Buscar

RESENHA CRÍTICA- NUTRIÇÃO CLÍNICA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Celso Junior Tonidandel Hanuszchak 
 Resenha Crítica: Nutrição Clínica Hospitalar 15/03/2021
 
Durante a aula do dia 15/03/2021, recebemos a palestrante Vanessa Ré, nutricionista hospitalar e mestra profissional em ciências da saúde (melhorias das práticas profissionais/ relação fármaco-nutriente) pela UFSM;
Formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante sua trajetória acadêmica, Vanessa salienta que atuou como estagiária (residente) no hospital da Universidade, obtendo conhecimento e adquirindo objetivos voltados a nutrição hospitalar. Após aprovação em concurso público, dedicou sua carreira profissional na atuação em nutrição hospitalar.
Atualmente, é preceptora em saúde de idosos e é auxiliada por duas residentes. Dentre as atividades, cita: acompanhamento e consultas, discussões e interações de ideias entre os profissionais, intercâmbio de ideias, e demais atividades relacionadas a nutrição hospitalar.
Entre as práticas rotineiras, explica que é realizada a “triagem de riscos” baseadas na idade de cada paciente, classificando os mesmos em preferências de avaliações mais detalhadas. Explica ainda que atua somente na avaliação nutricional de pacientes adultos. Salienta também os diferentes métodos nutricionais utilizados, como suplementos nutricionais associados à diferentes técnicas baseadas nas especificações dos pacientes. 
No decorrer da socialização, também compartilhou os grandes desafios relacionados a pandemia no último ano. Explica que, no princípio, a recomendação era evitar o máximo possível o contato com pacientes. Tal medida, segundo a mesma, resultou na grande dificuldade da atuação dos profissionais devido à baixa interação com pacientes. Contudo, no decorrer da pandemia, os trabalhos dos mesmos foram sendo modificados e adaptados as mudanças sociais e decretos do estado.
Embora já atue em grande gama profissional, cita ainda que atua em uma clínica (preparando pacientes para cirurgias, em sua maioria, cirurgias gastrointestinais) e como professora em curso técnico de enfermagem, lecionando a matéria de nutrição.
Me chamou a atenção a relação ao mestrado da mesma. Durante a realização, ela salienta que as teses foram baseadas na interação entre fármaco-nutriente. Usando o exemplo do fármaco que reage com o alimento, diminuindo a eficácia do fármaco, citou situações rotineiras da profissão, desde fármacos que não podem ser usadas durante determinados horários com alimentos específicos, entre outros.
Sua maior realização, segundo a mesma, é a satisfação e amor pela sua profissão. Fala ainda que a sensação de poder ajudar as pessoas é muito gratificante e recompensadora.
Em suma, foi importantíssima a socialização de ideias com a mesma, pois além de esclarecedora, nos deu uma base sobre a atuação do nutricionista na área hospitalar. É sabido perceber a vasta experiência profissional da mesma relacionada a grande área da nutrição. O maior aprendizado, ainda, foi a importância da determinação em sua vida relacionado as dificuldades pessoais/profissionais encontradas pela mesma no decorrer dos anos.

Continue navegando