Além disso, essa é uma lei que se renova a cada período, cabendo à Câmara dos Deputados atualizá-la conforme o contexto em que se encontra a nossa sociedade. Como exemplo, antes o período para terminar o ensino fundamental era de 8 anos. Após a atualização da LDB, o período se estendeu para 9 anos, com idade inicial de 6 anos. Outras atualizações foram feitas, como a revogação dos parágrafos 2º e 4º do Artigo 36, da seção IV, que trata do ensino médio. Daí a importância de sua publicação, visando nortear o povo brasileiro, assegurando-lhe seus direitos e mostrando os seus deveres.
CURSOS CPT. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 Completa, Interativa e Atualizada. Disponível em https://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e-atualizada. Acessado em 28 de julho de 2019, às 14h05.
Leia as sentenças abaixo.
I – Para que a LDB entrasse em vigor, houve mais de 10 anos de tramitação no congresso, pois os pensamentos daqueles que participavam da sua elaboração eram divergentes.
II – A LDB é uma lei composta por 96 artigos, os quais regulamentam a educação brasileira, nas esferas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
III – O número da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é 9.394/ 1996 e é intitulada como Lei Darcy Ribeiro, em homenagem ao político e pesquisador homônimo.
IV – O presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o responsável por sancionar a LDB, a qual começou a ser elaborada durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
V – A LDB foi elaborada durante um momento de transição na política brasileiro, em que a democracia estava sendo reinstaurada no país.
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As alternativas I, III e V estão corretas.
	Resposta Correta:
	 
As alternativas I, III e V estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB passou por um processo de 10 anos de tramitação, pois as esferas envolvidas em sua elaboração divergiam em seus pontos de vista. Foi intitulada Lei Darcy Ribeiro, pois o principal atuante para que a sua promulgação fosse efetivada foi o estudioso e político Darcy Ribeiro, que reestruturou o texto e apresentou ao Congresso, após ter tido a tramitação interrompida. A Regime Militar e a Ditadura, no Brasil, após 21 anos, em 1985, havia acabado e o processo de redemocratizaçãoestava sendo instaurado e a educação deveria, também, ser contemplada.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional representa um marco na história recente da educação brasileira. A sua importância decorre não apenas do conteúdo do texto, mas advém, especialmente, do contexto em que foi elaborada. Conforme vem sendo amplamente discutido na literatura especializada, a construção dessa Lei traz a marca exemplar da participação cidadã de diferentes segmentos da sociedade civil organizada, na área de educação, destacadamente o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB.
 
PEREIRA, E. W.; TEIXEIRA, Z. A. Reexaminando a Educação Básica na LDB: o que Permanece e o que Muda. Disponível em http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-2/3SF/PEREIRA&TEIXEIRA-2008Educacao%20Basica.pdf . Acessado em 26 de julho de 2019, às 15h20.
Marque a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A LDB foi intitulada como Lei Darcy Ribeiro, porque ele utilizou sua experiência como educador para contribuir com a elaboração e, por ser político, com a instauração desta lei.
	Resposta Correta:
	 
A LDB foi intitulada como Lei Darcy Ribeiro, porque ele utilizou sua experiência como educador para contribuir com a elaboração e, por ser político, com a instauração desta lei.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O título atribuído à LDB é Lei Darcy Ribeiro, por ter sido pensada e elaborada por este educador e político.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com a aprovação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o dia 20/12/96 assinala um momento de transição significativo para a educação brasileira. Nessa data, completados 35 anos, revogou-se a 1ª LDB com as alterações havidas no período, entrando em vigor nossa 2ª LDB. O Chefe do Poder Executivo sancionou a Lei 9.394/96, denominando-a “Lei Darcy Ribeiro” e, com este ato, dividiu, formalmente, a conhecida história da Nova LDB: um primeiro momento, caracterizado por amplos debates entre as partes (Câmara Federal, Governo, partidos políticos, associações educacionais, educadores, empresários etc.) e outro, atrelado à orientação da política educacional governamental e assumido pelo professor homenageado.
 
CARVALHO, Djalma Pacheco de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf. Acessado em 27 de julho de 2019, às 14h42.
 
Sobre a LDB, é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadas na Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Resposta Correta:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadas na Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB foi criada logo após o Brasil iniciar o processo de democratização política, o qual começou durante os anos 70, com duras críticas ao Regime Militar. O sistema político autoritário da época refletia em todas as esferas, inclusive na educação. Após este período, a democracia precisava ser reinstaurada no Brasil e a educação deveria ser um dos cenários ideias para isso. Em 1988, a Constituição Federal entra e vigor e os ideais democráticos para uma sociedade justa e igualitária apresentados nela deveriam ser comungados pela LDB.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em suma, os princípios do respeito à liberdade e apreço à tolerância, consagrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vêm sendo fortemente ameaçados nos últimos anos por forças ultraconservadoras e intolerantes, especial mas não unicamente, em relação à igualdade entre os gêneros e ao respeito à diversidade sexual. Por outro lado, os marcos normativos da educação nacional, desde a Constituição Federal, fornecem todo o alicerce necessário para enfrentar essas forças, promover a igualdade e o respeito na educação, e devem prevalecer.
REIS, Toni. LDB: Respeito à Liberdade e Apreço à Tolerância. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/727/715. Acessado em 29 de julho de 2019, às 22h37. 
As diferenças tendem a atrelar valor ao meio social dos estudantes. Considerando o texto, os conhecimentos adquiridos na unidade 4 da disciplina sobre o meio do social dos estudantes, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Resposta Correta:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Refletir acerca da diferença dos indivíduos é proporcionar-lhes a oportunidade de aceitarem e serem aceitos pelos seus pares, o que traz benefício a todos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes