Buscar

Aol 4 Unidade 4 Metodologia da Pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Deixe o like se te ajudou
1. Pergunta 1
/1
Leia o excerto a seguir:
“A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.”
Fonte: BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/18027/16976+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre entrevista, pode-se afirmar que, se o pesquisador visa abordar realidades pouco conhecidas, recomenda-se o tipo de entrevista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
sem qualquer estrutura, pois oferece linhas de pensamento, argumentação e categorias ao entrevistado.
2. 
mais estruturada possível, contando com todas as categorias e níveis pré-definidos.
3. 
semiestruturada a fim de preencher as categorias pré-definidas em uma planilha.
4. 
por pauta, a fim de que o entrevistado possa preencher o questionário e suas opções restritas.
5. 
menos estruturada possível, a fim de coletar os dados junto a informantes-chave que podem ser especialistas no tema em estudo.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.”
Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/download/1012/762>. Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
Ocultar opções de resposta 
1. 
está utilizando o método dialético.
2. 
está utilizando o método de campo.
3. 
está utilizando o método indutivo.
4. 
está utilizando o método dedutivo.
5. 
está utilizando o método fenomenológico.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”
Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.
2. 
a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.
3. 
a presença de lideranças políticas é indispensável.
4. 
pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região.
Resposta correta
5. 
cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“Antes da era da internet, o acesso a um determinado artigo científico era mais difícil e complexo. Em alguns casos, tornava-se quase inacessível aos pesquisadores, devido à dificuldade do acesso ao banco de dados para a localização do artigo ou ao custo da obtenção do mesmo. Atualmente, com a crescente disponibilização de publicações científicas em formato eletrônico na web e a criação de redes de pesquisadores e bancos de dados, disponibilizando essas publicações, o acesso começa a ser universal.”
Fonte: PUCCINI, L. R. S. et al. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico com o foco na temática Educação Médica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 28, p. 75-82, ago. 2015. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/28/75-82.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo sobre tipos de dados, analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) LILACS.
2) BIREME.
3) Scielo.
4) Scholar.
( ) Biblioteca Regional de Medicina.
( ) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.
( ) Scientific Electronic Library Online.
( ) Google Acadêmico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2.
2. 
2, 1, 3, 4.
Resposta correta
3. 
4, 1, 2, 3.
4. 
3, 4, 2, 1.
5. 
1, 3, 2, 4.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”
Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) Interesse pessoal do pesquisador.
2) Relevância Científica.
3) Aumento da viabilidade de realização da pesquisa.
4) Relevância Social.
( ) Novos métodos para purificação da água salgada. 
( ) Água de maior qualidade entregue aos cidadãos.
( ) Comprometimento no fornecimento de água potável e corrente durante a infância do cientista.
( ) Há financiamentos em instituições de fornecimento de água para pesquisas afins.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 1.
2. 
4, 3, 1, 2.
3. 
2, 4, 1, 3.
Resposta correta
4. 
2, 4, 3, 1.
5. 
1, 3, 2, 4.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“O Ministério da Saúde fixou quatro estratos geográficos de interesse, correspondendo a agrupamentos de estados brasileiros, a saber: estados das regiões Norte e Nordeste; estados da região Centro-Oeste e Sudeste exceto São Paulo; estados da Região Sul e, por fim, o Estado de São Paulo, como domínio adicional.”
Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre Coleta de Dados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A Amostragem Aleatória Simples consiste em um sorteio ou seleção espontânea da amostra.
II. ( ) A Amostragem
Sistemática se dá quando a população se encontra em um sistema aberto.
III. ( ) A Amostragem Proporcional Estratificada é definida por categorias fluidas e dinâmicas.
IV. ( ) A Amostragem Probabilística permite conhecer a probabilidade de ocorrência de um evento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, V, V.
3. 
F, F, V, F.
4. 
V, F, F, V.
Resposta correta
5. 
V, F, V, F.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.”
Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em <https://www.univates.br/media/Etica/leituras/Planejamento-da-pesquisa.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.
II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.
III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.
IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III.
2. 
I, II e III.
Resposta correta
3. 
I, III e IV.
4. 
I e IV.
5. 
I, II e IV.
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“Em sentido amplo, [...] ‘método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos’. Desta forma, todo trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método.” 
Fonte: DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13. 2008. Disponível em: <http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/168069/mod_forum/attachment/271244/MONOGRAFIAS%20M%C3%89TODOS%20QUANTITATIVOS%20E%20QUALITATIVOS.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los.
Porque:
II. Ela utiliza técnicas de dados como a observação participante, história ou relato de vida, entrevista e outros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“A questão da pesquisa básica versus pesquisa aplicada ou pesquisa acadêmica versus pesquisa tecnológica não é nova e certamente não se esgotará agora. Ela envolve o governo de uma nação, o dinheiro dos contribuintes e as prioridades que a administração no poder procura dar à sua atuação. A questão tem se repetido ciclicamente, de modo que os resultados começam a ser previsíveis.”
Fonte: LOPES, O. U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada. Estud. av., vol. 5, n. 13, pp. 219-221. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidades de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pesquisa Básica objetiva produzir conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Porque:
II. A necessidade intelectual pelo conhecimento e sua meta pelo saber são o fim na pesquisa básica.
Agora, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento de modelos experimentais torna-se importante na medida em que estes auxiliam na compreensão dos fenômenos naturais. Na ciência médica permitem o melhor conhecimento da fisiologia, da etiopatogenia das doenças, da ação de medicamentos ou dos efeitos das intervenções cirúrgicas.”
Fonte: FERREIRA, L. M.; HOCHMAN, B.; BARBOSA, M. V. J. Modelos experimentais em pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, Vol 20 (Supl. 2) 2005. Disponível em: <http://www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/2353/S0102-86502005000800008.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, em pesquisa experimental, o cientista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
desenvolve a metodologia que será usado na experiência.
2. 
seleciona variáveis para o fenômeno e verifica os efeitos produzidos no objeto.
Resposta correta
3. 
foca sua atividade de pesquisa na revisão de bibliografias afins
4. 
aplica questionários sem estrutura específica, dando abertura para seus entrevistados. 
5. 
realiza o estudo de caso

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais