Buscar

Aula 06 - Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e ao Planejamento Ambiental

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 11 Jan 2021, 19:14
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 11 Jan 2021, 19:15
	Tempo empregado
	1 minuto 42 segundos
	Avaliar
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta com relação as principais tecnologias utilizadas na gestão territorial e planejamento ambiental.
Escolha uma opção:
a. Landsat 7 (Earth Resources Technology Satellite), com aproximadamente 2.700 kg.
b. SPOT (Sistéme Probatoire de L’Observation De La Terre France), com 2.100 kg.
c. para o sensoriamento remoto, o INPE disponibiliza gratuitamente programas desenvolvidos para o SIG, como o sistema de análise geo-ambiental (SAGA), além do próprio SPRING.
d. CBERS (Chinese – Brazilian Earth Resources Satellite), com 1.450 kg. Satélite nacional em parceria com a China, lançado em 1989 e administrado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
e. todas as alternativas incorretas. 
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Principais características do Geoprocessamento, exceto:
Escolha uma opção:
a. pós-processamento.
b. definição de classes de interesse. 
c. aquisição de imagens de Satélite.
d. lançamento de dados geográficos oficiais.
e. fotointerpretação da imagem.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia com calma o texto e assinale a alternativa correta.
O Brasil tem mais de 5 mil municípios, de diversas extensões territoriais. Administrá-los é uma tarefa complexa, pois se deve suprir ao máximo as necessidades da população, seja em educação, seja em saúde, seja em transporte etc. O Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257, em 10 de julho de 2001) é a lei que regulamenta a política urbana nacional, expressa nos artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Ele é fruto de 12 anos de discussões e seu principal objetivo é garantir o direito de todos à cidade, ou seja, às riquezas naturais, aos serviços, à infraestrutura e à qualidade de vida.
Para Duarte (2010), o planejamento urbano possui dois fatores cruciais no modo de pensar e agir sobre a cidade. O primeiro é assumir a cidade como um processo contínuo. O planejamento, dentro dessa concepção, é entendido como um processo-subsídio a tomadas de decisões que têm a função de transformar a cidade de acordo com objetivos pré-estabelecidos. O Geoprocessamento, popularizado com o Google Earth, os automóveis e celulares com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System) e as imagens de satélite, consiste em uma tecnologia que vem sendo ainda pouco utilizada no apoio às decisões em políticas públicas. O uso de Sistemas de Informações Geográficos (SIG) tem se apresentado bastante eficaz para possibilitar aos gestores uma visão mais completa sobre os municípios e auxiliando nas tomadas de decisões.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque Verdadeiro ou Falso conforme o material estudado:
(      ) O Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em conjunto com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, possui ações de monitoramento ambiental como, por exemplo, na Amazônia, o programa Amazônia (ALOS), na Bacia do Rio São Francisco e também em outros Biomas Brasileiros (PMDBBS), tendo como base as informações geradas pelo Programa China‐Brazil Earth Resources Satellite (CBERS), que foi desenvolvido para construção de importantes satélites de utilização binacional.
(      ) O geoprocessamento, segundo Milton Santos (1995), é composto por inúmeros métodos de coleta e análise de informações georreferenciadas, isto é, ele processa informações de dados que estão interpolados em referências geográficas ocorrentes orientadas pelas ondas enviadas pelos satélites e que produzirão informações geográficas.
(      ) O geoprocessamento tem ampla aplicação na gestão territorial em inúmeras áreas da administração como saúde, meio ambiente, educação, trânsito etc. Uma das maiores aplicabilidades é no auxílio de elaboração e execução de políticas públicas, sendo um importante instrumento de análise e monitoramento dos resultados.
Escolha uma opção:
a. V, F, F.
b. F, V, V.
c. F, V, F.
d. V, F, V. 
e. Nenhuma das alternativas.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação a aplicabilidade do Geoprocessamento na temática das Bacias Hidrográficas. Marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. recuperação das bacias hidrográficas.
b. identificação do processo erosivo.
c. elaboração do Plano de Drenagem Urbana e Rural.
d. mais de uma alternativa correta. 
e. nenhuma das alternativas corresponde a temática.
Parte inferior do formulário

Continue navegando