Buscar

ATIVIDADE ADM MERCADOLOGICA 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS	
ALUNA: ADRIELLY KAROLINNY GONÇALVES SILVA RGM: 023.11584
Atividade das Aulas 01 - 02 - 03 e 04 – enviar no portfólio 1
 
01. Explique com suas palavras os 3 componentes básicos do marketing. 
A necessidade que é quando e um determinado produto é escasso no mercado, e assim gera o consumo deste produto, fazendo com que seja desejado pela maioria dos clientes em potencial; O cliente que é a pessoa que vai adquirir o produto ou serviço para suprir uma necessidade, é a pessoa que decide pela compra; O produto é algo ou objeto que satisfaz a necessidade do cliente e o serviço é uma das atividades voltadas para satisfazer o cliente, tais como transporte, energia elétrica entre outros.
02. O Composto de Marketing frequentemente chamado 4P’S, têm quatro seções. Cite cada uma delas, detalhando suas características principais. (0,75)
O ponto é o local onde a empresa se coloca, fator principal para um bom funcionamento, o fácil acesso sem empecilhos como escada, um estacionamento próximo etc. A praça é uma operação de fazer chegar o produto até consumidor denomina-se distribuição. O produto é aquilo que pode ser oferecido para a satisfação dos desejos e necessidades. A promoção é a propaganda, a comunicação, a divulgação, é o merchandising nas televisões e rádios usados para passar o preço aos consumidores, e o preço por sua vez envolve muitas variáveis como o custo, a concorrência, preço psicológico, parcelamento, juros e preços fragmentados.
03. Conceitue segmentação de mercado e explique com suas palavras quais as vantagens das organizações que utilizam a segmentação de mercado. (0.75 ponto)
Segmentação de mercado é o resultado da divisão de um mercado heterogêneo em pequenos grupos de consumidores com necessidades e/ou características semelhantes de produtos, atingindo seu público alvo eficiente e fidelizando. Permitindo a racionalização dos meios para atingir um dado segmentado do produto ajustando-o aos preços/custos de distribuição e comunicação com visão de atingir o equilíbrio evitando desperdícios e trazendo lucros satisfatórios para a empresa. Trazendo vantagens como o maior foco nas estratégias de marketing pelo conhecimento melhor dos clientes, produtos mais aderentes as necessidades dos segmentos, comunicação mais objetivada e menor custo .
03. Sobre Marketing Pessoal, responda: (1,0)
a) O Marketing Pessoal pode ser visto como uma estratégia organizacional? Justifique sua resposta.
Sim. Pois utilizando o marketing pessoal você buscará melhorar sua aparência, postura e o seu tato para com os demais, e isto irá refletir não só no seu grupo, mais em toda as estruturas de uma organização, pois o exemplo muda as pessoas.
b) Quais aspectos uma pessoa deve levar em conta, para que desenvolva um bom Marketing Pessoal?
Para isso a pessoa deve se capacitar, alterando a sua imagem e conduta, levando em conta o bom senso, empatia ética, responsabilidade, persistência, honestidade, maturidade, otimismo, etc...
05. Conceitue marketing de serviços e liste e explique as características dos Serviços. (1,0)
É o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços de forma adequada atendendo os desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade. Tem como características :
Intangibilidade: Onde os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirado ou seja o produto não é examinado antes da compra.
Inseparabilidade: Onde o serviço é produzido e consumido simultaneamente com a participação do cliente e do fornecedor, sendo sujeito a variações de comportamento dos clientes.
Variabilidade: Onde um serviço a um cliente não é o mesmo prestado ao próximo cliente, pois cada atendimento é único e as pessoas tem necessidades e objetivos diferentes umas das outras.
Perecibilidade: Onde os serviços não podem ser estocados, obrigando ao gestor uma grande necessidade de estabelecer equilíbrio entre a demanda e a oferta.
 06. Leia a seguinte afirmação (Palacio, 2013) : “O que hoje é novidade nos veículos mais caros, amanhã equipará os populares, pois há uma tendência muito forte na indústria de redução de custos a partir do desenvolvimento de tecnologias que possibilitem produzir mais em menor tempo. A isso, o mercado chama de “comoditização”. O que antes era negociado por unidade, agora é feito às centenas e milhares; todos têm acesso”. Agora responda: As empresas estão preparadas para lidar com a comoditização? Como em um mundo de produtos iguais, quais estratégias as empresas poderiam utilizar para diferenciar um produto de outro? (mínimo 5 linhas e máximo 12 linhas) (0,75)
Nem todas as empresas possuem a preparação correta para lidar com a comoditização, porém a maioria delas tem buscado a inovação no mercado para atingir os consumidores.
Para diferenciar um produto de outro as empresas devem adotar estratégias como: fazer pesquisas com o público alvo onde possa descobrir quais os anseios e desejos de seus clientes, analisando então as ofertas de seus concorrentes e as principais tendências do momento, chamando então a atenção do consumidor; Deve também ter um investimento em marketing e propaganda de forma positiva, sem enganos e equívocos; Acredita-se que os clientes tendem a consumir os produtos onde independente do preço o atendimento profissional é diferenciado então essa pode ser uma estratégia fundamental para diferenciar seu produto do concorrente.
Bom Trabalho! 
Prof. Marcelo Koche

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais