Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Camila Andrade Silva
28291841
Letras - Inglês
Uma pesquisa científica é aquela realizada após resultados científicos, ou seja, algo que pode ser comprovado cientificamente caso confrontado, por este motivo, nem toda pesquisa pode ser caracterizada como científica. Por se tratar de um processo abstruso, o pesquisador precisa cumprir etapas, como por exemplo: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações e fontes confiáveis e leitura de bibliografia (com obras e autores considerados referência no assunto) e, por fim, estruturação e redação do texto seguindo normas ABNT.
Para o desenvolvimento de uma pesquisa científica, é necessário alguns critérios, técnicas e deve ser efetivada pela utilização de metodologia científica para obtenção de dados relevantes ao conhecimento e a compreensão dos dados.
Com isso, é necessário utilizar alguns métodos para que o conteúdo seja inserido na pesquisa de maneira pertinente, estes métodos são: dedutivo - é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar. É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Por exemplo: “Todo homem é mortal; Se João é homem, logo, é mortal”, nota-se que usa-se a dedução para encontrar o resultado final. O método indutivo, procede inversamente ao dedutivo. De acordo com o pensamento indutivo, a generalização é constatada na observação de casos concretos suficientemente confirmadores dessa realidade. Constitui o método proposto pelos empiristas, para os quais o conhecimento é fundamental exclusivamente na experiência, sem levar em consideração os princípios estabelecidos. Por exemplo: “Foram observados 100 cisnes, todos eram brancos. Logo, todos os cisnes são brancos”, nota-se que o método indutivo é mais amplo e é mais utilizado nos métodos científicos.
Além dos métodos citados acima, também é necessário trabalhar com as citações, sendo elas: citações diretas e indiretas. As citações diretas são aquelas que transcrevem um trecho de alguma obra com palavras do autor, quando utilizamos esta citação, precisamos identificar o autor sobrenome, ano da obra e página, tudo separado por vírgula, observe o exemplo abaixo:
“Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos” (BURKE E ORNSTEIN, 1999, p. 114).
Já a citação indireta é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras. Neste caso, indicamos o sobrenome do autor e o ano da publicação da obra (o número da página é opcional e geralmente utilizamos no início da citação). Observe o exemplo abaixo:
“De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes.”

Continue navegando