Buscar

Resenha Crítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
	
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. Editora Atlas SA, 2000.
Res, por Norberto Stephany Antunes Perdomo
“Produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que pode ser oferecido num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem o adquire ou consome.” (LUZZI, 2000, p.185), nesse trecho 
A visão ampliada, como foi visto, permite incluir serviços, pessoas, lugares, organizações e ideias como objeto de marketing. Neste sentido, considerando pessoas, por exemplo, um dos primeiros produtos com que um estudante de administração se preocupará será ele mesmo ao sair da faculdade. O estudante, quando termina o seu curso universitário e procura o mercado de trabalho visando a uma colocação, vai usar estratégia de marketing. A primeira coisa com que ele vai preocupar-se será a definição do tipo de empresa que poderá aproveitar suas qualificações ou base teórica adquirida na faculdade. A partir daí, ele vai preparar um curriculum que saliente estas qualificações, escreverá uma carta e enviará pelo correio, por e-mail ou redes sociais, anexando seu curriculum. Irá preparar uma entrevista, vestir um terno para causar boa impressão e procurar dizer coisas que possam agradar o entrevistador e culminar com a contratação.1
Outros exemplos sobre a visão ampliada de produto foram mencionados no Capítulo 1. Seja qual for o item a ser comercializado, o importante a observar é que quando as pessoas compram algo, geralmente procuram muito mais do que as características físicas existentes.
Quando uma pessoa compra um automóvel, por exemplo, estará comprando não somente um conjunto de componentes físicos, como pneus, peças, vidros etc., mas também uma série de outros benefícios intangíveis como conforto, transporte, status, entre outros.
Os produtos somente serão vendáveis se possuírem benefícios suficientes que possam motivar os consumidores para a compra. Os economistas dizem que o produto deve proporcionar utilidade. Quanto maior for a utilidade proporcionada, maior a chance de ser escolhido entre as alternativas existentes. Nesse sentido, os produtos, quando distribuídos, proporcionam utilidade de tempo, de forma, de lugar e de posse. Isso significa dizer que aspectos como a época que estará disponível no ponto de venda, as suas características e atributos, os locais que poderão ser adquiridos e a satisfação proveniente de sua posse são fatores que determinam sua utilidade total.
Os profissionais de marketing traduziram essas utilidades em termos de satisfação de consumidores. Quanto maiores os benefícios reais oferecidos, maior a chance de o produto ser escolhido entre as ofertas no mercado.
A determinação dos benefícios a serem oferecidos dependerá muito das ofertas da concorrência e expectativas dos clientes no mercado de atuação da empresa. É importante para esclarecer este ponto apresentar algumas definições básicas de produto segundo os benefícios que poderão proporcionar.

Continue navegando