Buscar

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2101-APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
	Teste
	Clique aqui para iniciar o Quiz
	Iniciado
	22/03/21 19:08
	Enviado
	22/03/21 22:58
	Data de vencimento
	22/03/21 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	3 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	3 horas, 49 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o caso a seguir:
Uma tarde estávamos em reunião debatendo os planos para o ano que se aproximava, então foi apresentada uma reflexão que o grupo julgava poderia ser caminho a ser seguido e os resultados que seriam gerados. Todos ouviram com atenção e um dos sócios disse: “Interessante, obtendo sucesso vocês ficarão ricos!”. Imediatamente seu sócio saltou na cadeira e disse: “Eles não, eu”, como se naquele momento não tivesse participação nos resultados. Foi difícil trazer o pessoal de volta ao debate, mesmo assim logo encerramos a reunião. Ficava claro que aquela expressão dizia, minha visão e meus resultados e sua visão, mas meus resultados. Como gestores temos que ter em mente que a minha visão não é importante para você, a única visão capaz de motivá-lo é sua visão, como diz Peter Senge (POSTIGO, 2008).
Tomando por base o estudo sobre as cinco disciplinas e o relato dado por Postigo (2008), pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Identifica-se, na frase do segundo sócio, uma postura de comprometimento com a visão organizacional, pois o objetivo de alcançar riqueza é seu maior mote.
	Respostas:
	a. 
Identifica-se, na frase do segundo sócio, uma postura de comprometimento com a visão organizacional, pois o objetivo de alcançar riqueza é seu maior mote.
	
	b. 
Percebe-se, na frase do segundo sócio, que ele possuía a compreensão do que é a visão compartilhada e que, dessa forma, poderia contar com o engajamento de todos da organização para alcançar a riqueza desejada.
	
	c. 
Identifica-se, na frase do segundo sócio, que sua ideia de visão organizacional prendia-se exclusivamente ao seu ponto de vista, o que provavelmente levará os demais membros da organização a, no máximo, uma aceitação genuína da visão.
	
	d. 
Percebe-se, no contexto apresentado, que o segundo sócio tinha um verdadeiro entusiasmo com a visão da organização e conseguia levar os demais membros a esse mesmo entusiasmo e participação.
	
	e. 
Identifica-se, na frase do segundo sócio, os elementos que levam à participação e ao comprometimento, como, por exemplo, falar a verdade e participar.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa c. Conforme estudado no Capítulo 14, visto que ao dizer: “Eles não, eu”, o segundo sócio apresenta-se como alguém que consegue enxergar somente seu ponto de vista e sua visão como a legítima. A visão ou as visões dos demais não são motivo de interesse, desde que ele, sócio, obtenha o lucro desejado e fique rico.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na Revista Exame on-line (VALENTIM, 2014), encontra-se uma entrevista com Devsen Kruthiventi, “Ph.D. em matemática e executivo de uma das companhias do maior conglomerado empresarial da Índia, o Grupo Tata”  (VALENTIM, 2014), o qual contava, na ocasião, com 450 mil funcionários espalhados pelo mundo. O executivo defende a gestão do conhecimento como um ativo estratégico, considerando fundamental que essa gestão envolva a organização como um todo e conte com o tripé de apoio formado pelas áreas de processos, de pessoas e de tecnologia. “No caso do RH, por exemplo, a gestão do conhecimento tem de começar no recrutamento”, diz. “É importante buscar nas pessoas comportamentos de quem dá com generosidade, busca com humildade, expõe com coragem e constrói coletivamente.” (VALENTIM, 2014). Considerando o que você estudou sobre Gestão do Conhecimento, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A fala do executivo indiano vai ao encontro do que é a essência da gestão do conhecimento, que envolve o todo organizacional, visando ao alcance de uma vantagem competitiva a ser adquirida com a implantação dessa cultura estratégica de gestão do conhecimento.
	Respostas:
	a. 
O executivo, embora reconheça a importância estratégica da gestão do conhecimento, está equivocado ao dar ênfase apenas ao tripé formado pelas áreas de processos, pessoas e tecnologia, porque não considerou o conhecimento tácito que é formado em toda a organização.
	
	b. 
A fala do executivo indiano vai ao encontro do que é a essência da gestão do conhecimento, que envolve o todo organizacional, visando ao alcance de uma vantagem competitiva a ser adquirida com a implantação dessa cultura estratégica de gestão do conhecimento.
	
	c. 
O executivo se esqueceu de que o conhecimento, para que possa se tornar um ativo estratégico, deve ser coordenado e controlado por meio de processos organizacionais rígidos, de maneira a ser, de fato, um conhecimento que resulte em benefício organizacional.
	
	d. 
Ainda que a ideia de gestão do conhecimento seja adequada, o executivo pode ter problemas no futuro se não identificar uma forma de manter-se no poder por meio do controle dessa geração de conhecimento que vai ocorrer na organização como um todo.
	
	e. 
Ao recrutar pessoas que queiram compartilhar suas ideias, o executivo corre o risco de ter vazamento de informações para a concorrência e, para evitar isso, deve criar um comitê de gestão do conhecimento que controle o conhecimento gerado e crie patentes para a garantia da organização.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa b. O executivo apresenta, em seu discurso, dois elementos-chave para a gestão do conhecimento: o envolvimento de toda a organização e a criação de uma cultura organizacional que privilegia as pessoas que estão dispostas a crescer, aprender e compartilhar. Esta é a essência do que está no Capítulo 1, em Conhecimento – conceito e história.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Tomando por base o conceito de modelo mental estudado no Capítulo 13:Modelos mentais são a forma com que as pessoas enxergam o mundo à sua volta, os pressupostos que nos levam a agir de certo modo e que decorre dessa forma de ‘ver o mundo’, analise o mini caso apresentado na sequência:As grandes empresas automobilísticas norte-americanas apresentaram, durante décadas, alguns princípios que se mostraram apropriados por muito tempo,  até que surgiram as empresas japonesas e começaram a dominar o mercado norte-americano. Os modelos que conduziam essas grandes empresas automobilísticas tinham como premissas:
· As pessoas se importam com o modelo, pois carros representam status.
· Nosso negócio é fazer dinheiro.
· A visão fragmentada do negócio é suficiente para que produzamos carros e as pessoas os comprem.
Agora, tomando por base esse mini caso e o que estudamos sobre as cinco disciplinas de Peter Senge, analise as afirmações a seguir:
III. Os modelos mentais das grandes empresas automobilísticas representavam simplificações da realidadeporque
III. Os modelos mentais são sempre inconscientes.Com base no conceito estudado e analisando o mini caso apresentado.
Pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As duas afirmações são falsas.
	Respostas:
	a. 
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	b. 
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	c. 
A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	d. 
A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
	
	e. 
As duas afirmações são falsas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta:  alternativa b. As afirmações I e II estão corretas, mas a II não justifica a I. Como estudado no Capítulo 13, os modelos mentais são sempre simplificações da realidade, mas não é por isso que eles são inconscientes. Eles, de fato, tornam-se problemáticos quando se tornam inconscientes e não nos permitem entender que a realidade mudou. O modelo mental inconsciente toma por verdade o
que já não é mais e não nos permite examiná-los. Foi isso que ocorreu com as grandes montadoras norte-americanas, que não perceberam a mudança da realidade e perderam mercado para as montadoras japonesas.
	
	
	
1. Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quanto à criação do conhecimento, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apresenta elementos objetivos e subjetivos, visto que envolve não apenas dados objetivos, mas também a subjetividade da informação em sua interpretação, gerando um resultado final que ultrapassa o limite da informação inicial.
	Respostas:
	a. 
Acontece no momento em que o indivíduo, na organização, acessa uma base de dados estruturada.
	
	b. 
Ocorre de forma objetiva, uma vez que sua origem está no dado, a menor porção do conhecimento, dotado de objetividade e precisão.
	
	c. 
Apresenta elementos objetivos e subjetivos, visto que envolve não apenas dados objetivos, mas também a subjetividade da informação em sua interpretação, gerando um resultado final que ultrapassa o limite da informação inicial.
	
	d. 
Para ser eficaz, deve dar ênfase e atenção total ao caráter objetivo, o qual permite que o tomador de decisão tenha mais elementos confiáveis para decidir quanto ao que fazer com os dados.
	
	e. 
Decorre exclusivamente da informação fornecida, não havendo uma extrapolação de sua interpretação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa c. A criação do conhecimento é o resultado da interpretação da informação (que tem caráter subjetivo), a qual, por sua vez, é constituída de dados (que são objetivos). Conforme apresentado no Capítulo 2, com um destaque nas considerações finais, a criação do conhecimento gera um output que extrapola a informação ou conjunto de informações iniciais.
	
	
	
1. Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise as afirmações a seguir:
V. A compreensão do modelo de racionalidade limitada é pertinente para que se possa identificar como superar os limites da tomada de decisão e gerir o conhecimento de forma a analisar todas as alternativas possíveis.
V. As duas dimensões mais importantes do conhecimento explícito são a técnica (saber como fazer) e a cognitiva (como enxergamos o mundo e as nossas escolhas).
V. A mudança da Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento implicou a valorização do paradoxo.
Pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Estão corretas as afirmações I, II e III.
	Respostas:
	a. 
Está correta apenas a afirmação I.
	
	b. 
Está correta apenas a afirmação III.
	
	c. 
Estão corretas apenas as afirmações I e II.
	
	d. 
Estão corretas apenas as afirmações I e III.
	
	e. 
Estão corretas as afirmações I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa b. A passagem da Sociedade Industrial, que valorizava o controle, para a Sociedade do Conhecimento, implicou justamente uma mudança de visão quanto ao paradoxo que passa de evitado a estimulado e valorizado. A afirmação I está incorreta porque não se busca superar os limites da interpretação, em vez disso, a racionalidade limitada aponta para como agir diante da incompletude da decisão e a II está incorreta porque as dimensões citadas se referem ao conhecimento tácito, não ao explícito. Todas as informações estão no Capítulo 3.
	
	
	
1. Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise as afirmações a seguir sobre modelos de gestão:
VI. O modelo que melhor caracteriza a concepção de criação do conhecimento mediante interação de conhecimentos é o modelo bottom-up, porque nele a base da pirâmide é valorizada.
VI. Uma característica do modelo top-down é o uso de espaços formais de criação do conhecimento, os quais podem ser identificados, principalmente, em modos de conversão que envolvem Internalização e Combinação.
VI. Para adotar o modelo middle-up-down faz-se necessário realizar alguns ajustes organizacionais,entre eles mudar a organização estrutural tradicional criando-se vários níveis de ação organizacional em uma metáfora que Nonaka e Takeuchi (2008) denominam organização em hipertexto.
VI. No modelo bottom-up as pessoas têm autonomia e espaço de ação, agindo, em geral, como intraempreededores; os modos de conversão mais presentes são a Socialização e a Externalização.
VI. O modelo midddle-up-down, por contar com o gerente médio, que é pressionado tanto do lado de cima da pirâmide quanto do lado de baixo, pode criar um ambiente de acomodação e dispersão de tarefas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Estão corretas apenas as afirmações II, III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
Estão corretas apenas as afirmações I e II.
	
	b. 
Estão corretas apenas as afirmações III e IV.
	
	c. 
Estão corretas apenas as afirmações I, II e III.
	
	d. 
Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.
	
	e. 
Estão corretas apenas as afirmações II, III, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa d. A II demonstra a valorização dos aspectos formais, encontrados no modelo clássico top-down, e os respectivos modelos de conversão mais encontrados nessa formalidade são a Internalização e a Combinação. A III associa corretamente a configuração de hipertexto ao modelo middle-up-down; a IV é o oposto da II, demonstrando, corretamente, que os modelos de conversão de Socialização e Externalização são os mais encontrados no modelo bottom-up, o qual favorece a base da pirâmide. A I está incorreta porque o modelo em referência é o middle-up-down; e a V refere-se ao modelo bottom-up; conforme claramente exposto no Capítulo 5.
	
	
	
1. Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	A gestão do conhecimento é considerada como importante por ser um processo estratégico, desenvolvido na organização de tal forma que permita:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O gerenciamento das metas organizacionais, atendendo às premissas estabelecidas nos planos estratégicos, de forma a eliminar conflitos e manter a harmonia organizacional.
	Respostas:
	a. 
O controle organizacional sobre a criação dos indivíduos que dela fazem parte, visando ao aproveitamento total das ideias em prol da organização.
	
	b. 
A mudança organizacional que atenda às metas de controle de custos e aumento de lucros, primordialmente, e que seja feita sem redundâncias desnecessárias.
	
	c. 
O gerenciamento das metas organizacionais, atendendo às premissas estabelecidas nos planos estratégicos, de forma a eliminar conflitos e manter a harmonia organizacional.
	
	d. 
A criação de ideias, o confronto entre opostos em um método dialético que gere uma terceira ideia mais potente que as anteriores, o compartilhamento e o gerenciamento dessa criação para alcançar os objetivos organizacionais.
	
	e. 
A geração de posturas conservadoras, que possam garantir a solidez institucional e o crescimento organizacional em meio a um ambiente organizado diante do desconhecido.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa d. Conforme consta de todo o conteúdo desenvolvido no Capítulo 1, mais especificamente nos subitens 1.3 e 1.4. Todas as demais alternativas apresentam oposição ao princípio da gestão do conhecimento como algo aberto, propenso à incerteza e à fluidez do mundo atual. Não há gestão do conhecimento incentivando-se posturas conservadoras ou de controle, tampouco evitando conflitos, pois são eles que fazem a organização crescer.
	
	
	
1. Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
A competência pode ser definida como “um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, do ponto de vista individual, como um saber ou saber fazer algo bem”. Para uma organização, a competência é considerada a contribuição da pessoa na organização. Busca-se capital intelectual como gerador de estratégias e uma forma de criar o que se chama de diferencial competitivo. Uma das ferramentas para verificar esse capital é o mapeamento das competências, que “oferece à Gestão do Conhecimento um entendimento da capacidade de conhecimento por conta das competências organizacionais disponíveis e necessárias, possibilitando verificar conhecimentos que possam ir além
das competências” (GOMES JÚNIOR, 2013).
Após a leitura do texto e relembrando o que foi estudado sobre  a gestão de competências e capital humano, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Por ter como fonte o capital humano, a gestão de competências deve ser construída tomando por base exclusivamente as estruturas tradicionais de gestão de recursos humanos.
	Respostas:
	a. 
Por ter como fonte o capital humano, a gestão de competências deve ser construída tomando por base exclusivamente as estruturas tradicionais de gestão de recursos humanos.
	
	b. 
O principal ponto de discordância quando o assunto é gestão de competências está na manutenção de vantagem competitiva por meio das pessoas.
	
	c. 
A estruturação estratégica do estoque de capital humano é um fator essencial para que se busque a perenidade organizacional.
	
	d. 
O que faz a diferença entre uma gestão de recursos humanos tradicional e uma gestão de recursos humanos voltada às competências é a postura do gestor.
	
	e. 
O capital humano, conceito cunhado no século XX, é sinônimo de recursos humanos na organização e significa o fator que faz a diferença no resultado final organizacional.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa c. A gestão estratégica do capital humano é o que traz uma distinção para a organização que busca a perenidade, conforme consta do Capítulo 9. A alternativa ‘a’ está incorreta, pois é preciso ir além das estruturas tradicionais de gestão de RH para se gerir competências; a ‘b’ está incorreta porque a manutenção da vantagem competitiva é ponto de concordância, não é discordância; a ‘d’ está incorreta porque o que faz a diferença entre uma gestão de recursos humanos tradicional e a gestão de competências é a estratégia, não a postura do gestor; ‘e’ está incorreta porque capital humano não é sinônimo de recursos humanos; ele vai além, somando conhecimentos e aplicação desses conhecimentos ao ambiente da organização.
	
	
	
1. Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Examine este argumento: A administração do conhecimento precisa de tecnologias e de pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento, bem como da intenção e da ação de compartilhá-lo. É recomendável que a organização que deseja obter benefícios do conhecimento gerado por seus colaboradores tenha consciência de sua fluidez e estimule seu compartilhamento. Considerando o que foi estudado sobre a gestão do conhecimento e este texto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O gestor deve estar ciente de seu papel de controle da dinâmica da criação do conhecimento.
	Respostas:
	a. 
Como é dinâmico, o gestor deve estabelecer uma forma de gerenciá-lo, mantendo opções predeterminadas de soluções.
	
	b. 
O gestor deve estar ciente de seu papel de controle da dinâmica da criação do conhecimento.
	
	c. 
Como deriva da interação social, o conhecimento beneficia-se mais de modelos e de hierarquias do que de mercados.
	
	d. 
Uma vez auto-organizado, o conhecimento depende explicitamente de um comando tradicional para que possa se desenvolver.
	
	e. 
Visto não ter um padrão de crescimento, o conhecimento precisa de um ambiente aberto para florescer, cabendo ao gestor criar oportunidades para que o crescimento do conhecimento ocorra.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa e. Conforme explicitado no Capítulo 7, o conhecimento não tem fim, não cresce infinitamente, mas, por ser dinâmico e auto-organizado, precisa de um ambiente aberto para se desenvolver. Este conhecimento se beneficia muito mais de mercados e de mapas mentais do que de hierarquias ou modelos; logo, não há apenas um jeito de gerenciá-lo. O papel do gestor não é controlá-lo, mas estimulá-lo por meio do surgimento de oportunidades de criação e compartilhamento desse conhecimento.
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a afirmação apresentada:
Os sistemas de informação evoluíram (e continuam evoluindo) ao longo do tempo, abrindo novas perspectivas e robustecendo o propósito comum de disponibilizar informações de qualidade. E desses sucessivos e contínuos aprimoramentos surgiram instrumentos de gestão cada vez mais elaborados, como é o caso dos sistemas de business intelligence (BI). Gordon e Gordon (2006) definem o BI como a combinação de processos e ferramentas que têm o objetivo de aumentar a vantagem competitiva do negócio, através da utilização inteligente de dados, para que decisões melhores e mais ágeis sejam tomadas. (FERRAZ, 2009, p. 1).
Com relação ao BI e levando em conta o que foi estudado sobre Informação e Competitividade, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
O BI é um exemplo de Sistema de Informação que envolve a captação e retenção de dados e informações e sua disseminação para a organização, de modo a propiciar a transformação desse material em conhecimento.
	Respostas:
	a. 
O BI é um exemplo de Sistema de Informação que envolve a captação e retenção de dados e informações e sua disseminação para a organização, de modo a propiciar a transformação desse material em conhecimento.
	
	b. 
O BI é um sistema de informação operacional, que tem por finalidade resolver problemas organizacionais associados à captação de dados e informações.
	
	c. 
Uma empresa que deseja realizar a transformação do conhecimento tácito em explícito deveria considerar um sistema de informação mais abrangente que o BI, dado que este está limitado à captação de dados e informações.
	
	d. 
O BI, como sistema de informação, atende à função de administrar e controlar os dados e informações que chegam, sendo exclusivamente um sistema que trabalha na entrada dos dados (inputs).
	
	e. 
O BI desenvolve o controle semântico da informação, dispensando a necessidade de alinhamento dos funcionários no tocante à informação, o que permite à empresa economizar com essa etapa de capacitação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: alternativa a. A afirmação demonstra, como estudado no Capítulo 12, o que é um sistema de informação estruturado para atender a transformação do conhecimento gerado mediante o processamento de dados e informações em conhecimento aplicado. Essa transformação ocorre, no caso do BI, no momento em que o referido sistema combina processos e ferramentas para aumentar a vantagem competitiva do negócio, por meio do uso inteligente de dados, permitindo que o conhecimento tácito se transforme em explícito, gerando decisões melhores e mais ágeis.
	
	
	
Segunda-feira, 22 de Março de 2021 22h58min14s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais